Borrego é delicioso, mas como toda a gente sabe tem um sabor um pouco a caça e cozinhada simplesmente como se fosse vaca, porco ou frango, pode muitas vezes criar uma situação desagradável com a carne com um sabor estranho, isso dá muitas vezes um mau nome á carne de borrego, mas se for bem temperada e cozinhada, borrego fica delicioso.
O importante com borrego é sempre marinar bem a carne e depois temperar bem a carne, podes usar uma marinada mais básica com vinha de alhos ou massa de pimentão, ou podes fazer uma a tua maneira, o importante é a carne ir a uma marinada, porque esta vai fazer uma série de coisas a carne de borrego, primeiro vai deixar a carne mais bem hidratada, depois vai começar a desfazer as proteínas da carne o que vai tornar mais tenra e por fim vai obrigar a carne a absorver os sabores da marinada o que é o que se quer.
Neste caso eu fui por uma simples marinada com cerveja e limão (porque eu gosto dessa combinação com borrego) e depois antes de ir á grelha foi novamente temperada e tenho que admitir que estas costeletas de borrego ficaram mesmo tenras e saborosas, vale a pena experimentar!
Ficha da Receita
Receita de Costeletas de Borrego com Arroz de Pimentos
Deliciosas e bem temperadas costeletas de borrego com um simples arroz com pimentos vermelhos.
Ingredientes
- Borrego – 4 Costeletas
- Arroz – 1 Copo
- Pimento Vermelho – 1/2
- Cerveja – 1
- Limão – 1
- Louro – 1 Folha
- Alho – 3 Dentes
- Paprika – A Gosto
- Pimenta – A Gosto
- Sal – A Gosto
- Pimentão Doce – A Gosto
Instruções
- Começa por fazer uma marinada numa tigela funda, adiciona as costeletas no fundo, depois deita a cerveja, 1 limão cortado em rodelas e esmagado, a folha de louro seca, 2 dentes de alho esmagados, uma pitada de paprika e uma pitada de sal, deixa as costeletas de um dia para outro no frigorífico.
- Quando fores preparar a refeição começa com o arroz, num tacho, adiciona 1 dente de alho picado, 1/2 pimento vermelho picado, uma pitada de sal, pimenta e uns fios de azeite, deixa refogar um pouco em lume médio.
- Agora adiciona o arroz e mistura bem, deixa refogar mais 1 minuto e depois adiciona 2 copos de água, tempera com uma pitada de sal, deixa levantar fervura, depois baixa para lume mínimo e tapa, deixa cozer uns 10 minutos até o arroz ficar tenro.
- Enquanto o arroz cozinha, prepara uma frigideira de grelhar ao lume ou um grelhador, retira então as costeletas da marinada, seca estas com papel de cozinha e depois tempera com uma pitada de paprika, pimentão doce, sal e pimenta e deixa de parte.
- Quando a frigideira de grelhar estiver quente põe as costeletas, não ponhas demasiado senão arriscas a estufar ou cozer as costeletas, na minha frigideira dava para 3 eu fiz 2 de cada vez.
- Cozinha 1 lado até ficar bem marcado, depois vira, grelha mais um pouco, depois volta a virar as costeletas mas num ângulo diferente para fazeres um padrão de diamante (não é preciso mas fica bonito e come-se também com os olhos), por fim vira uma quarta vez para fazer outro padrão no outro lado.
- Retira do lume e deixa a carne arrefecer uns 2 ou 3 minutos, depois serve com o arroz de pimento, bom apetite.
Informação Nutricional
Calorias: 762 kcal・Gorduras: 25 g・Hidratos de Carbono: 63 g・Proteínas: 65 g