Café é provavelmente a bebida mais popular no mundo, mas o café tem milhares de outros usos, por isso aqui vão umas boas dicas sobre como conservar e preparar café:
- Café só deve ser moído na altura de ser utilizado, deve-se evitar moer com antecedência, mas se tiverem de moer, devem depois guardar no frigorífico num recipiente fechado (mesma regra para sacos de café já moído depois de abertos), senão o café começa a perder aroma.
- Café Instantâneo nunca deve ser posto no frigorífico, a melhor forma de guardar é num recipiente fechado num sitio seco e escuro.
- O odor de café tem tendência a agarrar a várias coisas (como o odor do alho), usar algumas gotas de álcool ajudam a tirar o odor, por exemplo de recipientes metálicos.
- Colocar certas especiarias, sementes como cravo-de-cabecinha, um pouco de chocolate negro em pó ou sal com o café é uma forma de intensificar e criar aromas mais complexos, ou ajudar um café que tenha um aroma demasiado forte, nada como experimentar para encontrar um ingrediente ou combinação que sejam perfeitos para o seu paladar.
- Nunca requentar café, ele perde rapidamente o aroma, mas se tiver, use algo mais suave como um banho-maria para aumentar a temperatura.
- Não deixe o café ferver, isso dá um sabor de queimado ao café, se isso acontecer, experimente juntar uma colher de água fria para suavizar o sabor.
- Para fazer um café a qualidade da água é quase tão importante como a qualidade do café, por isso de preferência use uma água fresca com pouco calcário (mesma regra para chás ou outras infusões).
- Não deite açúcar no café antes de pôr na chávena, açúcar modifica o sabor e textura quando mudam a temperatura, por isso adocicar só quando for altura de beber.