Existe um pouco de confusão entre prazos de validade, estes não são todos iguais, mas sim sempre indicadores da qualidade do produto ou ingrediente, dentro do prazo o produto vai estar sempre na sua melhore qualidade, claro que alguns produtos depois do prazo de validade rapidamente perdem as suas qualidades, para esses é usado um prazo de limite de consumo ou “consumir até” em que se quer criar uma data limite para o consumo e para segurança alimentar não deve ser consumido depois, no entanto muitos produtos praticamente não tem limite de tempo de consumo ou um limite muito elevado, para estes usa-se um prazo recomendado de limite de consumo ou “consumir de preferência até” visto que o produto 99% das vezes pode consumir-se sem problemas depois do prazo sem grandes perdas de qualidade.
A base de produtos de longa duração normalmente é sempre a mesma, como é que antigamente se conservavam alimentos, usava-se óleo, sal, álcool, vinagre, açúcar ou secava-se os ingredientes ou deixava-se a fermentar, tudo isso são formas de conservar e proteger e abrandar a deterioração natural dos ingredientes, ou hoje em dia ser embalado hermeticamente ou cozinhado numa lata ou estar misturado com conservantes, se um ingrediente tem por base algum destes perfis então é muito provável que tenha uma longa duração.
Por isso nada como partilhar alguns destes produtos e ingredientes que ou não tem prazo de validade ou tem prazos extremamente longos e que podem ser consumidos com bastante segurança depois do produto ultrapassar o seu prazo recomendado de consumo, eu organizei do mais longo até ao mais curto de acordo com a minha experiência, mas todos estes produtos são de extrema duração ou sem qualquer duração, também é bom de salientar que ao saber bem a lista são produtos que podes comprar com confiança porque podem ficar na despensa sem problemas até a altura de ser usados.
Lista de Produtos e Ingredientes de Longa Duração
1. Sal – Nada de mais a dizer, se guardado numa embalagem fechada e num lugar relativamente seco então o sal pode ser usado para sempre, e mesmo se este ficar húmido, podes deitar o sal no forno e voltar a secar este sem problemas, podes também adicionar ervas ao sal para dar um sabor diferente ou usar diferentes tipos de sais.
Dica: Manter longe de humidade.
2. Açúcar – Tal como o sal o açúcar não tem prazo de validade, quanto mais refinado for o açúcar mais tempo este vai durar, a única diferença é que um açúcar mais refinado vai ter menos outros ingredientes que se podem deteriorar com o tempo e logo não só mantém-se bem como mal muda nada de sabor.
Dica: Manter selado longe de humidade e de outros odores.
3. Álcool – Quanta maior a graduação do álcool mais este vai durar sem problemas, no entanto ao contrário do sal ou açúcar, álcool tende a evaporar, logo se este tiver demasiado contacto com o ar ele vai eventualmente evaporar todo e como tal perde a sua validade, no entanto se guardado selado este pode durar facilmente décadas.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar.
4. Extrato de Baunilha – Não confundir com essência de baunilha, o extrato de baunilha é criado por uma combinação de um álcool com vagens de baunilha em que o álcool vai extrair os óleos e aromas da baunilha para o liquido, como tal é uma forma de conserva em álcool.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar.
5. Vinagre – Devido a sua base ácida o vinagre tem um enorme prazo de validade, no entanto a de notar que quanto mais puro for o vinagre mais este vai-se manter nas suas melhores condições, muitos vinagres hoje em dia podem trazer plantas, sabores ou misturas que vão reduzir o prazo de vida do vinagre de qualquer forma mesmo estes vão ter um prazo muito largo, como o açúcar o vinagre facilmente adquire outros odores.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar e outros odores.
6. Mel – Poucos produtos são tão fantásticos como o mel, eu já falei anteriormente de todas as razões porque é que o mel não se estraga! Para resumir este combina um elevado nível de açúcar com um php ácido e enzimas que faz com que o mel resista muito bem o tempo, a única regra a manter é que este perde as suas qualidade com exposição ao ar, mas mesmo que fique duro, podes aquecer um pouco que ele volta ao normal.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar.
8. Açúcar Mascavado – Um pouco como o açúcar, mas como é menos refinado este é seguro para comer passado anos mas pode começar a perder qualidade e a ficar com um sabor estranho se não estiver bem selado, também se tiver contacto com o ar pode ficar duro, mas para isso podes sempre aquecer um pouco que ele volta a ficar solto.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar.
