Para hoje temos as tradicionais malassadas dos Açores, este é um doce bem tipico dos Açores e basicamente é uma variação das farturas ou sonhos, muito comuns pelo Carnaval, Natal e Passagem do Ano, esta é uma levedada muitas vezes feita com um pequeno toque de laranja, aguardente ou rum.
Como podem ver as minhas malassadas não tem o aspeto tradicional, de um circulo achatado (gordo por fora e fino por dentro), a razão é porque eu estava a seguir a receita e devia ter feito uma pesquisa na internet do aspecto de uma malassada, a receita só dizia para deitar pedaços de massa e fritar então foi isso que fiz… erro!
De qualquer forma estavam deliciosas e sim compreendo não parecem malassadas e são bem mais grossas e estas passado umas horas ficaram um pouco mais rijas como um pão frito, se tivesse feito estas mais finas e com o aspeto tradicional acho que tinham ficado ainda melhores, o que quer dizer que eu vou voltar a esta receita mais tarde ou mais cedo heheheh, vamos então a receita… mais correta e descritiva ;D
Receita de Malassadas Fritas dos Açores
Ingredientes
- Farinha – 500gr
- Fermento de Padeiro – 10gr (1 Saqueta)
- Ovos – 4
- Leite – 240ml
- Água – 100ml (Morna)
- Açúcar – 12gr (3 Colheres)
- Sal – Uma Pitada
- Óleo Vegetal – Para Fritar
- Açúcar – Para Polvilhar
- Canela – Para Polvilhar
Instruções
- Numa tigela grande, junta o fermento, o açúcar e 100ml de água morna (+/- meio copo), mexe e deixa descansar uns 30 minutos.
- Junta então a farinha peneirada e os ovos batidos, mistura um pouco.
- Aquece o leite até ficar morno e tempera este com uma pitada de sal.
- Adiciona o leite a farinha e mistura, até criares uma massa se precisares adiciona um pouco mais de farinha.
- Depois de teres uma massa, cobre a massa com um pano e deixa esta levedar num lugar morno por umas 2 ou 3 horas até duplicar de tamanho.
- Agora aquece o óleo, molha as mãos em leite (para a massa não colar nas mãos) e retira uma bola de massa, espreme esta um pouco para criar um disco como se fosse um donut mas sem necessariamente um buraco no meio, esta deve ter o tamanho de uma mão (o dobro de um donut), deita no óleo a fritar (nota que eu não fiz isso!!!).
- Depois de um lado estar bem dourado, vira e frita o outro lado, retira para papel absorvente por um minuto e depois deita numa taça com açúcar e canela para ficarem bem polvilhadas, repete até não teres mais massa, bom apetite e Feliz Natal.
Dica: Como as rabanadas podes servir as malassadas com uma cobertura ao teu gosto, para além do tradicional açúcar com canela. Podes também retirar um pouco do leite e substituir por sumo de laranja ou aguardente, para dar um toque diferente as malassadas.
Ficha da Receita
Malassadas Fritas dos Açores
Clássica receita de massa frita Açoriana, as malassadas são um doce bem típico do Natal, Passagem de Ano e Carnaval dos Açores.
Ingredientes
- Farinha – 500gr
- Fermento de Padeiro – 10gr (1 Saqueta)
- Ovos – 4
- Leite – 240ml
- Água – 100ml (Morna)
- Açúcar – 12gr (3 Colheres)
- Sal – Uma Pitada
- Óleo Vegetal – Para Fritar
- Açúcar – Para Polvilhar
- Canela – Para Polvilhar
Instruções
- Numa tigela junta o fermento, açúcar e água morna, deixa descansar uns 30 minutos.
- Junta a farinha e ovos batidos, mistura.
- Adiciona o leite morno com sal, mistura até formar uma bola de massa, deixa esta levedar num sitio morno por 3 horas.
- Aquece o óleo, depois tira bolas de massa e espalma estas para fazer uma espécie de donuts grandes como uma mão, frita ambos os lados.
- Escorre a malassada em papel absorvente depois passa por açúcar e canela, repete até não teres mais massa, bom proveito.
Não conhecia. Parece muito bom. Lembra me as filhós.
Sim sim, são muito similares, com sonhos e farturas, muda só um pouco a textura e por vezes alguns dos aromáticos como limão, raspa de citrinos, canela, aguardente, etc. Mas sim da próxima vez que fizer as malassadas vou fazer elas bem perfeitinhas hahaha aliás eu acho que a inspiração das beaver tails canadianas foram as malassadas, muito pelo aspecto… hehehe
Eu acho que tem um bom aspecto lembra-me os farrapos fritos que a minha avó fazia, parabéns.
Hahahah já nem me lembrava dos farrapos, sim da maneira que eu fiz é um bocado inspirado nos farrapos, mesmo que os farrapos ficam mais bonitos se tiverem formatos um pouco ao calhas, como se fossem restos de massa ;D Feliz Natal!
Eu adoro uma bela malassada e sim normalmente são mais arredondinhas como donuts gigantes.
Pois como já disse tenho que voltar a fazer elas, mas em termos de sabor estavam deliciosas :D Feliz Natal.