Bacalhauuuuuu hehehe, o único peixe que chamamos de “amigo”, é mesmo uma situação estranha de amor intra-espécies :D O bom do bacalhau é que é…. bom para qualquer ocasião e como tal é perfeito para a Páscoa. Especialmente se segues a tradição de abster de carne pela Quaresma, aliás existem uns quantos pratos de bacalhau que são especificamente tradicionais pela Páscoa. Em algumas regiões, como em Coimbra ou Figueira da Foz, existe até uma tradição chamada de “enterro do bacalhau”, que celebra o fim das privações da Quaresma.
Por isso nada como partilhar uns deliciosos pratos de bacalhau! Neste caso nem estou a escolher em termos de popularidade é só a minha escolha pessoal e o género de pratos que acho que ficam bem para um Almoço Pascoal, logo não vão ver nenhum bacalhau á brás ou pratos mais simples de bacalhau, mesmo sendo deliciosos hehehe, vamos a isto, sem nenhuma ordem específica!
Receitas de Bacalhau para a Páscoa
Bacalhau à Zé do Pipo – Clássico prato de bacalhau, um pouco como o bacalhau com natas é um bom prato para a criançada e de acordo com o teu orçamento podes fazer este bem rico (com extra bacalhau) ou um pouco mais simples, de qualquer forma vai ser sempre 5 estrelas, especialmente se fizeres um puré de batata bem caseiro!
Torricado de Bacalhau – Clássico prato de bacalhau da região do Ribatejo, eu sei o aspecto é sempre um pouco … rústico? hehehe mas é dificil manter as postas de bacalhau intactas especialmente depois de grelhadas, mas é uma receita simples e absolutamente divinal!
Clássico Bacalhau com Natas – Eu adoro bacalhau com natas, é um pouco como bacalhau espiritual, um prato um pouco mais indulgente e decadente de bacalhau, não é dos pratos que recomende para a refeição semanal, mas para uma festa é perfeito! Toda a gente gosta, não é preciso cuidado com espinha e sempre consegues render bem o bacalhau!
Bacalhau Assado com Broa – Basicamente o bacalhau do Natal hahaha, bacalhau assado, bacalhau cozido, bacalhau neste caso com broa, são tudo pratos simples e deliciosos, não tem nada que saber e nesta versão como desfizemos o bacalhau, este não tem espinhas e volta a ser outra boa opção para a pequenada! ;D
Quiche Gratinada de Bacalhau – E porque não uma quiche, não dá trabalho nenhum e sempre é uma forma diferente de experimentar bacalhau, não só isso uma quiche não dá trabalho nenhum e é boa acabada de fazer ou fria no dia seguinte, logo podes por exemplo fazer no Sábado ao fim do dia e servir para o Almoço da Páscoa no Domingo.
Cebolada de Bacalhau no Forno com Batatinhas – Um dos bons truques para assar proteínas é por estas cobertas de outros legumes, tipo cebolas, pimentos, tomates, assim ao assar não só vai manter a proteína mais tenra e os legumes ganham aquele delicioso travo fumado do forno, e temos um exemplo aqui com este bacalhau assado com uma cebolada de legumes, a receita é super simples e o resultado final diz tudo hehehe.
E já está espero que tenhas gostado das recomendações, aqui entre nós existe uma receita que falta, que é um tradicional folar de bacalhau, mas como nunca fiz e esqueci-me este ano, fica para o próximo, hahaha mas deixo a dica :) e já agora a receita da foto do artigo é de uma deliciosa lasanha de bacalhau hehehe mais outra fusão, neste caso de cozinha italiana com a portuguesa, já agora qual é o vosso prato favorito para a Páscoa? Digam nos comentários ;D