Ramen parece um prato simples tradicional japonês, massa dentro de um caldo com alguns ingredientes extras para darem textura e sabor, mas na verdade existindo uma enorme variedade de tipos e sabores, desde instantâneos de loja de conveniência até autenticas iguarias de restaurante.
Então como é que podemos distinguir entre um ramen básico e fraco e um delicioso?
1. A Qualidade do Caldo – Existe uma enorme variedade de caldos, uns são espessos e escuros, outros suaves e transparentes, uns mais baseados em miso (pasta de feijão fermentado), sal ou baseados em carne ou marisco mas todos eles tem em comum que tiveram muito tempo a ser cozinhados e o sabor tende sempre a ser intencional multidimensional e não só um sabor básico, quanto mais básico o sabor menor qualidade tem o ramen, como exemplo experimenta um ramen de um restaurante qualquer e um de um ramen instantâneo do mais barato, nota como o sabor do ramen instantâneo vai ter só um sabor bastante óbvio e mais nada, outro ponto a notar e que o caldo deve vir muito quente, o suficiente que tens de comer a ferver ou tens de esperar 1 minuto antes de começar a comer, se o caldo vier morno, e um mau sinal que o caldo não foi para a tigela quente o suficiente ou o ramen esteve demasiado tempo na tigela antes de ser servido.
2. A Qualidade da Massa – O segundo ponto a notar é a qualidade da massa, um ramen é feito para ser montado, servido e consumido no prazo de uns 10 a 15 minutos! A massa em si, especialmente se for fresca, tem um período curto entre estar perfeitamente cozinhada, elástica com uma firmeza ideal e estar demasiado cozinhada, é nesse intervalo que deve ser consumida, claro que existem diversas variedades de massas, umas mais grossas, mais finas, com ingredientes diversos, no entanto na generalidade uma massa fresca (e é isso que se quer sempre num bom restaurante de ramen), vai ter sempre uma textura mais suave, brilhante com alguma resistência ao morder, uma massa congelada ou demasiado cozinhada e quase sempre mole e sem grande sabor.
3. A Qualidade das Coberturas – Bem não só a qualidade mas também a combinação dos ingredientes que são postos por cima são um bom indicador, não e preciso uma quantidade enorme, mas e preciso o suficiente para dar riqueza e realçar o sabor do caldo e a textura da massa, por isso quando e adiciona um pedaço de carne este tem de estar quente, ter um sabor interessante e ser tenro que seja possível desfazer só com os pauzinhos, não existe nada pior que ter roer um pedaço de carne rijo ou teres algum ingrediente com um sabor demasiado agressivo, o ideal é quase sempre uns quantos pickles, uns vegetais crús para textura e uma proteína como ovo, carne, peixe, tofu algo para ajudar a tornar todo o ramen interessante.
No fim de tudo até um ramen simples de um quiosque de rua ou ramen instantâneo pode ser maravilhoso, é só uma questão de descobrir as tuas marcas favoritas e ver os sinais de um bom ramen!
Dicas: Se o restaurantes de ramen servir algo para além de ramen e extras (como gyoza, arroz, entradas) então é um mau sinal porque ramen é algo que se especializa e não uma coisa que se possa fazer bem fazendo outras coisas também, se um restaurante tiver ramen para levar para casa é um mau sinal porque ramen deve ser consumido logo após ser criado e não passado 30minutos quando chegares a casa, se o restaurante tiver 100 variedades de ramen é outro mau sinal deve no máximo ter 10, o normal é 4 a 6, outra vez porque um caldo de ramen é algo que demora muito tempo a fazer bem.