in

Sopa da Pedra

Aqui vai a receita da famosa sopa da pedra de Almeirim no Ribatejo. A história da sopa da pedra é a de um monge que passava por perto de Almeirim e não trazia nada sem ser um pote vazio, quando chegou á localidade os habitantes não estavam dispostos a partilhar um pouco da sua comida, por isso o monge foi a um riacho, encheu a panela de água, pôs lá uma pedra e levou ao lume.

Claro um habitante apareceu e perguntou o que ele estava a fazer e o monge disse, sopa da pedra que sabe maravilhosamente, apenas precisa de qualquer coisinha para ficar perfeita, claro que o habitante não se importa de partilhar umas cenouras para melhorar a sopa, e aos poucos mais habitantes vão aparecendo os quais também acabam por adicionar mais um ingrediente ou outro, claro criando uma sopa deliciosa que depois foi partilhada por todos!

Receita de Sopa da Pedra

Ingredientes

Instruções

  1. Se o feijão estiver já cozido salta este passo se não, demolha por umas horas. Escalda e raspa a orelha de porco.
  2. Leva-se o feijão a cozer em bastante água com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e a folha de louro, tempera com sal e pimenta. Agora deixa ferver, se for preciso adiciona mais agua.
  3. Quanto as carnes estiverem cozidas, retira elas da panela e põe as batatas cortas aos cubos e os coentros picados e deixa cozer as batatas.
  4. Corta as carnes em bocadinhos e arranja uma pedra bem lavada, quando for na altura de servir volta a por as carnes e a pedra, e está pronta a comer.

Informação Nutricional

Doses: 10・Tempo: 50 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3585 kcal・Gorduras: 125 g・Hidratos de Carbono: 754 g・Proteínas: 325 g

Deixa o teu comentário :)

Migas de Pão Alentejano

Arroz no Forno