As farófias portuguesas são um doce bem simples de fazer e perfeito para o Natal, a receita basicamente envolve fazer um merengue fraco, seguido de cozer colheradas desse merengue em leite quente e por fim criar um leite creme bem liquido para cobrir as colheradas de merengue cozido, muito similar a um molotof com leite creme, mas muito mais simples de fazer em casa, pode parecer um doce frágil, mas garanto que não é, após bem cozido o merengue mantém-se bem firmes por 2 ou 3 dias no frigorífico sem problemas.
As farófias são um doce muito popular em Portugal durante todo o ano, mas é verdade que muitas vezes são servidas como sobremesa de Natal. Acho que uma das razões é que é uma sobremesa relativamente fácil e rápida de preparar, o que é útil durante as festividades de Natal onde tens muitos preparativos e muitas mais receitas doces e salgadas para preparar. Também são ao contrário de muitas sobremesas de Natal mais leves e delicadas, o que ajuda a desenjoar um pouco ou quando não tens barriga, para comer um docinho mais suave huhum
Eu estou aqui a escrever a receita clássica, mas, por exemplo, eu tento aproveitar o leite da cozedura das claras para fazer o leite-creme, por isso não chego a usar 1 litro de leite que a receita pede no total, também muitas vezes eu adiciono paus de canela ou cascas de limão no leite, tanto de cozedura das claras como no leite-creme, também normalmente as farófias são servidas polvilhadas de canela porque tudo fica melhor coberto de canela, mas eu prefiro polvilhar no prato, por isso recomendo a servir assim simples e depois cada pessoa pode dosear a sua quantidade de canela, porque eu tendo a ser bem generoso com a minha cobertura de canela hehehe, vamos à receita! E Feliz Natal!
Receita de Farófias com Leite Creme
Ingredientes
- Claras – 8
- Leite – 500ml
- Açúcar em Pó – 30gr
- Sal – Uma Pitada
- Gemas – 6
- Açúcar – 100gr
- Leite – 500ml
- Canela em Pó – Opcional para Polvilhar
Instruções
- Separa os ovos e bate as claras em castelo quando estiverem quase montadas, deita um pouco de sal e umas 30gr de açúcar em pó (podes usar açúcar branco, mas em pó vai espalhar melhor), bate até criar um merengue bem rijo.
- Depois deita 500ml de leite num tacho largo (é importante ser o mais largo possível para ser mais fácil cozinhar as claras), deixa começar a levantar fervura, depois baixa o lume, mantém, quente.
- Deita então colheradas do merengue para dentro do leite, eu uso uma colher de servir bem cheia, tenta que cada colherada seja mais ou menos do mesmo tamanho, deixa cozinhar um lado das claras, depois vira e cozinha o outro, normalmente são uns 2 a 3 minutos por cada lado, depois retira as claras com uma escumadeira para uma travessa de servir (muitas pessoas escorrem as claras cozidas em papel absorvente antes de pôr na travessa, mas eu acho que escorrer o excesso na escumadeira é o suficiente, depois o leite-creme vai cobrir tudo de qualquer forma).
- Repete até cozeres todas as claras, se não tiveres espaço na travessa, podes empilhar um pouco as claras cozidas, não tem problema.
- Agora retira o leite que sobrou e pesa este, adiciona mais leite para o total ser uns 500ml de leite, volta a levar ao lume a aquecer, junta 100gr de açúcar, tu queres o leite bem quente, mas não a ferver.
- Bate as gemas, depois quando o leite estiver quente, deita colheras do leite nas gemas sempre batendo, fazes isto para aquecer as gemas e impedir estas de coagularem (queres as gemas aquecidas lentamente e não criar ovos mexidos), quando o líquido com gemas estiver bem quente, deita tudo de volta no restante leite, mexe sempre e deixa cozinhar até a misturar começar a ficar bem cremosa, nota que por vezes são uns 5 minutos outras vezes pode demorar até 15 minutos, mas vais notar imediatamente quando começar a engrossar, depois podes retirar logo se queres um leite creme mais líquido, ou podes deixar cozinhar mais 1 minuto para ter um leite creme mais espesso.
- Quando o leite creme estiver bom, retira do lume e deixa este esfriar, deita ele por cima das claras quando estiver perto da temperatura ambiente, guarda no frigorífico e serve as farófias frias, farófias se bem-feitas vão ficar firmes e aguentam bem uns 3 dias no frigorífico, bom apetite e Feliz Natal.
Dicas: Podes servir as farófias com caramelo liquido similar a um molotof e podes também claro polvilhar estas de canela ou chocolate em pó. Se as farófias em menos de 1 dia começarem a desfazer quer dizer que não cozinhaste as claras tempo suficiente no leite. Também eu normalmente faço com leite meio-gordo, mas se querem uma versão mais rica em especial com o leite-creme, podem usar leite gordo ou juntar um pouco de natas ao leite meio-gordo.
Ficha da Receita
Farófias com Leite Creme
Típicas Farófias com Leite Creme Portuguesas, são um doce fantástico de claras cozidas em leite cobertas de leite creme, perfeitas para o Natal.
Esta receita de Farófias com Leite Creme foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Ingredientes
- Claras – 8
- Leite – 500ml
- Açúcar em Pó – 30gr
- Sal – Uma Pitada
- Gemas – 6
- Açúcar – 100gr
- Leite – 500ml
- Canela em Pó – Opcional para Polvilhar
Instruções
- Separa os ovos e bate as claras em castelo com sal e açúcar em pó, até criar um merengue.
- Coze colheradas do merengue em 500ml de leite bem quente, ambos os lados, deita numa travessa.
- Aproveita o resto do leite e junta mais leite para perfazer 500ml, aquece até ficar bem quente com 100gr de açúcar.
- Bate as gemas e junta colheradas do leite quente, até aquecer as gemas, depois deita tudo de volta no leite e cozinha lentamente sempre mexendo até ficar bem cremoso, retira e deixa esfriar.
- Deita o leite-creme a temperatura ambiente por cima das claras cozidas, leva ao frigorífico antes de servir, bom proveito.
Adoro umas belas farófias, muito melhor que motof, em especial com uma montanha de leite creme por cima, parabéns.
Hummm se forem ambas com leite creme é praticamente o mesmo, mas o molotof muitas vezes é feito com caramelo, ai sim as farófias vencem sempre, acaba por ser um doce mais equilibrado ;D Feliz Natal!
Umas belas farófias, eu acho que ficam ainda melhores se forem feitas no forno, assim bem gordas e tostadinhas, boa receita!
Hehe, tenho que experimentar essa variação um dia destes, mas sim as farófias são um daqueles doces que ninguem se lembra mas toda a gente gosta! fofinhas e cremosas yummmmm Feliz Natal!
Fiz no Natal passado e vou voltar a fazer este natal. Adoro umas belas farófias.
Obrigada e Boas Festas
São uma delicia, mesmo que os ultimos dois anos fizemos farófias e acho que este ano não vamos fazer ;D Tanta escolha! hehehe Feliz Natal!