Para ser mais especifico Sfogliatelle Riccia o que quer dizer em italiano algo como Laminas ou Camadas Finas Encaracoladas, um Sfogliatelle é um folhado de uma massa similar a filo enrolada em camadas e recheada tradicionalmente de um creme de ricotta, mesmo que existem versões com outros recheios como amêndoa, creme de pasteleiro ou creme de casca de limão.
Esta versão que eu comi é de um dos melhores sítios para comprar, uma pequena pastelaria chamada Pintauro que praticamente só faz Sfogliatelle, como podem ver é um lindo pastel, com muitas camadas e um recheio simples e doce, existe outra versão chamada de Sfogliatelle Frolla que é feita com massa tipo quebrada.
O Sfogliatelle é um doce simples mas ao mesmo tempo complexo, ele é absolutamente divinal acabado de fazer mas um pouco como os pasteis de Belém se comeres passado 1 hora já não são a mesma coisa ficam duros e difíceis de mastigar, por isso é essencial comprar super frescos e comer na altura ou senão comprar outras versões como a Frolla.
Morada:
Pintauro
Via Toledo, 275, 80132 Napoli NA, Italia
Receita de Sfogliatelle Riccia
Sfogliatelle Riccia
Receitas clássica napolitana de pasteis Sfogliatelle.
Ingredientes
- Farinha – 500gr
- Sal – 1 Colher de Sopa
- Água – 175ml (ou um pouco mais)
- Mel – 25gr
- Leite Gordo – 450ml
- Açúcar – 100gr
- Sal – Uma Pitada
- Farinha de Sêmola – 150gr
- Ricota – 500gr
- Ovo – 1 L
- Extrato de Baunilha – 1/2 Colher de Chá
- Canela – 1 Pitada
- Casca de Laranja Cristalizada – 50gr
- Manteiga sem Sal – 150gr
- Açúcar em Pó – Para Polvilhar
Instruções
- Numa tigela grande, misture a farinha e o sal. Adicione água e mel e, em seguida, misture para criar uma massa dura. Adicione gradualmente a água.
- Coloque a massa no balcão e amasse até ficar macia e flexível. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos.
- Após 30 minutos, divida a massa em 4 pedaços. Pegue uma peça e role por uma máquina de massa (recomendado). Role usando a configuração mais larga, dobre ao meio e role novamente. Faça o mesmo em cada massa. Repita esse processo até criar folhas lisas, diminuindo gradualmente a largura de cada rolo.
- Quando a folha tiver 1 mm de espessura, coloque-a na superfície e aplique uma fina camada de manteiga. Crie também folhas finas das outras massas e enrole-as em camadas finas semelhantes.
- Enrole a primeira folha fina para criar uma forma de linguiça apertada.
- Em seguida, enrole a próxima folha de massa fina ao redor da massa original em forma de uma salsicha, colocando em camadas para criar um cilindro grande. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico por 1 a 2 horas para que a massa fique firme.
- Agora, faça o recheio. Coloque o leite, o açúcar e o sal numa panela e deixe ferver. Adicione a farinha de sêmola até engrossar e ficar lisa. Depois de esfriar, transfira para uma tigela. Em seguida, adicione os restantes ingredientes, mexendo o tempo todo para criar um recheio suave e espesso. Separe, de preferência dentro do frigorífico.
- Pré-aqueça o forno a 190ºC e prepara um tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
- Retire o rolo de massa e corte-o em pedaços de 1 cm de espessura. Use os dedos, untados com manteiga, para deixar uma impressão no centro e criar uma forma de cone.
- Pegue o recheio e coloque uma colher no buraco e pressione as bordas da massa para travar.
- Repita o procedimento para o restante e alinhe todos os doces na bandeja.
- Quando terminar de colocar o recheio em todos os pedaços de massa, asse por cerca de 30 minutos, até ficar dourado.
- Quando tirares do forno, deixa esfriar por apenas alguns minutos antes de polvilhar com açúcar de confeiteiro. Sirva imediatamente.