in

Rabanadas à Antiga

O que dizer das rabanadas ou fatias douradas, são de longe um dos meus doces favoritos de Natal, são simples de fazer, baratas e têm aquele sabor típico da época Natalina, no entanto com estes anos todos a fazer pilhas de Rabanadas eu aprendi que nem todas as rabanadas são iguais ou deliciosas e mesmo sendo um doce simples de fazer este tem as suas particularidades, por isso nada como partilhar a receita clássica de rabanadas portuguesas mas ampliar com os meus truques e dicas para umas rabanadas topo de gama hehehe, mesmo como a vóvozinha fazia, mesmo à antiga!

Rabanadas começam pelo pão, o ideal é um bom pão com um miolo denso, a baguette para rabanadas, vendida em praticamente todo o lado durante a época é literalmente a melhor opção, como pão é assim-assim, mas como rabanadas, são divinais, só tens de deixar o pão secar uns 3 dias para ficar mesmo perfeito!

Depois tu queres um leite bem quente e bem aromatizado, quente porque vai ser absorvido melhor, queres as rabanadas bem embebidas no leite e com um bom aroma porque vai ser o contraste entre o exterior muito doce (do óleo e açúcar) com o leite aromatizado no interior que vai tornar não só a rabanada mais interessante, mas mais saborosa e menos enjoativa! Quanto melhor o contraste melhor a rabanada clássica, tu queres o exterior crocante e doce e o interior cremoso aromático e pouco ou nada doce.

Por fim dar tempo a fritura, não é para queimar, é para dourar, não é preciso cozinhar nada dentro, só tens de ter atenção ao exterior, quando este estiver dourado, então estão prontas, escorrer uns 30 segundos numa grelha de escorrer (é melhor que papel de cozinha), e depois passar bem enquanto ainda estão quentes pela mistura de canela e açúcar assim a mistura vai agarrar bem a cada rabanada e levar a uma travessa de servir, simples! Vamos então a receita! Feliz Natal!

Receita de Rabanadas à Antiga

Rabanadas à Antiga

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita portuguesa de rabanadas à antiga, simples, deliciosas e cremosas, nunca podem faltar em qualquer mesa de Natal em Portugal.

Ingredientes

  • Pão – 1 (Baguette para Rabanadas)
  • Ovos – 4 L
  • Leite – 1 Litro (Gordo)
  • Limão – 2 Cascas
  • Canela – 1 Pau
  • Canela – Para Polvilhar (1/4)
  • Açúcar – Para Polvilhar (3/4)
  • Óleo de Girassol – Para Fritar
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por comprar o pão uns dias antes de fazer a receita, corta este em fatias grossas, muita gente diz um dedo, mas para mim o ideal são 2 dedos (vê as fotos, por vezes até corto quase 3 dedos), eu gosto de cortar um pouco na diagonal para criar fatias maiores e com mais superfície, depois de cortado deixa no saco, num sitio seco.
  2. Passado uns 3 dias, está na altura de fazer as rabanadas, num pequeno tacho aquece o leite com as cascas de limão e o pau de canela, deixa o leite ficar bem quente mas não a ferver, tu fazes isto para infundir o leite com os aromas, depois pôe uma parte destes num prato largo e fundo (vais ter de ir adicionando mais na taça).
  3. Bate os ovos, tempera com uma pitada de sal e dispõe estes num prato largo e fundo.
  4. E num terceiro prato largo e fundo junta a canela e açúcar, a proporção é 1/4 de canela para 3/4 de açúcar, isto é para cada 4 colheres cheias de açúcar, adiciona uma colher cheia de canela, mistura bem.
  5. Por fim prepara uma grelha para escorrer (ou uma travessa forrada de papel de cozinha), uma travessa para servir e uma frigideira larga e alta com o fundo coberto de óleo, a quantidade é mais ou menos 2/3 da profundidade de cada rabanada, logo mais ou menos 2 dedos de óleo (que podes ter de adicionar um pouco a meio da fritura).
  6. Leva a frigideira com óleo ao lume médio, deita um bocadinho de pão no óleo quando o pão começar a borbulhar o óleo está pronto (+/- 180ºC se tiveres um termometro alimentar).
  7. Passa cada fatia pelo leite, trata cada fatia como uma esponja, vira umas vezes e espreme ligeiramente o pão, ao fazeres isso podes notar se o pão está bem embebido ou se ainda está seco por dentro.
  8. Quando estiver bem embebido, retira do leite, deixa escorrer um pouco na tua mão, passa ambos os lados pelo ovo batido e depois põe a fritar no óleo, repete até ateres 2 ou 3 fatias a fritar no óleo, não ponhas demasiadas fatias ao mesmo tempo.
  9. Quando um lado da rabanada estiver dourado, vira e frita o outro lado, até ambos os lados estarem bem dourados, depois retira do óleo e pôe a escorrer numa grelha de escorrer ou papel de cozinha.
  10. Passa mais 2 ou 3 fatias pelo leite quente e ovo e leva a fritar, enquanto fritam retira as rabanadas escorridas e passa estas pela mistura de canela e açúcar, passa generosamente por ambas as faces e lados, depois dispõe numa travessa para servir, repete todo o processo até não teres mais pão, vais ter de adicionar mais leite quente ao prato ou por vezes até bater mais um ovo ou mais açúcar e canela isso é normal, por vezes sobra outras vezes tens de adicionar mais e já está, no fim ficas com uma pilha dourada e deliciosa, Feliz Natal!
Notas: Claro que existem milhares de receitas de rabanadas e variações com todo o género de caldas, é só seguir a ligação se queres mais inspiração, mas para as rabanadas tradicionais, esta é a receita a seguir!

Boas Alternativas para a Receita de Rabanadas: Pão de Baguete para Rabanadas – Pão de Forma de Padaria, qualquer pão branco com um miolo denso. Leite Gordo – Podes Usar Leite Magro ou se não podes, Leite sem Lactose ou qualquer outro Leite Vegetal. Limão e Pau de Canela – Algumas pessoas usam casca de laranja ou baunilha. Açúcar – Açúcar Amarelo Açúcar e Canela – Todo o género de doces, xaropes, mel e caldas. Óleo de Girassol – Usa outro óleo com pouco aroma, óleo vegetal, óleo canola, milho e soja.

E sim já me aconteceu um dia antes de preparar as rabanadas o pão estava com bolor, é uma daquelas coisas, fui comprar outro pão e fiz umas rabanadas com um pão menos seco, é daqueles sacrifícios que temos de de fazer para ter rabanadas perfeitas hehehe e sim quando um pão tem um pouco de bolor é tudo para o lixo, o bolor que vês é uma parte pequena, não vale a pena aproveitar!

Esta receita de Rabanadas à Antiga foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3500 kcal・Gorduras: 140 g・Hidratos de Carbono: 450 g・Proteínas: 90 g

Deixa o teu comentário :)

Folhados de Queijo Creme Doce com Nozes e Mel

Purin Pudim de Ovos Japonês