Natal não é Natal se não tiver Aletria, ok hehehe estou a exagerar, mas é um daqueles docinhos que eu adoro pelo Natal, mesmo que durante o resto do ano eu diria que a minha escolha é quase sempre, primeiro arroz doce, seguido de leite creme, mas pelo Natal Aletria é o número 1 destacado, pode ser a versão mais rija de cortar a faca ou a mais cremosa como arroz doce, tanto faz ;D
Esta é mais outra variação da receita de Aletria de Cortar à Fatia, eu acho um doce perfeito para a mesa de Natal, muito porque ajuda a desenjoar tanto de todos os doces muito ricos como do açúcar e canela, eu sei tem um desenho por cima, mas é só um toque de canela, vamos a receita!
Receita de Tradicional Aletria Doce Rija
Tradicional Aletria Doce Rija
Receita bem típica de Aletria doce bem rija que podes cortar fatias, perfeita para a mesa de Natal.
Ingredientes
- Massa de Aletria – 150gr (Tipo Capellini ou Angels Hair)
- Açúcar – 200gr
- Manteiga – 100gr
- Leite – 900ml
- Gemas – 3
- Limão – 1 Casca
- Canela – 1 Pau
- Canela – Para Polvilhar
Instruções
- Começa por colocar uns 700ml de leite num tacho em lume médio com a casca de limão, pau de canela, manteiga e uma pitada de sal, deixa levantar fervura.
- Adiciona então a aletria em mãos esmagando esta um pouco e sempre mexendo para evitar que a aletria crie grumos, deixa a mistura ferver mais uns 3 minutos.
- Adiciona então o açúcar, e continuamente a mexer, deixa cozinhar mais uns 5 a 6 minutos, prova a aletria para ter a certeza que está tenra.
- Por fim bate os ovos com 200ml de leite, e deita estes em fio para a mistura de aletria, sempre mexendo.
- Deixa cozinhar pelo menos mais uns 3 minutos, sempre a mexer, mas sem deixar ferver, neste ponto quando estiver tudo saboroso, retira para uma travessa de servir e deixa arrefecer.
- Depois de fria podes decorar com uma pitada de canela, a aletria aguenta bem 1 a 2 dias de fora coberta de película aderente, e uns 5 dias no frigorífico, Bom Proveito e Feliz Natal!
Notas: Aletria doce tem várias receitas, mas uma forma simples de comparar receita é vendo se na receita a aletria cozida é escorrida ou não, isto é se a massa é cozida, escorrida e depois é preparado o doce então normalmente é uma aletria mais cremosa, se a aletria é cozida e não é escorrida então esta é provavelmente mais rija de cortar a faca, a razão é porque numa ao escorrer estamos a retirar todo o amido que saiu da massa, enquanto que no outro o amido vai estar todo incluído com o creme e logo vai ajudar bastante a tornar a aletria muito mais firme.
Se queres uma variedade mais rica, adiciona mais uma gema ou usa leite gordo.
Esta receita de Tradicional Aletria Doce Rija foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Posso fazer sem canela?
Claro que podes, mas nota que o aroma tradicional é com um toque de canela, se retirares a sobremesa vai ter só um aroma de algo entre massa e leite creme o que pode ser um pouco mais enjoativo eu diria sim tira a canela, mas troca por outra coisa, como uma especiaria ou mistura de especiarias como pumpkin spice ou talvez chocolate em pó ou um doce de fruta ou calda, Feliz Natal!
Aspeto delicioso, nunca pode faltar uma bela aletria pelo Natal! A minha receita é um pouco diferente, mais liquida.
Concordo mil % hehehe, uma mesa de Natal sem aletria não é … de certeza a minha mesa hahahahah, adoro! Mesmo que sou mais adepto das variedades mais rijas ;D Feliz Natal!