in

Doces Finos

doces-finos-algarve

Provavelmente o doce mais conhecido do Algarve os deliciosos e adoráveis doces finos do Algarve!

O doce fino é feito de massa de amêndoa e açúcar (também conhecidas por maçapão / massapão / marzipan), com um recheio de fios de ovos e moldados em formatos de frutas, pequenos animais ou objetos coloridos.

Esta é uma dupla receita, porque existem 2 maneira de se fazer o maçapão, uma sem levar ao lume, outra levando ao lume, a diferença é que a que não vai ao lume leva clara e a que vai ao lume leva um pouquinho de água.

A dose para fazer maçapão é sempre a mesma quantidade de amêndoa pelada para açúcar, por isso é fácil fazerem muitos ou poucos, os fios de ovos ou criar as figuras também são opcionais, mas sempre divertido e mais delicioso ( come-se com os olhos!!!! ).

Receita de Doces Finos do Algarve

Ingredientes

Doce Fino

Se não fôr ao Lume

Se fôr ao Lume

Instruções

  1. Se a amêndoa não estiver pelada, começa por escaldar a amêndoa e secar um pouco ao sol (ou num forno quente mas aberto durante uns 15minutos), quer-se a amêndoa bem seca mas não torrada.
  2. Agora vai-se ralar/triturar bem a amêndoa, quer-se criar um pó de amêndoa.

Fazer a Massa sem ir ao Lume

  1. Junta-se a amêndoa com o açúcar, vai amassando bem, deitando um bocadinho de clara de ovo até obteres uma consistência moldável.
  2. Agora deixa-se a massa descansar, o tempo que quiseres, podes moldar logo ou esperar 1 dia para a massa ficar um pouco mais seca.
  3. Se quiseres colorir tens de comprar corantes comestíveis e depois é só moldar e colorir, normalmente o processo é fazer umas bolas do tamanho de bolas de golf, depois fazes um buraco com o polegar e agarras num pouco de fios de ovos e pões dentro, fechas a bola e esta pronta para ser moldada no que quiseres.

Fazer a Massa indo ao Lume

  1. Num pequeno tacho deita o açúcar e um bocadinho de água (tipo 1 ou 2 colheres de sopa de água), o suficiente para absorver o açúcar, agora leva ao lume brando, mexendo de tempos em tempos.
  2. Quando começar a ferver espera uns 2 minutos e junta a amêndoa em pó, mexe bem para não ficar com grumos e ficares com uma massa suave.
  3. Agora retira do lume mas continua a mexer até a massa arrefecer e posas manusear com a mão, agora deita esta no mármore da cozinha e amassa até criares a massa com a consistência moldável, claro que quanto mais fria mais rija fica.
  4. Cria uma bola, põe numa tigela de vidro coberta com película aderente e deixa descansar, de preferência de um dia para outro.
  5. Agora como em cima, crias bolas do tamanho de golf,  fazes um buraco com o polegar e agarras num pouco de fios de ovos e pões dentro, fechas a bola e esta pronta para ser moldada e pintadas no que quiseres.

Dicas: Podes cobrir os doces finos com açúcar e moldar num disco, assim tornam-se nos chamados queijos de doce fino, também podes não pôr os fios de ovos.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 45 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3029 kcal・Gorduras: 147 g・Hidratos de Carbono: 393 g・Proteínas: 69 g

6 Comentários

Deixa uma Resposta
    • uh, a informação é sempre baseada nos ingredientes e quantidades totais e não em doses, visto que por vezes podes fazer hamburgueres ou biscoitos mais pequenos ou maiores, ou cortar fatias de bolo maiores ou mais pequenas, é sempre total, e doces finos infelizmente são bombas de calorias (amêndoa e açúcar aos montes), obrigado pela pergunta e espero que tenhas gostado do iguaria :)

  1. Olá boa noite!!!
    Parabéns por essas delicias ,hum amei hum vontade de comer todos !!!!!!!!
    espero receber novidades no meu e-mail…..
    ficarei muita grata.

  2. Muito Obrigada, ainda não experimentei por favor diga se é com farinha de amêndoa, muito fina, q se compra ou qual a trituração. Muito obrigada, muito sucesso!!!!

    • Ola lídia, recentemente eu revisitei os doces finos, podes ver aqui para muitos mais detalhes http://www.iguaria.com/sobremesa/doce/como-fazer-doce-fino-do-algarve/ :)

      Em relação a tua pergunta eu não aconselho farinha de amêndoa, ela dá para fazer doces finos sem problemas mas falta uma suavidade e sabor fresco e fofo que só amêndoa acabada de ser pelada e seca pode dar, aliás aqui pelo Algarve alguma da conversa sobre a qualidade de alguns doces finos passa por ai… será que pouparam e usaram farinha de amêndoa ou adicionaram um pouco de flocos de batata? Porque o sabor e textura de um doce fino acabado de fazer é único e quando provas algo ligeiramente diferente sabes logo que o doce fino é velho ou alguém mexeu com a receita!

Deixa o teu comentário :)

Perna de Borrego à Tavirense

Fios de Ovos