in

Bacalhau com Natas

iguaria-bacalhau-com-natas

Bacalhau com natas é um daqueles pratos que tem montes de variações, umas levam bechamel, outras levam mais vegetais, ou batatas fritas ou até queijo!!!! esta receita acho que é a mais tradicional de bacalhau com natas, com a batata cozida em cubos e leva-se tudo ao forno com natas para gratinar.

Receita de Bacalhau com Natas

Ingredientes

Instruções

  • Se o bacalhau ainda não está cozido, coze o bacalhau até estar pronto, depois tira as espinhas as peles e desfaz em nacos grandes.
  • Começa por cozer as batatas eu pessoalmente não ligo muito para a casca, mas podes descascar as batatas e levar a cozer em água temperada, até estarem boas, não é preciso cozer demasiado porque depois como vão ao forno podem acabar lá se ainda precisarem de uns minutos para estarem no ponto.
  • Entretanto numa frigideira põe a cebola cortada em rodelas finas com um fio de azeite com os dentes de alho esmagados e deixa refogar até a cebola alourar. Depois junta o bacalhau, prova e retifica com sal e pimenta.
  • Junta ao preparado o leite e as natas e uma colher de manteiga e uma pitada de noz moscada e deixa engrossar um pouco o molho, prova para ver se é preciso ajustar, quanto estiver a gosto, retira do lume.
  • Escorre as batatas e corta elas em cubos e deita com a mistura do bacalhau e envolve bem, depois coloca tudo numa travessa ou pirex para levar ao forno pré aquecido quente a uns 200C só o suficiente para gratinar o topo e já está pronto!

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 2188 kcal・Gorduras: 69 g・Hidratos de Carbono: 250 g・Proteínas: 145 g

10 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Sim! aliás é um dos tipos de receitas que não perdem muitas das suas qualidades ao ser congelados, muito provavelmente porque o molho mantêm tudo bem húmido, aliás podes fazer e congelar antes de levar ao forno e levar ao forno apenas quando quiseres acabar o prato, sendo o bacalhau um peixe gordo eu diria que aguenta bem uns 3 meses no congelador (um peixe mais magro pode aguentar mais tempo ate 6 meses).

  1. Se este site é de receitas de comida portuguesa deviam apresentar a receita de bacalhau com natas à moda antiga, que fica muito melhor que esta receita que já experimentei, servi aos meus amigos e e pediram para não repetir.

    • olá cristina, primeiro este site tem um foco em receitas portuguesas mas não só! nos últimos anos temos tentando abrir um pouco e mostrar receitas de outros países especialmente paises lusofonos :)
      epá tenho pena que a receita não saiu bem, existem várias receitas de bacalhau com natas esta é só uma, aliás nós temos diversas diferentes só no Iguaria é só fazeres uma procura, no entanto eu estou a planear mais umas receitas novas de bacalhau, por isso vou tentar revisitar o bacalhau com natas e fazer uma variação mais tradicional, obrigado pelo comentário e pela visita :)

    • Obrigado Ricardo, mas não a problema, algumas vezes se o bacalhau for mal demolhado ou compras “gato por lebre” ie paloco, mesmo uma boa receita pode não sair muito bem, acontece…. o importante é, se possível, descobrir onde falhou e como melhorar :)

  2. Desculpa eu queria preguntar se o leite pode ser meio gordo ou tem que ser algún especifico. Obrigado

    • Bom dia, não tem problema nenhum ser meio gordo, aliás eu faço sempre com leite meio-gordo, podes usar meio-gordo ou gordo sem problemas, agora leite magro depende, alguns são um pouco insípidos, obrigado pelo comentário e até a próxima! ;D

    • Num bacalhau com natas? Absolutamente! :D Aliás algumas vezes até faço um bacalhau com natas com restos tresmalhados de bacalhau, não tem problema nenhum e é uma receita que perdoa bastante, se não tens assim tanto bacalhau, pões mais uma batatinha ou se falta uma batata também não tem problema fica um pouco mais rico!

Deixa o teu comentário :)

Pasteis de Nata

Arroz de Frango