Então não se deve sempre lavar tudo? Sim praticamente tudo, é sempre boa ideia lavar, mas existem algumas exceções e alguns ingredientes que não é boa ideia lavar, por isso nada com ver o que podemos lavar e o que é melhor usar sem lavar.
Por isso esta lista vai ser mais quais são os ingredientes em que não se deve lavar antes de cozinhar ou comer, os restantes claro que podes e deves lavar para ficarem bem limpos antes de consumir.
Ingredientes que Nunca deves Lavar
Galinha, Frango, Peru Cru – Neste caso é recomendado não lavar mais porque é comum o frango ter bactérias e como tal ao lavar estás a espalhar as bactérias por toda a parte, em vez de cozinhar, dai que é sempre necessário cozinhar frango completamente.
Peixe e Carne – Neste caso um pouco como a galinha mas também porque ao fazer estás a adicionar água ao ingrediente, claro que se o peixe ainda tiver a pele ou o pedaço de carne tiver a pele então não tem problema nenhum lavar.
Cogumelos – Cogumelos são um ingredientes muito especifico e um que tens de ter cuidados, por exemplo não deixar eles no frigorífico numa embalagem aberta vai fazer estes absorver os odores do frigorífico, também por serem super absorventes, ao lavar vais arriscar que estes absorvam demasiada água, por isso se puderes não laves, se estiverem um pouco sujos tenta limpar com um pouco de papel absorvente e tenta evitar água se possível.
Massa – Não interessa se é seca ou fresca massa só deve tocar em água na altura de cozinhar, ao lavar só vais tornar a massa mais deslavada e esta vai perder muito do amido perfeito para engrossar molhos e tornar a massa deliciosa.
Feijões de Conserva – Tanto de lata como de frasco, é mesmo só escorrer e usar e eu sei alguns tem aditivos e sal em excesso, mas se lavares vais destruir o sabor deles, se tens problemas com os aditivos então compra seco e cozinha em casa.
Flores Comestíveis – Ou outros ingredientes delicados, muito porque estas tais como os cogumelos são muito sensíveis a humidade, se lavares arriscas a estas desfazerem ou a ficarem murchas.
Congelados – Se queres descongelar, descongela no frigorífico ou cozinha diretamente congelado, ires lavar um congelado não só não limpa nada como descongela mal o ingrediente o que abre o caminho para ficar mal cozinhado e introduzir bactérias.
Fruta Descascada – Fruta já descascada e embalada não vale a pena lavar, sim eu sei que existe um pequeno risco de estar contaminado, mas se não queres o risco compra a fruta normal e descasca tu mesmo, se fores lavar fruta já descascada não só estás a retirar o sabor mas também muitas das vitaminas e coisas boas da fruta.
Frutos Secos, Bacalhau Seco – E basicamente qualquer produto ou ingrediente que é conservado seco não é para lavar, tu não queres introduzir água, por todas as razões óbvias, se precisas de limpar usa papel absorvente seco.
Ingredientes que é bom Lavar Mesmo não sendo Comum
Laranjas, Limões, Citrinos – Se fores usar a casca do fruto tanto ralada ou cozinhada é boa ideia aliás lavar com água quente visto que muitas laranjas são cobertas de uma camada fina de cera para proteger a fruta.
Saladas Pré-Embaladas – Eu sei que é suposto já virem lavadas, mas alfaces são extremamente complicadas de lavar bem devido a ter tantas reentrâncias, logo é boa ideia dar mais uma lavadela.
Ovos – Mas só quando for a altura de cozinhar, se fores cozinhar os ovos na casca, é boa ideia dar uma lavadela só para tirar alguma porcaria que possam ter, mas só antes de usar, para guardar nunca tocar em água. https://www.iguaria.com/dicas/tudo-sobre-producao-de-ovos/
Ingredientes em Salmouras ou Marinadas Pesadas – Algumas destas tu passas diretamente da marinada para a grelha, mas algumas é boa ideia passar por água antes de cozinhar porque a marinada ou salmoura pode ter um sabor ou um ácido ou sal intenso que vai tornar a carne mais tenra mas que se cozinhares com essa marinada por fora a carne vai ficar com um sabor horrível.
Arroz – Em especial tipos de arroz com nível elevado de amido, normalmente de bago pequeno, como arroz de risotto ou os variados tipos de arroz de sushi, é boa ideia lavar, para o arroz não ficar com demasiado amido e ficar limpo, claro que podes lavar qualquer tipo de arroz, com exceção do arroz já pré-lavado ou arroz evaporado.
Frutas e Vegetais – Antes de consumir e em especial se fores consumir crú, só na chance que a casca tenha sido contaminada com algum químico ou bactéria.
Ameijoas, Conquilhas e outros Bivalves – Estes tem de ser tratados e cozinhados com cuidado, dependendo se estão vivos ou não, se estão congelados ou não mas de qualquer forma a regra de ouro é sempre dar uma lavadela rápida e deitar fora os que estão abertos, isso vai ajudar a limpar as cascas e alguma da areia, como também deitar fora os que podem estar estragados.
Feijões Secos – Antes de ir cozinhar é boa ideia lavar, não tanto por estarem sujos no saco, mas muito porque alguns podem criar pó de feijão que não queres adicionar á água de cozedura.
Latas de Conservas – De atum, vegetais, salsichas, é sempre boa ideia lavar a lava, não vá ao abrires a lata podes introduzir alguma coisa má que esteja no exterior da lata, mesmo que esse risco é muito baixo.
Batatas – Em especial batatas novas ou batatas para assar, é boa ideia lavar com uma boa escova, porque queres comer com a casca, para as restantes batatas é descascar e passar por água.
E já está espero que tenham gostado das dicas, nota também que estas não são regras são dicas para te orientar num sentido de segurança alimentar, tu é que tens de decidir o que é importante e nota que eu já lavei um bife uma vez (tinha caído na bancada onde eu tinha estado a cortar frango e eu não quis deitar fora era um lindo bife) e já descongelei algo com água (mesmo que agora nunca faço isso, prefiro no pior dos casos descongelar com a função de descongelar no microondas), mas no geral é boa ideia seguir estas dicas para cozinhares com segurança e para teres barrigas felizes e não dores de barriga, até a próxima!