Se vais a Lisboa e especialmente á Baixa não podes deixar de ir beber uma gijinha, com ou sem (ginja), é uma daquelas tradições que não pode faltar, ok talvez beber mais do que uma :D
Então o que é uma ginjinha? É um licor tradicional português feito a partir de álcool (normalmente uma aguardente) com ginjas, açúcar e umas especiarias, normalmente estrela de aniz e pau de canela, fazes esta mistura e deixas apurar durante pelo menos uns meses, depois podes beber ou podes com o passar de uns meses ajustar o açúcar, álcool ou até adicionar mais fruta para ficar ao teu gosto, a ideia é que o álcool com tempo vai macerar as ginjas e criar um licor espesso em que o travo forte da aguardente é suavizada pelo açúcar, especiarias e pelo sabor das ginjas, no geral é um licor simples de fazer e bem delicioso.
Voltando a Lisboa, na Baixa, para ser mais preciso no Rossio no Largo de São Domingos temos “A Ginjinha Registada”, uma pequena loja que só vende ginjinha, podes comprar um shot, com ou sem (ginja) que perguntam sempre ao servir ou uma garrafa se quiseres levar, a produção é deles e como tal tem o seu próprio sabor e textura.
Para além de ser mesmo pitoresco e só por causa disso eu recomendo ir, vamos então á própria ginjinha, esta é um pouco mais liquida que uma caseira, o sabor é interessante, não é muito aromático, mas o sabor é forte de ginja eu diria que esta ginjinha é muito jovem, com um pouco demasiado sabor a álcool, talvez esta não teve tempo suficiente para apurar com as ginjas, no entanto não deixou de ser um shot bem agradável naquele dia fresco.
Então o que acho da Ginjinha de Lisboa? Eu adoro, quem não gosta deste género de lugar típico, a ginjinha em si não é das melhores que eu já bebi mas parece-me que comprar uma garrafa e deixar a garrafa uns 6 meses a apurar em casa é bem capaz de dar uma ginjinha mais suave e com uma textura mais aveludada que a bebida no local, mas não deixem isso impedir de experimentar, eu recomendo, gostei e da próxima vez que estiver em Lisboa… lá vou ter de fazer o “esforço” de ir tomar mais uma ginjinha heheheh
Pode mandar-me a receita
A receita é bem simples é um licor com aguardente, açúcar e ginjas :D
Por vezes são adicionados mais uns aromáticos como casca de limão ou paus de canela. Uma boa receita de ginjinha, deixa-me ver, para os ingredientes tens 1kg de ginjas, 1 litro de aguardente (muitas vezes é comum usar a marca de aguardente Aldeia Velha, mas é ao teu gosto), 1kg de açúcar amarelo ou mascavado, 4 paus de canela. Para a preparação, lava bem as ginjas e retira os pés. Depois pôe estas numa frasco ou garrafa grande e enche até +/- 1/3 da capacidade. Numa panela junta a aguardente, açúcar e paus de canela, leva ao lume o mais baixo possivel e sempre a mexer só para dissolver o açúcar (se deixares muito tempo ao lume o alcool vai começar a evaporar todo), logo que o açúcar estiver dissolvido deita a mistura para o frasco ou garrafa que tinhas a ginjas até este ficar cheio, fecha e agita um pouco. Leva os frascos ou garrafas para um local escuro e fresco, onde ocasionalmente vais lá para agitar mais um pouco só para manter o açúcar dissolvido, esse processo deve demorar 1 semana, depois disso é só deixar no mesmo sitio a apurar por pelo menos 6 meses antes de consumir, passado os 6 meses já está pronto a consumir. Podes sempre passar o licor para uma garrafa mais pequena no frigorifico só para servires fresco. Podes também nesse ponto coar com um passador com uma malha bem fina para garrafas novas, em especial se preferes o licor sem as ginjas e com menos impurezas como a ginjinha mais comercial.