A minha irmã queria um bolo catita e keto para os anos dela, hummmm por isso temos aqui um bolo de amêndoa com pouco açúcar e como é um bolo denso, eu fiz um creme de mascarpone e fruta para rechear e por fim cobri o bolo com fruta, uma montanha de fruta! ;D
E caso não tenham reparado… tem um S de Sara ;D Quando acabei dei umas palmadinhas nas minhas costas, acho que ficou bem melhor do que eu esperava, tenho num entanto uns pontos a notar:
Eu quis fazer o bolo de acordo com o que ela queria, o bolo ficou fofo, mas não muito doce no geral, se tal como eu gostam de um bolo mais equilibrado eu duplicava o açúcar tanto do bolo como do creme de mascarpone, visto que estes estavam pouco doces, melhor ainda provem e adicionem de acordo com o vosso gosto.
A ideia é que a fruta era onde estava a maior doçura mas bem mesmo tendo comprado framboesas e mirtilos do Algarve e os morangos serem portugueses, nenhum estava assim super doce, o que acabou por não ajudar, talvez pincelar estes no fim com geleia de frutos vermelhos ou morango, pode dar aquele toque de doçura perfeito.
O recheio eu juntei só morangos porque era a fruta que tinha a mais e era a mais doce, no entanto não tornou o recheio assim tão mais doce e em termos de texturas talvez em retrospectiva o melhor em vez de pedaços era triturar e criar um puré de morangos e envolver este no creme (mas eu na altura criar que fosse branco).
Eu usei um pouco de adoçante, porque senão o bolo ficava sem grande sabor, eu não sou super adepto de adoçantes, mas usei Erythritol que é um dos pouco adoçantes indicados para cozinhar e que mantém a sua doçura, porque muitos adoçantes perdem a sua doçura quando são aquecidos, se quiseres manter o bolo ainda mais keto troca o restante açúcar por mais adoçante.
Vamos então a receita!
Receita de Bolo de Amêndoa com Frutos Silvestres
Bolo de Amêndoa com Frutos Silvestres
Receita de bolo bem keto com poucos hidratos de carbono e açúcar e com um bom toque de proteínas e gordura, o bolo tem por base farinha de amêndoa e iogurte grego e o creme é de mascarpone a tem uma pilha de framboesas, mirtilos e morangos.
Ingredientes
- Iogurte Grego – 300gr (Temperatura Natural)
- Farinha de Amêndoa – 350gr
- Ovos – 6 L (Temperatura Natural)
- Manteiga – 75gr (Derretido)
- Fermento – 2 Colheres de Chá
- Baunilha – 2 Colheres de Chá (Extrato)
- Açúcar – 40gr
- Adoçante – 40gr (Erythritol)
- Sal – Uma Pitada
- Queijo Mascarpone – 250gr (Frio)
- Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
- Açúcar – 60gr
- Adoçante – 20gr (Erythritol)
- Morangos – A Gosto (usei +/- 300gr)
- Mirtilos – A Gosto (usei +/- 100gr)
- Framboesas – A Gosto (usei +/- 150gr)
Instruções
- Começa por aquecer o forno a 180ºC e forrar uma forma circular com papel antiaderente e untar com manteiga, se tens amêndoas inteiras enquanto o forno aquece fritura as amêndoas, no meu caso eu já comprei a farinha de amêndoa, por isso dispersei esta num tabuleiro forrado de papel anti-aderente e levei ao forno por uns 2 minutos, não para torrar, só mais para secar (porque amêndoas inteiras podes torrar, já partidas finamente assim elas passam de secas a queimadas em segundos), retira do forno e deixa o forno a correr.
- Bate a manteiga com o açúcar e o adoçante, seguido dos ovos.
- Junta o iogurte grego e a baunilha, bate mais um pouco.
- Por fim adiciona a farinha de amêndoa, o fermento e uma pitada de sal, bate mais um pouco até criar um creme liquido, deita este na forma.
- Leva a assar por uns 35 minutos ou até o topo ficar bem dourado e ao picares o centro com o palito este sair seco, retira do forno e deixa descansar uns 10 minutos.
- Retira da forma e marca metade do bolo e corta este na horizontal para teres duas metades, deixa o bolo de parte.
- Junta então o queijo mascarpone, uma colher de chá de baunilha, 60gr de açúcar, 20gr de adoçante, bate bem por uns 3 minutos até obteres um creme bem suave (prova e retifica ao teu gosto).
- Lava todas as frutas e escorre estas em papel de cozinha.
- Pica os morangos e envolve estes em metade do creme, o restante creme vais usar para cobrir o bolo.
- Quando o bolo estiver frio, recheia generosamente com o creme e põe a outra metade do bolo por cima.
- Cobre o topo do bolo com o restante creme e depois decorra com as restantes frutas, não tenhas problema em empilhar para criar o desenho ao teu gosto e já está, pronto a comer, bom apetite.
Notas: Podes claro trocar o creme de mascarpone por chantilly, também podes usar outras frutas ou geleias é um pouco ao teu gosto.
Esta receita de Bolo de Amêndoa com Frutos Silvestres foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Que bom aspecto! delícia!! Uma receita bem boa!:)
Verdade hehehe prefiro mais bolos assim com um pouco de amêndoa ou farinha de milho ou arroz, algo para tornar a massa do bolo mais interessante que só farinha de trigo como sempre ;D