in

As Melhores Tábuas de Cortar para a Cozinha

Pediram-me uma recomendação de tábua de cozinha qual é a melhor e tal, mas essa não é uma pergunta assim tão simples, porque não é só o tipo de material da tábua, é também os formatos.

Na cozinha, uma tábua tem influência em coisas como a durabilidade das facas, na forma de cortar, na higiene da cozinha até só para apresentar, claro que não estou a dizer que deves ter 20 tábuas diferentes, apenas que é difícil uma ser boa para tudo, logo a escolha da tábua deve ser se calhar mais focada na utilidade, dai que vou falar das tábuas mais comuns e dar a minha opinião em quais acho que são as melhores opções e como devem ser tratadas.

Mas se querem saltar a esta parte e ir directo a recomendação eu diria uma ou duas de madeira (em especial boa madeira que seja densa e tenha boas propriedades anti-microbiais), uma maior e uma mais pequena, para uso diário e/ou apresentar e uma de pedra/vidro para cortes mais suaves, apresentar ou amassar massas/chocolates, mas de notar que eu cozinho bastante e tenho que apresentar a comida por vezes na tábua para ficar mais bonito ;D

As Melhores Tábuas de Cozinha

Tábua de Madeira – Eu vou incluir aqui também as tábuas de bambu (estas são muito similares com as tábuas de madeira, apenas são mais leves e têm tendência a ter uma vida mais curta), aqui o importante é o tipo de madeira e o corte, isto é algumas madeiras são melhores que outras, aguentam melhor os cortes e são mais densas e logo mais higiénicas, madeiras mais densas são o melhor, tábuas de madeiras mais moles tendem a ser mais baratas e durar muito menos tempo.

O corte é a posição da tábua em relação ao grão da árvore também é importante, tu queres ver linhas o mais diretas possíveis, se vires uma tábua com linhas aos zigzages pode ser bonito mas é uma má tábua, o bom é que existem todos os tamanhos e formatos, podes arranjar uma mais pesada e rija para cortar e outra mais leve e bonita para servir, podes comprar umas quantas pequenas só para fazer cortes pequenos, tens muito por onde escolher.

Estas são boas para praticamente todos os usos desde cortar a servir, em caso de dúvida é sempre uma boa escolha, mas se não são tratadas corretamente não duram para sempre.

Tábua de Aglomerado/Compostos – Estas são tábuas que usam uma mistura de madeira e resinas para criar algo com a textura de madeira mas a conveniência das tábuas de plástico, o bom destas tábuas é que são lavadas com facilidade, tem uma boa protecção higiénica e são menos agressivas com as facas, similar a tábuas de plástico podes fazer em que formato e grossura que quiseres não estás limitado pela qualidade ou formato da madeira.

Este género de tábua é excelente, são normalmente mais caras e menos bonitas que tábuas de madeira mas têm uma boa performance, perfeitas mais para cozinhar do que servir.

Tábua de Vidro – Estas são similares às de pedra, no uso e utilidade, têm de ser feitas de vidro temperado, assim se partirem não magoam ninguém seriamente, são higiênicas, mas também são bastante duras, logo vão danificar sempre a faca e tornar esta menos afiada rapidamente, como também é uma superfície mais escorregadia em especial se o ingrediente estiver molhado, logo têm que se cortar com algum cuidado.

Boas para servir e para usar em padaria e pastelaria com massas e chocolate, mas eu não acho que são agradáveis para cortar, fazem barulho, são demasiado escorregadias e danificam mais rapidamente as facas.

Tábua de Pedra – Quase sempre o material preferido é mármore e se é bom para uma bancada, é bom para uma tábua, o que é verdade, boas propriedades higiênicas, mas muito duro, logo não é bom para as facas, também como a de vidro é escorregadio o que torna importante um pouco mais cuidado a cortar.

Um pouco como as de vidro, se a laje de mármore fôr fina até pode ser mais bonito para servir, mas na generalidade é melhor para uso em padaria para amassar ou pastelaria para trabalhar com chocolate ou caramelos.

Tábua de Plástico – É excelente, podes ter várias cores, é resistente a temperatura, não é demasiado agressivo com facas, tem boas propriedades higiênicas, o unico senão é que cria mais microplásticos que inevitavelmente vão parar na comida, eu diria que num ambiente profissional são a escolha acertada, é preferível uns microgramas de plasticos do que contaminação, mas num ambiente caseiro não é a minha recomendação.

Se não fosse o pequeno problema dos microplásticos seria a minha recomendação, de notar que não deixa de ser uma excelente tábua para cozinha e pode ser usada para praticamente todo o género de preparaçoes e cortes.

Tábua Flexível – De silicone ou borracha, estes são bastante bons quando queres cortar coisas quentes mas de notar que são muito fáceis de cortar e fazer marca, porque são matérias muito menos resistentes que facas o que quer dizer que mesmo tendo boas propriedades higiênicas, facilmente fazes cortes que vão permitir a bactérias residir mais facilmente na tábua.

Eu gosto destas especialmente para massas, muito porque se forem de silicone, estas resistem bem a altas temperaturas, logo podes moldar diretamente no tapete de silicone e levar diretamente para o tabuleiro e forno, mas para cortar não são as melhores.

Dicas e Truques com Tábuas de Cozinha

Usar Tábuas com Diferentes Cores – Especialmente numa cozinha profissional para evitar contaminação o ideal é usar tábuas com cores diferentes, tipo verde é para vegetais, vermelho é para carne, azul é para peixe, branco é para pão, amarelo para aves e por aí fora.

Usa Formatos Diferentes para usos Diferentes – Uma tábua redonda é perfeita para servir, uma retangular é boa para todos os usos, mas uma quadrada pode ser ideal para cortar alimentos mais quadrados como queijo, manteiga e uma tábua oval pode ser ideal para cortar pão.

Não Mergulhar Tábuas de Madeira em Água – Ou deixar mergulhado em água, isso tende muitas vezes a deformar a tábua especialmente se esta fôr composta de várias peças coladas ou de composto de madeira.

Algumas Tábuas Precisam de Manutenção – Todas as tábuas precisam de ser bem limpas e desinfectadas entre uso, mas algumas também precisam de alguma manutenção, depois de comprar é boa idea ver na net qual é a manutenção recomendada para o tipo de matéria ou o tipo de madeira, isso inclui se a madeira tem rachas grandes ou deformações, é necessário voltar a alisar a tábua ou deitar fora.

Não Recomendo, Tábuas de Metal ou Aço Inoxidável – Normalmente são bem grandes e algumas até encaixam na bancada, mas essas mesmo sendo excelentes, são muito agressivas com as facas, tens de afiar as facas constantemente, também têm tendencia a ser escorregadias e logo perigosas se não tens cuidado, compreendo que podem fazer sentido em certos contextos, não valem a pena para um ambiente domestico.

E já está! Então que género de tábuas é que tens na tua casa e quais são as tuas favoritas?

Deixa o teu comentário :)

Sopa Cremosa de Agrião

Lista de Enchidos Tradicionais Portugueses