O que não faltam é receitas para o Natal por estes lados, mas se calhar para facilitar, em vez de dar uma pilha de receitas ou demasiadas recomendações, vou fazer um menu que seja mesmo português, simples e acima de tudo autentico, para umas 6 pessoas, assim se não português podes aprender umas coisas novas e se és português podes sempre ficar inspirado para mudar este doce ou fazer uma receita diferente.
Aqui por casa todos os anos fazemos coisas novas, não porque ficamos cansados, é dificil ficar cansado de bacalhau assado ou rabanadas, mas muito para experimentar coisas novas e no meu caso especifico eu tento variar também para partilhar novas receitas aqui no Iguaria, então vamos a isto!
Receitas Tradicionais de um Natal Português
As entradas depende, primeiro não são nem de perto nem longe algo essencial, eu diria se toda a gente vive na casa ou se o importante é o jantar da ceia, não vale a pena fazer grandes entradas e petiscos, agora se toda a gente vai encontrar-se as 4 da tarde para passar o dia e depois ter a ceia de Natal, então é boa ideia ter alguns petiscos.
Os petiscos da entrada não precisam de ser complicados, se tens algum tempo e dinheiro eu ia por uns frutos secos, uns queijos e enchidos, algum pão e torradas, talvez algo especial como amêijoas ou camarões, tudo isto é bom para petiscar, se tiveres crianças umas batatas fritas, pequenas almôndegas, pasteis de bacalhau, são tudo boas combinações.
Também se por exemplo a ceia é bacalhau ou polvo eu escolhia mais peixe e marisco como entradas, se a ceia é borrego, cabrito, então eu não servia marisco como entrada, escolhia queijos, enchidos, fiambre, croquetes, peixinhos da horta.
Para a ceia de Natal o mais tradicional é sempre o bacalhau, talvez seguido do polvo, por isso vão ser sempre esses pratos, para o bacalhau ou vais pelo simples bacalhau assado/cozido ou podes fazer um prato mais sofisticado de bacalhau, eu diria que se queres poupar dinheiro ou tens muita criançada é preferível um prato mais sofisticado, porque o bacalhau já vai estar sem espinhas e com esses pratos consegues fazer render mais o bacalhau, para o polvo, tem de ser assado.
Para o almoço de Natal eu diria que a escolha é entre porco/leitão que vai ser mais fácil e económico ou borrego e cabrito que tens de marinar e cozinhar com mais cuidado, também hoje em dia é muito comum o peru assado, são tudo boas escolhas.
Os doces da ceia dão também para o dia de Natal, aqui por casa muitas vezes fazemos um doce extra no dia de Natal, algo simples e delicioso só para ter uma novidade nos doces, mas não é necessário, para os doces tens duas escolhas, fazer em casa ou comprar já feito, eu diria que os doces que aguentam bem e não tens tempo para fazer, podes comprar já feitos, coisas como bolo rei, tortas como o tronco de Natal, pudim de Natal, Arroz Doce, Aletria, todos estes podem ser comprados e aguentam facilmente uns 2 a 3 dias no frigorífico, é quase sempre preferível comprar numa padaria ou pastelaria do que num supermercado, como podemos ver comparando bolos rei portugueses.
Agora existem alguns doces que não é boa ideia comprar já feitos, praticamente todos os fritos, das rabanadas, ás filhoses ou sonhos de natal não podem ser feitos com muita antecedência porque vão ficar demasiado duros, também alguns doces como torta de claras, molotof, farófias também não duram muito bem mais do que 1 ou 2 dias.
E já está, espero que tenham gostado das dicas e que experimentem algumas das receitas, ah e a receita da foto principal foi o nosso almoço de Natal, uma bela sela de borrego assada e claro um Feliz Natal!