in

Diferentes Tipos de Iogurte

Iogurte é criado a partir da fermentação bacteriana de leite, normalmente chamamos a estas bactérias de culturas de iogurte. A fermentação do leite basicamente é a conversão da lactose do leite (um tipo de açúcar) em ácido lácteo o que é o que dá o sabor amargo ao iogurte e em termos da textura quanta mais proteína tiver o leite mais espesso será o iogurte.

Para criar iogurtes o processo é simples, primeiro o leite é aquecido até 85ºC para desnaturar as proteínas do leite e impedir o leite de coagular, depois o leite é arrefecido até 45ºC e são adicionadas as culturas de iogurte, depois deixa-se o iogurte fermentar entre umas 4 a 12 horas, dependendo do tipo de iogurte que se quer criar.

Desta forma existe uma grande variedade de iogurtes, desde feitos com diferentes tipos de leite, culturas ou processos, por isso nada como explorar as variedades mais comuns de iogurte, neste caso vou passar a frente dos iogurtes com aditivos, como os iogurtes com aromas, com frutas, doces ou variedades sem lactose ou feitos com vegetais, também visto existirem milhares de pequenas variações, vou focar-me mais nas variedades comuns na Europa.

Tipos Comuns de Iogurte

Iogurte Simples – O iogurte que todos conhecemos, feito com Lactobacillus, este tem uma textura cremosa e um pequeno travo amargo, em termos nutricionais é muito similar ao leite, só tendo um pouco menos açúcar (da lactose) e ganhando um pouco de ácido lácteo, normalmente o leite usado é meio gordo, este é pasteurizado antes de ser embalado.

Iogurtes com Leite de Cabra, Ovelha, Camelos – Existe uma grande variedade de leites por onde escolher e cada um tem a sua textura e aroma típico, o processo no entanto é similar ao do iogurte simples.

Iogurtes com Baixa ou 0% Gordura – Tal como o iogurte simples estes são feitos com leite, mas neste com baixa ou 0% gordura, nota que ao retirar a gordura do leite este perde um pouco o seu aroma, logo algumas destas versões com 0% podem levar aditivos tal como açúcar/adoçante para melhorar o sabor.

Iogurtes Líquidos – Como podes ver no mercado tens iogurtes líquidos como se fosse leite amargo e outros com uma textura bem espessa, tu consegues controlar a consistência com o tipo de culturas, temperaturas e tempo de fermentação, para criares um iogurte liquido, logo a textura do iogurte liquido é mais uma questão de diferenciação do produto.

Iogurte Grego – Este iogurte é o mesmo que o simples, simplesmente o iogurte é escorrido antes de ser embalado, isso reduz a quantidade de liquido e logo cria um iogurte mais espesso, concentrado e mais rico em praticamente tudo excepto cálcio, visto que a maioria do cálcio está na parte liquida do iogurte. Este tradicionalmente na Grécia é consumido com mel.

Iogurte de Kefir – Iogurte de kefir é criado através da combinação de Lactobacillus kefiranofaciens com Saccharomyces turicensis, isto é uma cultura muito especifica e simbiótica de uma bactéria com um fermento, o resultado é um iogurte mais amargo com um pequeníssima quantidade de álcool. Tradicionalmente o Iogurte de Kefir era bem liquido, mas hoje em dia tem a consistência de algo entre iogurte tradicional e iogurte grego.

Iogurte Próbiotico – Este é um iogurte simples que foi pasteurizado, mas que depois antes de embalar foram adicionadas culturas numa pequena percentagem, logo são iogurtes ainda ativos, o mais comum é adicionar Lactobacillus ou Bifidobacterium, ambas são comuns nos intestinos humanos e logo podem ter algum beneficio a ingestão deste género de iogurtes para a saúde.

Iogurte Skyr – Este é um iogurte do estilo grego, apenas mais cremoso e com um sabor mais suave, no entanto mesmo sendo considerado um iogurte, este é praticamente um queijo como por exemplo queijo quark, no entanto é consumido e vendido como iogurte e logo entra na lista. Tradicionalmente este é servido misturado com açúcar e leite. Mas como qualquer iogurte podes misturar com o que quiseres.

Dicas Extras com Iogurtes

Gelado de Iogurte não é Iogurte Gelado – O processo para criar gelado de iogurte é mais similar em processo a um gelado de natas que a um iogurte, apenas são adicionadas culturas de iogurte para criar a conversão de lactose para ácido lácteo, o fato de gelado de iogurte ter menos calorias é porque este usa leite em vez de natas, de resto tende a ter a mesma quantidade de açúcar e aditivos como qualquer gelado, nota também que existem gelados com aroma de iogurte e esse é um gelado normal com aroma.

Iogurtes Simples tendem a ser os Mais Saudáveis – Iogurte é um produto delicioso e nutricional, podes usar numa variedade de cozinhados, desde bolos, saladas, batidos, ou simples no entanto a grande maioria dos iogurtes é vendido com aditivos, frutas, geleias, doces, etc, o que torna o produto final mais similar a um doce, logo se queres tirar real proveito dos iogurtes podes comprar a variedade que quiseres mas compra sempre simples.

Toma Atenção com os Aditivos nos Iogurtes – Muitos dos iogurtes que são vendidos com benefícios, tipo próbioticos, com pouca gordura ou açúcar, tem muitas vezes outros aditivos para compensar o que quer dizer que retiraram gordura mas tiveram de adicionar açúcar ou tem 0% de gordura mas adicionaram adoçantes por isso vale a pena ler sempre a legenda, como disse em cima muitas vezes mais vale comprar iogurte simples e juntares fruta do que comprares um iogurte com uma série de benefícios e depois no geral é menos saudável e sim existe iogurtes com baixa gordura simples.

E já está, espero que tenham aprendido alguma coisa, se eu me esqueci de algum iogurte especifico digam nos comentários e já agora qual é o vosso iogurte favorito?

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Ainda bem que achaste útil eu também aprendo sempre coisas novas a investigar este artigos, só estando bem informado é que podemos fazer boas escolhas na cozinha! ;D

Deixa o teu comentário :)

Pãozinhos tipo Brioche

Típicas Ervilhas com Ovos Escalfados