Já que estamos numa de fazer hambúrgueres eu notei que estava a dar demasiadas notas na receita do big mac caseiro, por isso nada como compilar aqui os melhores truques e dicas para fazer hambúrgueres deliciosos e perfeitos em casa :)
- Escolham a vossa Carne! – Claro que podem comprar hambúrgueres já feitos, carne picada já moldada ou carne picada já picada, mas querem saber??? Um dos melhores truques é escolherem a carne que querem picar, eu já falei nisso nas dicas sobre os talhos, vão ao talho e escolham uma peça e peçam para picar, se tem duvidas é para isso que serve o talhante e a maioria das vezes vai sair mais barato e mais saudável que comprar já feito, dica extra! Muitos talhos tem maquinas para moldar hambúrgueres, podem pedir para picar e moldar sem nenhum custo extra!
- Escolhe uma carne com 20% de Gordura – De onde é que vem essa percentagem? É só uma daquelas regras de olho, tens é que escolher uma carne que tenha um nível saudável de gordura, 20% é uma boa margem para um hambúrguer, se fizeres por exemplo hambúrgueres com carne sem gordura o hambúrguer vai ser duro e saber a bife não vai ser muito doce ou suculento, agora se tiver 50% de gordura ele vai ao cozinhar começar a derreter toda a gordura e começar a desfazer vai ter o sabor horrível, uns 15 a 20% é o suficiente para o hambúrguer manter a forma e mesmo depois de cozinhado (onde se perde gordura e água) ter ainda alguma gordura para dar sabor e suculência, podes sempre ajustar ao teu gosto e se fores adicionar coisa com gordura como bacon podes cortar na gordura tem tudo haver com o equilíbrio e sabor final.
- Experimenta diferentes tipos de Carnes – Experimenta combinar porco com vaca ou cortes diferentes de vaca ou salsicha com vaca, tal como almôndegas a carne de um hambúrguer pode ser ajustada ao teu gosto, se fizeres um hambúrguer com 80% carne de vaca e 20% chouriço tem um sabor completamente diferente e interessante.
- Manusear o menos possível a Carne – Isto inclui pressionar, espremer, quanto mais espremeres a carne mais esta vai ficar dura, tu queres que tenha o máximo de ar dentro do hambúrguer sem este se desfazer, logo o processo é retira um pedaço de carne picada e molda num hambúrguer tentando moldar sem pressionar demasiado, sim aquelas maquinas de pressionar hambúrgueres fazem um dês-serviço a carne!
- Arranjem um Pão que Gostem – Se querem fazer uma cópia de algum hambúrguer então sim escolham o pão que vai com esse hamburguês, mas fora disso, escolham um pão que gostem, se gostam de um pão mais rústico sim o hambúrguer vai ficar mais rijo e difícil de comer, da mesma forma que podem escolher outras coisas para alem de pão, que tal croissant, tacos ou panquecas, o pão deve complementar o hambúrguer, mas acima de tudo deve ser algo que gostem!
- Torra sempre o Pão – Porque vais sempre ter molhos, vegetais frescos, queijos, o próprio hambúrguer que vai libertar líquidos, se o interior do pão está torrado este vai manter com mais facilidade a integridade da sandes como também adiciona uma dimensão extra de textura, ninguém gosta de um hamburguês molhado e a desfazer.
- Preparem tudo antes de Cozinhar – A carne é das ultimas coisas a tratar ao fazer um hambúrguer, visto que tu queres ele quente e delicioso, então deixa todos os outros ingredientes preparados antes de ir cozinhar os hambúrgueres.
- Molda a Carne com as Mãos Molhadas – Simplesmente porque se tiverem húmidas a carne não vai pegar tanto nas mãos e é muito mais fácil moldar tudo, já que vais lavar as mãos antes de manusear carne fresca, apenas não precisas de secar.
- Tempera com Sal a Carne com um pouco de Antecedência – Uns 30 minutos antes de cozinhar um pouco de sal é o suficiente para retirar um pouco da humidade da superfície e secar a carne, esta vai cozinhar e caramelizar melhor e o sabor vai ficar mais intensificado, tempera também o hambúrguer nesta altura com outras especiarias se queres dar um toque diferente mas suave, se queres um sabor mais forte tempera depois de cozinhado como por exemplo com uma pitada de pimenta.