7. Melaço – Similar ao mel, este tem um elevado nível de açúcar e como tal vai durar bem se estiver guardado selado.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar.
9. Xarope de Ácer – Este xarope ou xarope dourado, tem um nível mais reduzido de açúcar que o melaço mas tem um nível suficiente para durarem muito tempo sem problemas e depois mesmo quando perdem qualidades são ainda seguros para ingerir.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar.
10. Café e Chá – Se estiverem secos e selados estes duram um tempo indefinido, mesmo perdendo algumas qualidades e aromas passado uns anos eles continuam a ser perfeitamente seguros para serem consumidos.
Dica: Manter selado com contacto limitado com o ar e outros odores.
11. Produtos em Latas – Praticamente todos os enlatados especialmente os guardados cozinhados como vegetais prontos a usar ou atum ou enlatados em caldas de açúcar tem múltiplos anos de prazo de validade, mas mesmo depois de passar os anos estes vão estar bons se a lata estiver bem guardada, os ingredientes podem estar mais moles ou mudar o aspecto mas vão continuar a ser seguros para consumir.
Dica: Manter selado até consumir, manter num sitio seco e escuro.
12. Pickles ou Conservas de Vinagre – Se conservado em vinagre este vai durar muito tempo praticamente o mesmo de vinagre, no entanto o vinagre sendo um ácido vai aos poucos naturalmente corroendo o produto, por isso por exemplo pickles tem 2 anos de validade, porque queremos os pickles estaladiços, comer pickles passado 5 anos vão estar ainda bons mas já não vão estar estaladiços.
Dica: Manter selado até consumir, manter num sitio seco e escuro.
13. Conservas de Açúcar – Geleias, marmeladas, doces de fruta, todas estas conservas de açúcar se bem feitas vão durar com facilidade múltiplos anos, no entanto como as conservas de vinagre, por um lado fruta diferente deteriora-se de forma diferente como também o nível de açúcar é importante, se não for muito doce então a conserva não vai durar tanto tempo como uma conserva com um elevado nível de açúcar.
Dica: Manter selado até consumir, guardar no frigorífico depois de aberto.
14. Arroz – Arroz dura com facilidade múltiplos anos se guardado bem ou selado, quanto mais branco for o bago mais tempo este vai durar, logo um arroz integral tem uma duração mais reduzida porque ainda inclui partes do bago do arroz que podem deteriorar-se mais rapidamente.
Dica: Manter selado até consumir, guardar num lugar fresco e seco.
15. Massa – Como o arroz se a massa for seca esta vai durar facilmente, mesmo que pessoalmente arroz parece durar um pouco melhor que massas, também massas maiores tendem a ter uma duração mais reduzida.
Dica: Manter selado até consumir, guardar num lugar fresco e seco.
16. Bacalhau Seco – Ou carne seca, dura bastante bem especialmente se estiverem hermeticamente selados, no entanto se for comprado sem estar selado, normalmente a duração é por volta de 1 ano até começar a perder qualidades, se estiver selado então dura múltiplos anos sem problemas.
Dica: Manter selado até consumir, guardar num lugar fresco e seco.
17. Óleos e Azeites – Tal como o bacalhau seco depende de como é guardado, se estiver aberto ou em contacto com ar então o óleo vai começar a perder qualidades rapidamente, no entanto selado e guardado devidamente eles vão durar múltiplos anos sem problemas.
Dica: Manter selado até consumir, guardar num lugar fresco e seco.
18. Legumes de Longa Duração – Muitos legumes e vegetais podem durar 6 meses ou até anos sem grandes problemas, e não estou a falar de legumes secos, apenas guardar estes em boas condições eles vão aguentar sem problemas vários meses, eu fiz um artigo sobre as frutas e legumes que duram bastante tempo!
Notas: Então especiarias e ervas secas? Hummm sendo um produto seco estes duram bastante tempo, mas acho que se não forem usados em 6 meses começam a perder muitas das suas qualidades, mais vale usar bastante e comprar mais fresco que guardar. E legumes secos? Estes duram bem vários anos mas tal como as especiarias depois de re-hidratar passados 2 anos já não tem a mesma textura ou por vezes sabor, mas legumes cozidos em lata podes abrir passado 2 anos e tem praticamente a mesma textura e sabor.
E já está, espero que tenham gostado da lista e como sempre se gostaram não se esqueçam de partilhar a lista com os vossos amigos eles também devem gostar :D Ahhh e tenho aqui outra lista interessante de alimentos que podes ingerir fora do prazo que podem gostar de ver também Até a próxima!