Afiar facas não é só uma questão de aumentar a vida útil das tuas facas, quanto mais afiadas estiverem as tuas facas mais seguras elas são, muitos dos desastres com facas na cozinha é devido a estas não cortarem com segurança e fiabilidade, escorregam e cortam os dedos, se uma faca está afiada ela vai sempre cumprir perfeitamente a sua função.
Então que facas afiar? Existem diferentes tipos de facas com diferentes tipos de lâminas, lâminas serradas, com curvas pronunciadas, sem gume (como cutelos) não devem ser afiadas ou pelo menos não com uma pedra de amolar como vou explicar em seguida, este género de facas são especializadas como também certas tipos de facas como de cerâmica ou certo tipos de metal que não podem também ser afiadas desta maneira, mas no geral se a lâmina for normal e de metal então podem ser afiadas desta forma sem sem problemas.
Utensílios para Afiar Facas
Pedra de Amolar, de preferência uma moderna como a minha com duas superfícies uma mais grossa para retirar metal e outra mais fina para aperfeiçoar e afiar o gume, esta é uma pedra de água, existem também pedras de óleo mas as de água são simples de operar, baratas e funcionam bem.
Ferro de Afiar, também chamado de sharpening iron ou honing iron, muitas vezes vem como parte de conjuntos de facas.
Pano de Cozinha, para não ficar tudo sujo e ajudar a pedra a não escorregar.
Caixa de Plástico ou Tigela, para encher de água e mergulhar a pedra e depois para teres água para ir lubrificando a pedra.
Papel de Cozinha e Folhas de Papel Comum, para ir limpando as facas e para veres se as facas estão bem afiadas.
Processo para Afiar uma Faca
Começa por olhar para a faca e ver em que estado está o gume, se saltou algum pedaço de metal, se a lâmina tem alguma curvatura, de seguida testa a faca tentando cortar um pedaço de papel, nada de tentar cortar serrando, experimenta ver se a faca consegue cortar a folha sem grande resistência, se a faca tem bom aspeto e corta uma folha com facilidade então esta não precisa de ser afiada por agora, se tem algum problema então está na altura de afiar.
Agora agarra no ferro de afiar e põe este no meio da toalha para não escorregar, podes fazer isto com as tuas facas quando quiseres e quantas vezes quiseres, muitos chefes inclusive fazem todas as vezes que agarram numa faca para usar, um ferro de afiar não afia uma faca o que faz é ajudar a endireitar a lâmina, uma lâmina direita corta sempre melhor.
Agora vais deslizar a lâmina num ângulo entre 30 e 40 graus (depende da lâmina, uma mais fina queres um ângulo mais curto, uma mais larga um ângulo um pouco maior, mesmo que o mais importante é tentares manter o mesmo ângulo de um lado e de outro da faca), desliza como se tivesses a tentar cortar uma lâmina do ferro, depois põe a faca do outro lado e repete para fazeres ambos os lados da faca, repete umas vezes e olha para o gume, repete as vezes que precisares até achares que o gume está direito, neste caso e se a faca já cortou razoavelmente bem podes tentar cortar outra vez e ver se melhorou e se a faca precisa mesmo de ser afiada.
Se a faca precisa mesmo de ser afiada começas o processo mergulhando a pedra de amolar em água e deixa esta borbulhar e absorver bem a água, quando parar de borbulhar quer dizer que já absorveu toda a água que podia e está bem lubrificada, no entanto não te esqueças que tens de ir adicionando água a superfície da pedra de tempos em tempos enquanto usas a pedra.
Parou de borbulhar, está pronta para ser usada.
Esta pedra trazia uma base de plástico, mas se a tua não trouxer usa um pano, eu gosto de usar ambos porque assim também não tenho que molhar toda a mesa.
Começa por escolher o lado grosso da pedra ou se tiveres várias pedras a pedra mais grossa, visto que o primeiro passo é simplesmente retirar suficiente metal da lâmina para a torna equilibrada e lisa para depois poderes apurar o gume e afiar a faca.
Agora escolhe um dos lados e dispõe a lâmina num ângulo entre 5 a 20 graus, olha para o gume da lâmina, se o gume é mais elevado escolhe um ângulos que melhor ajuste, como podem ver na foto o ângulo que escolhi era o ideal para aquele gume, claro que isso é tudo uma questão de experiência, ao trabalhares com a pedra e diferentes facas vais aprender rápido qual o ângulo que deves usar, isso é importante porque se escolheres um ângulo demasiado curto ou largo vais demorar muito mais tempo a obter quaisquer resultados porque em vez de apurar um gume que já existe estás a tentar criar um novo.
