Açúcar de baunilha é um daqueles ingredientes que aparece montes de vezes mas acaba por ser difícil de encontrar nas lojas, mas açúcar de baunilha não é nada complicado de fazer, e fazendo em casa tens a vantagem de ajustar.
O rácio básico é de 1 vagem por cada 100gr de açúcar, mas eu prefiro 1 vagem por cada 200gr de açúcar e como vou reciclando vagens (tiro as sementes para outros preparados mas depois acrescento a vagem para o meu extrato de baunilha ou o meu açúcar com baunilha) vou sempre melhorando o sabor, de qualquer forma eu gosto do meu açúcar com um toque a baunilha e não um sabor super forte.
Assim posso usar em mais preparados ou diretamente polvilhado por cima de tartes ou bolos sem ter um sabor demasiado forte a baunilha :)
A preparação de açúcar baunilhado é simples, aqui vão as instruções:
Precisas de açúcar branco (podes usar outros açúcares, mas com o branco notas melhor se precisas de acrescentar mais ou se tem demasiada baunilha), precisas de vagens de baunilha e uma faca afiada.
1. Despeja o açúcar desejado para um frasco.
2. Vais cortar as vagens ao comprido, depois com a parte detrás da faca vais raspar as sementes, deita as sementes para dentro do açúcar, corta a vagem em 4 partes e deita ela também para dentro do açúcar.
3. Repete o processo até teres todas as vagens que queres no açúcar, mexe depois fecha o frasco e agita a mistura e já está!
O açúcar vai preservar bem as vagens e as sementes, por isso na tens de preocupar com a validade, e depois enquanto fores gastando vai acrescentando mais vagens e mais açúcar.