in

Como Fazer Arroz

como-fazer-arroz

Até parece que temos falta de receitas de arroz pelo Iguaria, mas arroz é um cereal extremamente versátil e pode ser cozinhado de diversas formas, se tens um conhecimento mais geral sobre todas as formas de cozinhar arroz correctamente, sempre que aparecer uma receita com arroz vais ter a capacidade de ajustar e modificar de acordo com o teu gosto.

Tipos de Arroz

Existem mais de 2.000 variedades comerciais e mais de 100.000 variedades descobertas, mas mesmo com cores diferentes desde preto, branco, amarelo, vermelho, castanho, basicamente existem 3 tipos, grão curto, médio e longo, sendo a regra geral que quanto mais curto o grão, mais mole e peganhento é o arroz, quanto maior, mais seco e rijo é o grão, isso é bom, porque dependendo da receita que tu queres fazer a escolha do tipo de arroz faz toda a diferença, como também a capacidade desse grão servir a receita, por exemplo fazer um risoto, arroz doce ou sushi com arroz agulha nunca vai sair bem.

Como Cozer Arroz ao Lume

  1. Podes adicionar o arroz diretamente na água, mas eu prefiro começar com uma panela no lume com um fio de azeite e 1 copo de arroz e fritar o arroz um pouco na panela, isso ajuda o arroz a ficar um pouco mais solto e com um sabor mais consistente que deitar água diretamente a este, também se adicionares alho, cebola, cenouras, toucinho, etc nessa altura o arroz toma melhor o sabor.
  2. Depois adiciona 2 copos de água a escaldar, seguido de um toque de sal, deixo levantar fervura, depois tapo e baixo o lume e não mexo até o arroz estar cozido, o que deve ser uns 20 minutos (depende do arroz, vale sempre a pena ler as instrucções na embalagem), quando tiver cozido de vez em quando adiciona uma colher de chá de manteiga que mexo mesmo na altura de servir.

Como Cozer Arroz no Forno

  1. Pré aqueço o forno a 175ºC
  2. Deito num pirex 1 copo de arroz, uma colher de sopa de manteiga, uma pitada de sal e pimenta, depois cubro tudo com 3 copos de água a escaldar, cubro com a tampa ou a alumínio e levo ao forno.
  3. Coze por uns 40minutos, depois retira do forno deixa esfriar uns 5 minutos e está pronto a ser comido.

Como Cozer Arroz no Micro-ondas

  1. No micro-ondas junta o arroz, manteiga, uma pitada de sal e pimenta e cobre com 2 copos de arroz, tudo numa embalagem de plástico ou que seja apropriada para microondas com cobertura.
  2. Leva ao micro-ondas durante uns 10 minutos á máxima temperatura, depois retira e vê, se ainda tiver liquido, dá mais 5 minutos, depois de já não ter água, retira e deixa esfriar uns 5 minutos e está pronto a ser servido.

Como Cozer Arroz numa Máquina de Cozer Arroz

  1. Máquina de arroz faz sempre arroz perfeito, bem perto disso, segue as instruções da máquina, é o ideal para fazer arroz tipo de sushi em que é importante o ponto perfeito do arroz, mas não utilizes para pratos mais delicados de arroz como risoto.
  2. Normalmente leva todos os ingredientes frios na máquina, a quantidade de arroz e a medida que de água que a máquina pede, e põe a cozinhar até a maquina dizer que está pronto.

Dicas para fazer um Arroz

  • Lavar ou não lavar o arroz – Se a receita pede que o arroz seja lavado então lava, quando se lava um arroz ele perde nutrientes e amido (o que torna o arroz peganhento), isso pode ser útil retirar se queres um arroz mais solto, leve e fofo, mas se a receita não o pede, não existe grande razão para lavar o arroz, especialmente arroz ocidental que normalmente antes de embalado já foi bem lavado.
    O processo normalmente envolve passar o arroz por várias água, tanto passando por água a correr com o arroz num escorredor, ou mergulhando em água, retirando a água e repetindo o processo mais umas 2 a 3 vezes.
  • Deixar de molho ou não – Algumas receitas, especialmente com arroz basmati pedem para o arroz ficar de molho (muitas receitas indianas), isso tem uma dupla função, primeiro limpa e retira bastante do amido do arroz, mas também começa o processo de hidratação do arroz, o que tende a criar um arroz muito solto.
    O processo é simples, põe o arroz numa tigela mergulhado em água por uns 30 a 60 minutos, depois escorre, passa por água mais uma vez rapidamente e está pronto a ser usado.
  • Cozinha até ao ponto – O arroz deve ser sempre cozinhado de forma a ficar tenro mas ainda ter uma boa textura, a exceção é quando fazes sobremesas ou arroz peganhento em que queres um arroz muito bem cozido e mole.
  • Não toques no arroz – Não existe nada pior que papa de arroz, isso acontece quando os grãos abrem e começam a dissolver, para evitar isto tens de por só o sal suficiente para ficar bom, tens de evitar mexer no arroz enquanto cozinha, quanto mais mexeres mais os grãos quebram, a não ser que seja esse o teu objetivo, como por exemplo para criar arroz peganhento ou estás a usar o arroz duro que aguenta bem ser mexido como o tipo Arborio (usado para risotos).
  • Usa uma panela grande ou frigideira grande – Tu precisas de espaço para o arroz cozinhar bem e por igual, não te esqueças que o arroz aumenta de volume enquanto cozinha.
  • Retira da fonte de calor – Depois de cozinhado, retira o arroz da panela ou sitio onde foi cozinhado, visto que o arroz vai continuar a cozinhar se continuar lá dentro e passar do ponto ideal.
  • Em caso de duvida segue a medida – É simples 2 medidas de água por 1 medida de arroz, cozinhado em lume brando, claro que existe exceções, mas na maioria dos casos isso vai criar um arroz bem cozido pela altura que a água é absorvida e evaporada.
  • Dá sabor com liquido – Se queres dar sabor ao teu arroz este vem sempre através do liquido onde o arroz é cozido, depois de estar cozido é muito mais difícil dar sabores ao arroz, mesmo fritando, logo usa caldos de galinha, de carne, junta liquido de cozer outras coisas em vez de água para um arroz mais aromático.

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Bom dia. Adquiri há pouco tempo um Forno Grill da marca Kitchen cook, só que nas instruções não fala que se podem fazer também bolos e outros doces. Gostaria que me informassem se posso fazer bolos, pão, broas, pudins, etc… Grata pela atenção dispensada.

    • Hummm já sabemos que fornos diferentes tem resultados diferentes, eu diria que um forno grill como conheço (que só tem uma fonte de calor em cima), dá para fazer praticamente tudo desde que atinja as mesmas temperaturas que a receita exige, no entanto como a fonte de calor só tem 1 direcção tens de ter cuidado nos doces que precisam de bastante tempo de forno, para biscoitos não faz diferença mas para um bolo é boa ideia cobrir o bolo com folha de aluminio, a mesma coisa com pudins (aliás com pudins era melhor uma tampa) fazes isso para proteger o doce do calor direto e assim não ficas com o topo do bolo queimado e o fundo ainda mole, mas no fundo tens é que experimentar com teu novo forno e descobrir quais as coisas que melhor consegues cozinhar com ele! Obrigado pela pergunta e boa sorte! :)

Deixa o teu comentário :)

Bolo Húmido de Laranja

Doce da Casa