Ovos são uma das bases da culinária, especialmente quando entramos em pastelaria e doçaria, no entanto e na variedade de formas como pode ser utilizado, é importante guardar umas dicas, o ovo tanto pode elevar um prato como destrui-lo, depende do seu uso, por isso e para ajudar aqui vão umas belas dicas em como ver a qualidade, como conservar e cozinhar uns belos ovos!
- Se tiveres acesso a ovos acabados de por, espera pelo menos 24 horas antes de comer! (Não existe nenhum problema em comer ovos acabados de por, apenas que demasiado frescos não tem a consistência de ovos normais, é muito difícil fazer bons ovos estrelados ou escalfados com ovos super frescos).
- Para ver se um ovo está fresco, põe este á frente de uma lâmpada, se aparecer escuro/denso quer dizer que tem boa qualidade.
- Podes também agitar os ovos na mão, se não chocalhar ou fazer ruído então estão frescos.
- A forma tradicional de ver se os ovos estão bons é num litro de água acrescentar uma chávena de sal e deitar os ovos lá dentro, os que ficarem no fundo estão bons e frescos, os que subirem a meio, estão assim assim, os vierem a toa estão velhos e com boa probabilidade de já estarem maus.
- A casca do ovo é porosa, por isso os ovos devem ser guardados afastados de ingredientes com cheiros fortes, mas se por exemplo quiseres dar um aroma especial aos ovos, guarda estes dentro de uma caixa de plástico hermeticamente fechada por pelo menos 24horas para os ovos ganharem o aroma, podes usar fruta, ervas frescas, hortelã, alhos, tudo o que normalmente combina bem com ovos.
- Ovos devem ser guardados no frigorífico, estes ficam mais velhos mais rapidamente se guardados á temperatura ambiente, guarda estes na parte de trás do frigorífico dentro das suas embalagens (não utilizes as travessas de ovos que normalmente os frigoríficos tem na porta), ovos são suscetíveis a mudanças de temperatura e a porta do frigorífico é a zona do frigorífico menos estável.
- Ovos devem ser utilizados a temperatura ambiente, por isso se fores usar, tiras eles do frigorífico uns 15minutos antes da altura de utilizar.
- A abrir ovos abre sempre 1 a 1 a parte em vez de todos para o mesmo recipiente, assim se um estiver estragado não estraga os restantes!
- Não ponhas sal em ovos crus, ovos crus começam a liquefazer quando em contacto com sal.
- Se tens ovos cozidos misturados com ovos frescos podes distinguir rodopiando os ovos numa mesa, os ovos cozidos rodam muito mais rapidamente que os frescos.
- A gordura onde se cozinha os ovos nunca deve passa os 100ºC!
- Com ovos utiliza só uma colher de pau (ou em alternativa de plástico), não utilizes colheres metálicas, estas tendem a escurecer os ovos, especialmente se forem cremes.
- Para tornar os ovos mexidos mais macios, junta uma colher de sopa de leite antes de bater (mas se quiseres um sabor mais forte a ovo, não ponhas).
- Outra forma de fazer os ovos mexidos mais macios é adicionar uma colher de sopa de manteiga e bater os ovos e depois cozinhar.
- Podes juntar uma pitada de fermento nos ovos batidos para fazer uma omelete mais fofa (omelete leva mais tempo que ovos mexidos e logo dá mais tempo para o fermento fazer o seu trabalho).
- Uma forma de clarificar um caldo é juntar a este claras batidas (2 ou 3 depende da quantidade) em castelo e deixar cozinhar em lume brando por uns 10 a 15minutos, depois coa o caldo através de um pano limpo, vais ver que as claras vão se agarrar ás impurezas, criando um caldo límpido.
- Misturar um pouco de limão com ovos faz com que estes sejam digeridos com mais facilidade.