in

Doces Tradicionais Portugueses de Natal

Para mim muito do espírito do Natal está nos doces, o cheiro de canela, de açúcar, de caramelo pelo ar a invadir todos os recantos da casa é uma parte do que torna o Natal tão especial.

Existe uma lista infindável de doces de Natal Portugueses, no nosso Natal nós fazemos um pouco como todos os portugueses, uns doces são inevitáveis e estão na mesa todo o ano e depois vamos adicionando e mudando uns doces de ano para ano, para não ser sempre o mesmo.

Esta lista é dos doces mais típicos de Natal numa mesa em Portugal, quase todas as mesas vão ter um ou vários destes doces, fritos, bolos e pudins.

Doces Tradicionais Portugueses de Natal


Clássicas Rabanadas de Natal – Eu adoro rabanadas, por isso no Natal faço sempre o “erro” de fazer uma tonelada de rabanadas, tem de ser, por aqui vão sempre sobrar rabanadas, no dia elas são doces e crocantes, mas passado 2 dias o leite teve tempo de amolecer ainda mais o pão e as rabanadas ficam quase como um pudim, são maravilhosas!!!! :D


Aletria de Natal – Talvez o meu doce favorito de Natal, uma aletria de cortar a faca é uma autentica iguaria de Natal, é simples de fazer e por ser pouco doce cria um contraste que todas as mesas de Natal precisam, nem toda a gente tem um dente doce e a aletria e um pudim simples muitas vezes são os únicos doces que não estão cobertos de açúcar!


Bolinhos Fritos de Bolina – Também conhecidos por sonhos de abóbora são os meus sonhos favoritos, muito porque parte da minha família é do norte de Portugal e os bolinhos de bolina são um absoluto doce essencial e bem feitos são absolutamente divinais e por serem bem doces duram bem vários dias sem problema.


Tronco de Natal – Ou torta de chocolate é um bolo mais recente no Natal em Portugal, mas não deixa de ser delicioso e não tens de comprar um tronco de chocolate básico, podes fazer sempre um tronco diferente, com recheios ou massas diferentes, como este com um recheio de geleia e uma cobertura de chocolate.


Arroz Doce de Natal – Tens de escolher é arroz doce ou aletria, um ou outro tem de estar na mesa de Natal, normalmente na nossa é aletria, mas arroz doce é uma fantástica alternativa e um doce super simples que como não é tão doce, ajuda a dar um pouco de variedade de sabor na altura do Natal.


Sonhos de Cenoura – Sonhos não precisam de ser só com uma massa simples, podes fazer uma massa de abóbora, cenoura, etc que criam alternativas muitas vezes interessantes, neste caso estes sonhos de cenoura são deliciosos ficam fofinhos e um pouco mais moles que um sonho tradicional de Natal.


Broas Castelares de Natal – Perfeito docinho do Natal, estes bolinhos feitos de batata doce são cremosos e deliciosos e ficam bem em qualquer mesa de Natal.


Clássicos Sonhos de Natal – Típico frito de Natal, estas bolinhas de massa frita são fantástica, acabadas de fazer ainda estaladiças bem polvilhadas de canela e açúcar.


Típicas Filhoses – Uma filhós é basicamente uma fartura plana e larga, e como as farturas é uma delicia, normalmente servidas com açúcar ou açúcar e canela.


Azevias de Grão Natalicias – Uma azevia é uma espécie de pastel doce com um recheio cremoso de batata doce ou neste caso de grão, é um docinho delicioso e um daqueles doces que dura bastante bem vários dias, assim podes preparar com alguma antecedência.


Coscorões de Natal – Este é um frito tradicional de Natal, mas ao contrário da maioria dos doces de Natal, os coscorões tendem a ser embebidos em uma calda ou pouco açucarados o que sempre é uma alternativa interessante aos restantes doces.


Tradicional Bolo Rei – Um dos bolos bem típicos, mesmo que hoje em dia é mais comum ser comprado feito porque dá um pouco de trabalho a fazer, mas não deixa de ser uma delicia, especialmente quando está recesso, umas fatias cortadas finas e torradas com manteiga é fantástico!


Pudim Cremoso de Laranja – Este pudim é incrivelmente simples de fazer e uma delicia, fica bem firme mas cremoso ao mesmo tempo com um nível perfeito de doçura e só um ligeiro toque de citrino, mas vamos ser honestos qualquer pudim fica bem, é preciso é um pudim na mesa de Natal, pode ser um pudim flan, pode ser de pudim de ovos, pudim de abade de priscos, tem de haver um pudim algures hehehhe :P

E já está, espero que tenham ficado inspirados com estas receitas, nada como experimentar um dos docinhos clássicos de Natal, e já agora a receita da foto principal é de umas deliciosas rabanadas numa calda de vinho do Porto! Até a próxima e Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Biscoitos Fofos de Laranja

Bolo Inglês de Natal