É uma boa pergunta, a resposta do dicionário é que é um prato com uma consistência sólida que liga diferentes ingredientes por meio de um aglomerador (ovos, sangue, cereais, gelatina), podendo ser doces ou salgados.
Pois, nessa definição podemos hoje em dia incluir muitos pratos, a palavra em si vem do francês boudin e do latim botellus, o que significa “salsicha pequena”, isto é porque originalmente pudins eram enchidos, normalmente com um recheio liquido com sangue, gordura ou cereais algo que depois de cozido ia agregar os restantes ingredientes e criar algo mais sólido mas com uma textura esponjosa, só mais tarde é que apareceram os pudins doces e eu acho que estes ganharam o mesmo nome tanto pelo processo de cozinhar como por terem uma textura similar.
Hoje em dia pudins estão basicamente divididos em duas categoriais, os pudins clássicos, que podem ser assados, cozidos em água ou vapor, que podem ser doces ou salgados e os pudins mais modernos, mais cremosos, tendem a ser doces e a utilizar ingredientes mais modernos como amido de milho, gelatina, natas ou tapioca, que muitas vezes nem precisam de ser cozinhados e são muitas vezes servidos frios.
Na minha visão o que define um pudim hoje em dia acaba por ser a textura, porque temos receitas doces e salgadas que podemos definir como bolo ou salsicha, mas como é cozinhado para ter uma textura esponjosa e cremosa então é chamado de pudim, alguns tipos de bolos que são assados num banho-maria ficam com uma textura bem esponjosa e logo são chamados de pudins mesmo sendo praticamente um bolo, o mesmo se passa com coisas como arroz doce, leite creme ou papa maizena, dependendo da receita que é usada, se o resultado é mais liquido eu não chamaria de pudim, é um doce, mas se é uma receita mais rica e densa eu considero um pudim.
Um pouco similar a uma mousse, esta é um qualquer creme areado, logo se fizeres uma mousse de chocolate bem densa e cremosa, esta pode ser considerada um pudim, simplesmente porque não tem o ar suficiente para ter a textura de uma mousse.
Então o que é um pudim?
É qualquer prato com uma consistência sólida cremosa criada pela aglomeração de diversos ingredientes.
Estou certo? Errado? Digam da vossa justiça nos comentários! Até a próxima ;D
Adorei a pergunta e o texto quase filosófico acerca do pudim, e com a origem do nome que desconhecia. Concordo, vou pela consistencia, para classificar como pudim. Mas realmente nao é uma resposta fácil :)
Hehehe, é o que acontece quando alguém me pergunta algo demasiado geral que não consigo responder diretamente, :D Aliás estou a pensar em fazer uma secção do iguaria só para isso… perguntas e respostas!