in

Cachaço de Porco Estufado na Panela de Pressão

Praticamente zero trabalho a preparar e o resultado final é maravilhoso, carne super tenra, super saborosa, com um molho intenso, pronto a papar hehehe e podes usar os restos para croquetes, queques, rissóis, uma sandes, é daquelas coisas que não percebo porque é que não está no repertório de receitas de todas as famílias, nem é preciso o avô pôr os dentes hahahaha.

Vá eu não chateio mais :D O ideal é fazer na panela de pressão só para ser mais rápido e prático, mas podes fazer numa panela normal sem problemas, vai demorar o dobro do tempo e tens de ficar de olho para adicionar mais líquido se fôr preciso, mas fora disso, é mesmo só pôr tudo na panela e cozinhar, vamos então a receita!

Ah e no fim da receita vou adicionar mais uma dicas e variações, vamos a isto.

Receita de Cachaço de Porco Estufado na Panela de Pressão

Cachaço de Porco Estufado na Panela de Pressão

  • Doses: 8
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita bem simples de cachaço de porco estufado, mas lá por ser simples não quer dizer que não é absolutamente delicioso.

Ingredientes

  • Carne de Porco – +/- 2 kg Cachaço de Porco
  • Cebola – 2 Grandes
  • Cenoura – 2 Grandes
  • Alho – 4 Dentes
  • Vinho Branco – 250ml
  • Massa de Pimentão – 1 Colher de Sopa
  • Azeite – Um Fio
  • Paprika – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por descascar e fatiar a cebola em rodelas grossas, põe no fundo da panela de pressão, seguido da cenoura descascada e cortada em nacos grandes e os dentes de alho descascados com um fio de azeite e uma pitada de sal, leva ao lume sem pôr a tampa.
  2. Tempera o cachaço de porco com a massa de pimentão, paprika, pimenta e sal, massaja a carne para ficar bem coberta e depois leva este á panela de pressão.
  3. Junta o vinho branco, deixa levantar fervura em lume alto, depois fecha a panela de pressão (se a tua panela tiver ajuste, ajusta para a posição de fazer carne).
  4. Deixa levantar a pressão (quando começar a assobiar), baixa para lume médio/baixo e deixa cozinhar uns 30 (se fôr menos de 2kg ou se for um naco de carne mais longo e menos grosso) a 40 minutos (se fôr um naco como o meu, bem redondo e grosso).
  5. Quando tiver passado o tempo, desliga o lume e começa a libertar a pressão movendo o ajuste para a posição abaixo até não sair mais vapor e depois movendo para a posição seguinte repetindo até a última posição, só depois abrir a panela de pressão, se a tua panela de pressão for da antigas então com uma luva de cozinha retira a válvula, eu não gosto das técnicas de tentar baixar a temperatura da panela rapidamente pondo em água fria ou debaixo de água fria a correr, acho que isso funciona mas arriscas a fazer erros ou a deixar cair a panela ou a esquecer passos o mais seguro é sempre desligar o lume e deixar sair toda a pressão antes de mexer na panela.
  6. Prova o molho e a carne para ver se precisa de mais tempero e se a carne está tenra, se estiver, bom apetite!!!! Se não estiver não tem problema nenhum se a carne estiver quase no ponto, então leva ao lume mas sem levantar a pressão, se a carne ainda tiver bastante rija, então volta a pôr a tampa e levantar a pressão e cozinha mais um tempo em pressão até ficar bem tenro, bom apetite!
Notas: Eu fiz a receita mais rápida e prática, mas podes por exemplo antes de juntar os legumes, pôr um pouco de azeite no fundo da panela, e adicionar a carne temperada e fritar um pouco o exterior para dar mais aroma ao molho e a carne.

Podes trocar o vinho branco por cerveja, desde que seja uma cerveja leve ou se não tens, então a mesma quantidade de água com um cubo de carne ou galinha.

Nota que como a criançada ia comer, eu fui conservador nos temperos, mas adicionar, pimenta caiena, molho piri-piri, sriracha ou outros :) Ou até pimentão picante ou mais uma mão forte na pimenta pode dar um toque ainda mais aromático sem ser picante.

Podes também aproveitar o molho e uns restos dos vegetais e carne para fazer um arroz fantástico e aromático de porco ou desfazer a carne no molho para um recheio fantástico para sandes de “pulled pork” ou porco desfeito.

Esta receita de Cachaço de Porco Estufado na Panela de Pressão foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 6000 kcal・Gorduras: 400 g・Hidratos de Carbono: 150 g・Proteínas: 800 g

Deixa o teu comentário :)

Pernas de Frango Estufadas com Pimentos Chipotle

Truques e Dicas para Cozinhar com Panela de Pressão