(Podes carregar na foto para ver com mais detalhe)
Num só movimento raspa a faca pela superfície da pedra, faz 3 vezes para um lado e depois vira e faz no sentido contrários 3 vezes, repete o processo as vezes que forem precisas até achares que a lâmina já foi delapidada o suficiente, também nota que se a faca for demasiado grande o ideal é pores os dedos da tua outra mão por cima do lado da faca para ajudar esta a deslizar com segurança sobre a pedra, o importante aqui é deslizares num movimento seguro e firme, não é preciso ser rápido apenas preciso, rapidez ganhas com experiência!
Vai deitando água na pedra com as mãos para a manter sempre lubrificada, quando achares que a pedra tem demasiado deposito (de raspar), usa papel de cozinha ou outro pano para limpar a pedra e volta a lubrificar com água.
Se a faca tiver um ângulo difícil de passar na pedra ou é demasiado longa faz primeiro o corpo da lâmina e depois faz a ponta em movimentos separados.
Vai inspecionado o gume de tempos em tempos para ver o progresso e que áreas precisam de mais trabalho.
Quando achares que o gume já está no ponto, então está na altura de afiar , vira a pedra, deita um pouco de água em cima e repete o processo agora no lado de apurar o gume, neste lado em principio e se afiaste bem no lado mais grosso só precisas de umas quantas passagens de cada lado para gume ficar super afiado.
Repete o processo, sempre lubrificando a pedra.
Só uma nota para verem a quantidade de deposito que vai criando, que tem que limpar de tempos em tempos.
Por fim, limpa a faca com água e um pouco de papel de cozinha ou pano e tenta cortar uma folha de papel comum, se a faca penetrar a folha sem problemas então está afiada, se a faca penetrar mas não cortar muito bem se calhar só precisa de umas quantas passagens no lado mais fino para apurar, se a faca não penetrar nada tens de voltar ao lado grosso e delapidar um pouco mais o gume.
E já está! Parece complicado mas não é assim tanto, também não é nada de ter medo, se fizeres incorretamente (usas um mau ângulo) podes sempre voltar a tentar e afiar quantas vezes mais quiseres até ficarem perfeitas e com experiência fazes isto num instante, eu por aqui como também tenho muitas facas acabo por afiar cada 2 meses e a maioria das facas só preciso de usar o lado mais fino e ficam perfeitas!
Também como demora o seu tempo eu vejo esse trabalho um pouco como um momento zen em que estás focado a criar algo e a melhorar a tua técnica de afiar as tuas facas, de trazer elas de volta a vida… e sim depois passado uns anos torna um pouco difícil deitar aquela faca fora hehehe :)
Notas e Dicas
- Se fores afiar várias facas ao mesmo tempo como eu faço normalmente o ideal é fazeres cada passo para cada faca de cada vez em vez de fazeres todos os passos para cada faca, é muito mais eficiente, afiar todas com a o lado grosso e depois afiar todas com o lado fino (mesmo que tenhas que repetir uma ou outra faca mais tarde).
- Para manter a pedra amolar boa de tempos em tempos é importante alisar a pedra, podes fazer isso esfregando contra outra pela de amolar ou numa superfície plana de cimento, é só molhar a pedra e a superfície e esfregar com força umas quantas vezes para a pedra ficar lisa outra vez.
- Usa tábuas de cortar de madeira ou plástico, estas vão proteger a lâmina das facas no dia a dia melhor que usares pratos, vidro, pedra ou outra superfície para cortar.
- Sim a qualidade das facas é importante, uma faca que quando compraste estava super afiada e conseguia passar por papel sem dificuldade é uma faca que consegues afiar com mais facilidade que uma faca que quando compraste não tinham um grande gume e não cortava muito bem.
- Guarda as facas em blocos de madeira ou penduradas porque em gavetas elas tendem a esfregar a lâmina contra outras coisas e danificar ou perder o gume mais rapidamente.
- Facas de cerâmica só podem ser afiadas em afiadores específicos ou pedras de amolar de diamante, só vale a pena se tiveres muitas facas de cerâmica.
- Facas duram mais tempo se forem lavadas a mão e deixadas a secar, lavar na maquina de louça diminui o tempo de vida de uma lâmina e do seu cabo.
- Também facas tradicionais portuguesas (cabo de madeira, lâmina fina de metal) são super fáceis de afiar mas também não mantém o seu gume durante muito tempo, dai se calhar a razão pelos afiadores de facas terem tido tanto trabalho durante estes anos todos :)