- Hambúrguer Frio Cozinha Melhor – Ao contrário de bifes deixa os hambúrgueres preparados no frigorifico até ser altura de cozinhar, isso garante que mais da gordura do hamburguês fica dentro dele e logo fica mais suculento, mas também carne picada no geral por ter as suas paredes celulares quebradas ao triturar é mais suscetível a ficar contaminada que uma peça normal de carne, logo um pouco de precaução extra também é boa ideia.
- Dá uma Dedada no Centro do Hamburguês – Especialmente em hambúrgueres grandes, é uma daquelas boas dicas ao moldares molda sempre o hambúrguer para ficar um pouco maior que o pão porque ao cozinhar ele vai encolher ligeiramente (porque vai perder água e gordura), ao contrair arriscas ao centro ficar um pequeno alto, ao dares uma dedada no centro ao encolher o hambúrguer vai ficar liso e cozinhar bem e por igual.
- Tenta Cozinhar para ficar Médio – Cozinhar um hambúrguer demasiado só cria uma borracha mas um hambúrguer também não é um bife tártaro (basicamente carne picada crua), tu queres que ele esteja quase totalmente cozinhado mas ainda com todos os seus sucos no interior, ao cortares tu queres o exterior caramelizado e o interior ligeiramente rosado, normalmente eu vejo o ponto por experiência pressionando ligeiramente com o dedo o hambúrguer no centro, se sentir que está mole, então está cru, se ainda estiver mole mas mais flexível então está perto do médio, se estiver flexível e sair só liquido transparente já está bem cozinhado e passou um pouco o ponto, lembra que em casa se cozinhares a menos podes sempre levar de volta a frigideira ou grelhador, mas se cozinhares a mais não a nada a fazer.
- Não Enchas Demasiado o Hambúrguer – Existe um limite tanto no tamanho como nos sabores mais vale 2 hambúrgueres diferentes que 1 gigantesco com tudo, não só para manusear e comer mas também demasiadas coisas depois confundem o sabor, 6 diferente tipos de queijos tem um impacto mais pequeno no paladar que só 1 ou 2 tipos de queijos.
- Cria Combinações com Sentido – Existe uma razão porque um hamburguês de bacon faz sentido e não um hambúrguer de iogurte, duas ou três combinações de sabores aumentam o paladar e os sabores não precisam de ser fortes apenas que complementem, adiciona-se alface não é pelo sabor mas porque esta cria textura e limpa o palato, a cebola cria uma textura diferente, bacon traz um toque de salgado, o mesmo se diz dos molhos, queijos ou outros ingredientes.
- Grelhar, Fritar, Estufar? – Bem isso é mais ao gosto de cada um, estufado vai ser o mais saudável mas com menos sabor, frito cria uma caramelização mais forte no exterior e grelhado é praticamente uma combinação de estufado e frito, cria uma boa textura evitando mais a gordura e logo criando um hamburguês mais saudável, dai que normalmente escolhe-se grelhar.
- Derrete o Queijo no Lume – O queijo na maioria das vezes fica melhor derretido e mais saboroso se for derretido em cima do hambúrguer na grelha (perto do fim de cozinhar o hambúrguer, não ponhas o queijo quando o hambúrguer já está cozinhado), existem no entanto exceções, se o queijo for muito mole (ou amanteigado) ou quiseres uma textura diferente no hamburguês, então adiciona o queijo quando tiveres a montar o hambúrguer.
- Deixa o Hamburguês Descansar – Sim tal como praticamente todas as outras carnes, se deixares a carne descansar pelo menos 1 minuto (ou mais se o hambúrguer for grande) antes de servir, a carne vai ter tempo de redistribuir os seus sucos e como tal vai ficar mais suculenta e ao comer vai verter menos liquido, porque este vai estar distribuído pela carne.
- Experimenta outros Sabores e Variações – Podes fazer hambúrgueres de praticamente tudo, desde soja a peixe a frango, existem muitas receitas (inclusive aqui no Iguaria, é só procurar), não é preciso ser sempre carne.
E já está! Então falta aqui alguma dica essencial? Digam da vossa justiça nos comentários!!!! :)