in

Como Fazer Caldo de Peixe

Caldo-de-Peixe

Caldo de peixe não é um bicho de sete cabeças, sim tu podes usar caldo de peixe comercial e muitas vezes para pratos nem precisas mesmo de caldo de peixe (aguas de cozedura é o suficiente para dar o sabor e umami necessário á receita), mas isso não muda o facto de um caldo de peixe ser algo delicioso e fácil de fazer.

Eu tendo a fazer caldo de peixe quando tenho muitas espinhas e cabeças, ou quando vou á peixeira pedir uns filetes de salmão e peço para trazer a pele e espinhas (o que muitas vezes quer dizer que acabo por levar mais umas espinhas que a peixeira tenha acabado de tirar), por isso para mim caldo de peixe é como restos, quando tens aproveitas, se não tens usas o comercial :)

Um caldo de peixe é basicamente como qualquer caldo, usas espinhas e partes menos querias do peixe, cozes tudo com uns aromáticos e filtras, o caldo em si podes depois usar numa panoplia de receitas, desde ensopados, sopas, arroz de marisco, arroz de peixe, caldeiradas, em qualquer prato que precise de um toque do sabor do mar!

Nota que esta é uma receita base, claro que podes trocar peixes ou se não tens cenoura não precisas de usar ou tens um pouco de alho francês, usa isso, esta receita é mais para perceber os passos, visto que utiliza carcaças de peixes, peixes diferentes criam caldos diferentes…

Receita de Caldo de Peixe

Ingredientes

Instruções

  1. As carcaças neste caso incluíam espinhas de salmão e robalo, as cabeças dos robalos e a pele do salmão, tudo isso especialmente a espinha do salmão trazia ainda bastante carne, mas podem sempre a fazer um caldo incluir um peixe inteiro, depois aproveitam o peixe que sobra cozido para fazer uma massada ou outro prato em que o peixe fica um pouco desfeito.
  2. Começa o caldo de peixe por lavar as carcaças de peixes, retira partes que aches que fiquem mal e toma atenção para não incluir entranhas ou escamas no caldo, cabeças não tem problema!
  3. Leva tudo a uma panela larga e acrescenta os restante ingredientes, corta em pedaços pequenos (mas não picado) a cebola, cenoura e o alho, junta tudo na panela com a folha de louro e uma pitada de grão de pimenta verde (nota que eu não adicionei sal, nunca se adiciona sal a um caldo tu queres este sem sal para quando fores usar poderes ajustar o sal de acordo com os ingredientes, se fores fazer um caldeira de raia pões mais sal que se fores fazer uma caldeirada de bacalhau).
    Espinhas-Carcacas-Aromaticos
  4. Enche a panela de água só até cobrir os ingredientes, leva a um lume médio, tu queres que o caldo se forma lentamente, não deixes ferver, mas deixa a cozinha borbulhando lentamente por uns 30 minutos.
    Cobrir-com-Agua-Levar-ao-Lume
  5. Dependendo dos peixes pode fazer muita espuma, usa um pequeno escoador ou até uma colher para ir retirando o excesso da espuma.
  6. Passado os 30 minutos, retira do lume e escoa o caldo, dependendo dos restos, podes aproveitar para fazer outra receita, eu fiz uma omelete com os restos e mais pimentos vermelhos :)
    Separar-o-Caldo-de-Peixe
  7. Deixa arrefecer e por fim deita em caixas que fechem hermeticamente, podes guardar no frigorífico por 1 semana ou no congelador até 2 meses.
    Caldo-de-Peixe-Feito

Nota: Podes mudar os temperos do caldo, apenas escolhe ingredientes e especiarias que complementem o caldo, sabores suaves que não se sobrepõem ao sabor delicado do peixe.

Informação Nutricional

Tempo: 40 Minutos・Dificuldade: Média

Deixa o teu comentário :)

Pão de Alho no Forno

Hambúrguer Duplo com Queijo