O que não falta em Portugal é enchidos, temos uma panóplia sem fim de morcelas deliciosas para degustar hehehe, nesse sentido nada como partilhar alguns dos enchidos mais comuns e os usos mais habituais para cada um, bem sem ser comer diretamente, de notar que se juntar variações e enchidos regionais a lista passaria facilmente de uma mão cheia a umas centenas, por isso vou-me cingir mais por os enchidos que consegues encontrar facilmente em qualquer supermercado, mercado ou talho e não tanto em iguarias mais regionais.
Caso não saibam um enchido é uma mistura de carne, gordura, temperos e, por vezes, outros ingredientes, que é depois metido numa tripa natural ou artificial e levada a secar e muitas vezes fumar, esta claro é uma técnica mais que conhecida para preservar carne, em especial para garantir que quando chegassem os meses mais frios ias ter sempre carne, por que nesses meses não é possível ou prático matar um animal (porque no inverno estes também vão estar muito mais magros).
O processo que preserva o enchido é a combinação da salga, o sal é um dos ingredientes clássicos para preservar comida, reduzindo a humidade e criando um ambiente hostil a bacterias e microorganismos, juntando a isso tens a secagem que vai remover ainda mais a humidade e impedir a proliferação de bactérias e fungos e por fim o fumo que dá acima de tudo aroma, mas também cria um ambiente pouco propício para microorganismos, de notar que enchidos modernos tendem a incluir também conservantes como nitritos ou nitratos para melhorar a côr dos enchidos e claro aumentar a qualidade, segurança alimentar e prazo de validade.
Os enchidos em geral são uma daquelas coisas que, em Portugal, acabam sempre por aparecer como petisco e comido diretamente ou parte de um prato, claro que hoje em dia, os enchidos já não são só uma questão de necessidade, mas continuam a fazer parte dos aromas e sabores da gastronomia portuguesa e como tal nada como falar dos melhores enchidos do mundo ;D
Enchidos Tradicionais de Portugal
Chouriço de Carne: Ou simplesmente chouriço, este é um dos enchidos mais populares em Portugal. Feito com carne de porco, gordura, alho, sal e pimentão, o chouriço de carne tem um sabor intenso e um aroma inconfundível. É ótimo para praticamente tudo, de grelhar, assar ou cozinhar em pratos como feijoadas, cozidos à portuguesa ou até em sandes. Também é famoso pelo “chouriço assado com álcool”, onde se coloca o chouriço num prato com álcool e se ateia fogo para o aquecer e no famoso pão com chouriço ou uma bela Bolonhesa com Chouriço.
Também incluo aqui o chourição, basicamente um chouriço grande que torna mais fácil de cortar e criar fatias grandes e finas, bom para fazer sandes, mas basicamente são o mesmo que um chouriço, apenas muda o formato, também é importante notar que tal como no Brasil praticamente todos os enchidos podem ser chamados de linguiça, em Portugal praticamente todos os enchidos podem ser chamados de chouriço.
Linguiça: A linguiça é um enchido fino e comprido, feito com carne de porco, gordura, alho, vinho e especiarias. Tem um sabor suave e é muitas vezes usada em cozinhados, como arroz de linguiça ou feijão frade. Também é ótima para grelhar e servir com batatas ou saladas. Esta normalmente têm duas variedades uma simples e uma mais picante. Experimenta estas Empadas com Frango e Linguiça.
Farinheira: A farinheira é um enchido típico da região do Alentejo, feito com gordura de porco, farinha, pimentão, alho e vinho. Tem uma cor alaranjada e um sabor doce e fumado. É muito usada em pratos como cozido à portuguesa, arroz de farinheira ou simplesmente frita com ovos, uma combinação clássica e deliciosa. Podes experimentar aqui um belo Pão Cremoso de Farinheira.
Alheira: A alheira é um enchido único, pensa-se que foi originalmente criado pelos judeus em Portugal para disfarçar o consumo de carne de porco. É feita com uma mistura de carnes (como frango, peru ou coelho), pão, alho e especiarias. Tem um sabor suave e é normalmente grelhada ou frita, servida com batatas cozidas e legumes. É um dos enchidos mais versáteis e apreciados, mas nunca é comida crua é sempre cozinhada. Experimenta estes Croquetes de Alheira.
Bucho: O bucho é um enchido feito com o estômago do porco, recheado com carne, gordura, alho e especiarias. Tem um sabor forte e é normalmente usado em cozidos ou feijoadas, onde adiciona um sabor rico e intenso ao prato. De notar que existem diversas variações com diferentes recheios, algumas versões levam arroz outras levam carnes como se fosse um chouriço.
Morcela: A morcela é um enchido feito com sangue de porco, gordura, cebola, arroz ou migas de pão e especiarias. Tem um sabor rico e é muitas vezes usada em cozidos à portuguesa ou feijoadas. Também é ótima grelhada ou frita, servida com batatas ou ovos.
Paio do Lombo: O paio do lombo ou só paio é um enchido feito com lombo de porco, alho, sal e pimentão. Tem um sabor suave e é normalmente consumido fatiado, em sandes ou como petisco. Também pode ser grelhado ou usado em pratos como arroz de pato. É uma boa alternativa a fiambre ou chourição, porque podes fatiar finamente. Experimenta estes Folhados de Paio ;D
Presunto: O presunto é um enchido curado, feito com a perna do porco, salgado e seco durante meses. Tem um sabor intenso e é normalmente consumido fatiado fino, como entrada ou em sandes. É um dos produtos mais emblemáticos da gastronomia portuguesa, especialmente o presunto de Chaves ou o de Barrancos. Que tal uma bela Sandes de Presunto!
Salpicão: O salpicão é um enchido curado, feito com carne de porco, gordura, alho, vinho e especiarias. Tem um sabor forte e é normalmente consumido fatiado, como petisco ou em sandes. Também pode ser usado para temperar pratos como arroz ou feijão. Podes experimentar num fantástico Folar de Valpaços!
E já está, espero que agora quando derem uma passagem pelo supermercado, ponham no cesto uma destas iguarias ;D Já agora qual é o vosso enchido favorito?