in

8 Curiosidades da Culinária Portuguesa

O que não falta na culinária portuguesa são histórias e curiosidades, por isso que tal partilhar umas boas, podes sempre aprender alguma coisa nova e interessante hehehe, vamos a isto!

Oito Curiosidades da Culinária de Portugal

1. O Salame de Chocolate é Italiano e Português – O salame de chocolate é um doce super comum na Europa e existem mil e uma versões, sendo que a origem do doce acredita-se ser na Itália, ou mais concretamente na Sicília, muito porque os livros de culinária da região já falavam de algo similar ao salame de chocolate que temos hoje, no entanto quem agarrou nessa receita e criou o salame de chocolate que conhecemos hoje foi Portugal, com bolacha, chocolate, ovos e manteiga e por vezes frutos secos ou vinho do Porto.

2. O Pastel de Natal é Pastel de Belém no Brasil – Não só no Brasil mas em muitas partes do mundo o Pastel de Nata é conhecido por Pastel de Belém que como sabemos é um tipo de pastel de nata e talvez o mais antigo pastel de nata em produção, mas não é o único, pasteis de nata temos muitos o pastel de Belém é só mais um tipo, sendo que só encontras esse em Portugal em Belém ;D

3. Muitos dos Doces Portugueses são Amarelos – Isto é porque a base é de ovo, ou mais especificamente de gemas de ovo, a origem vem da chamada Doçaria Conventual, todo o tipo de doces que eram feitos nos conventos pelas freiras, como estas usavam muito as claras para engomar roupa ou no processo de fabrico do vinho, logo sobravam muitas gemas, por isso nada como fazer doces com as gemas.

4. O Arroz Doce tem origem na Tailândia – Um pouco como o salame de chocolate, já existia algo similar a uma receita de arroz com açúcar na Tailândia quando os portugueses passaram por lá, dai aos portugueses adicionarem ovos e canela foi um pequeno passo para a criação de um glorioso doce!

5. Sim Existem Mais de 1000 Receitas de Bacalhau – O amor português pelo bacalhau não tem limites na variedade e criatividade, qualquer desculpa é boa para comer um belo bacalhau, mas o que podem não saber é que a culinária portuguesa tem também um extenso reportório de receitas com outros peixes, moluscos e mariscos, não é só bacalhau ;D

6. Laranja é Portugal? – Em muitos países pelo mundo e em especial pelo mediterrâneo ou China a palavra desses países para laranja é Portugal, ou uma variação da pronunciação da palavra Portugal, isso acontece porque durante muito tempo no séc XVI Portugal era o único exportador da fruta e logo o nome da fruta ficou ligado ao lugar da origem, já agora também sabiam que o Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo?

7. Tempura é Japonesa, certo? – Sim é um prato super típico japonês, mas quem trouxe a receita e técnica foram os portugueses, em especial os missionários jesuítas que levaram essa e vários outras receitas e técnicas para o Japão, no caso da tempura era muito porque durante a Quaresma os padres eram proibidos de comer carne, logo comiam vegetais ou frutos do mar envolvidos num polme e fritos, também a origem da palavra Tempura vem da palavra portuguesa Tempero.

8. A Alheira foi criada por Judeus Portugueses – Reza a história que uma das formas dos judeus em Portugal fugirem a inquisição foi a criação da alheira, visto que os judeus não podem comer porco, esta era uma boa forma dos inquisidores descobrirem quem era judeu e quem não era, logo ao criarem um enchido com carnes de outros animais que não o porco podiam mostrar que também comiam sem problemas enchidos, claro que eventualmente o petisco ganhou fama e agora é um dos enchidos mais famosos em Portugal, já agora o nome Alheira vem de Alho, um dos ingredientes principais da Alheira.

E já está, espero que tenham gostado da lista e talvez aprendido algo de novo hehehe, até amanhã! :D

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Hehehe quem não adora um belo tempura, aliás muitos dos meus petiscos favoritos são fritos em polme, como os peixinhos da horta ou pescada frita ;D

Deixa o teu comentário :)

Pizza Frita Sorbillo

Arroz de Salmão e Delicias