Eu pensava que já tínhamos falado nisto, aliás depois de experimentar diversas receitas de panquecas eu atingi perto da perfeição com esta receita de panquecas fofinhas e perfeitas! Por isso se quiserem ou estiverem á procura de uma receita deliciosa de panquecas é só seguir o link!
Mas existe mais para panquecas que uma boa receita, existe uma série de dicas para criar as panquecas fofinhas e altas que todos queremos, como também que variações e combinações que podem ser feitas, algumas estão incluídas na receita outras são ideias e pormenores que podes incluir.
Então como é que fazemos uma panqueca?
Bem para fazer uma panqueca a receita é simples, começamos pelos ingredientes
- 185gr farinha com fermento
- 290ml de leite
- 1 ovo
- 3 colheres de chá de fermento
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de manteiga derretida
Para além destes ainda vais precisa de mais um pouco de óleo e manteiga para untar a frigideira ou grelha que vais usar para fazer as panquecas, como também os molhos, sabores ou aditivos que queiras adicionar.
Um ponto importante nos ingredientes é a quantidade de fermento que leva, isto acontece porque com a cozedura rápida e mesmo sendo fermento químico (que é mais rápido que fermento vivo), é bastante provável que nem todo tenha tempo para reagir logo uma quantidade um pouco maior aumenta as chances da massa ficar mais fofa (esta ideia não resulta num bolo, em que tem tempo suficiente para aumentar e demasiado fermento vai criar um bolo disforme e mal cozido com enormes bolhas de ar lá dentro).
Para fazer a massa
- Junta todos os ingredientes secos numa tigela.
- Numa tigela á parte separa as gemas das claras, na tigela onde estiverem as gemas adiciona o leite e a manteiga derretida.
- Mistura os ingredientes secos com a tigela com as gemas, tu vais mistura só o suficiente até ficar tudo molhado, tu queres grumos.
- Bate as claras em castelo e envolve na mistura, outra vez não mistures demasiado, tu queres grumos e bater demasiado também tira o ar das claras, tu queres uma massa espessa.
- Unta a frigideira com mistura de manteiga com um pouco de óleo e usa um pouco de papel absorvente para espalhar bem a mistura e retirar o excesso, vais usar esse mesmo papel para ir untando a frigideira entre panquecas.
- Aquece a frigideira em lume médio alto, tu não queres demasiado alto ou baixo, usa uma concha de sopa ou algo que possas medir para por uma quantidade precisa na frigideira, deita até criares uma panqueca que tenha 2 dedos de altura, cozinha até começarem a aparecer bolhas, depois vira e cozinha o outro lado e já está.
Pontos a salientar, tu queres uma massa espessa e com grumos (eu sei eu sei digo grumos umas 20 vezes mas é importante!!!), estes vão dissolver ao cozinhar a panqueca mas a combinação deles, do fermento e do ar das claras é que cria a altura e torna elas fofas, o que é o que esperas de uma panqueca.
É importante untar a frigideira entre panquecas, mas tu não queres fritar a massa por isso untar com o papel aderente é ideal, misturar um pouco de óleo e manteiga protege a manteiga de queimar e dar um sabor desagradável (podes em contrapartida usar só manteiga clarificada).
Tu queres uma frigideira de ferro fundido com um tamanho médio/pequeno, para poderes criar a altura que se espera em panquecas, isso ou usar uma frigideira para panquecas (não é mesma coisa que uma frigideira para crepes).
Dicas para te tornares um perito a fazer panquecas
- Mistura todos os ingredientes secos e guarda estes num frasco chamado panquecas, assim cortas o tempo de medir, os restantes ingredientes são ás colheres e o leite pode ser medido num jarro medidor num instante.
- Usa uma espátula para verificar o fundo da panqueca e para ajudar a virar.
- Não congeles ou guardes a massa durante muito tempo, podes fazer a mistura para panquecas no dia anterior e deixar no frigorífico para fazer na manha seguinte, não é ideal mas cria panquecas super boas, no entanto depois de fazeres as panquecas podes congelar elas e depois quando quiseres comer é só pôr uma na torradeira e já está.
- Cuidado com a massa se esta ficar demasiado espessa a panqueca pode ficar demasiado densa ou mal cozida no interior, claro é uma questão de experimentar e ajustar, um pouco mais de leite ou farinha para ficar no ponto.
- Cobre as panquecas depois de feitas, tu queres elas quentes, por isso cobre com alumínio ou outra cobertura, desde que não fique totalmente cobertas (o que iria criar vapor e as panquecas perdem a crosta exterior).
Que molhos, coberturas e recheios
- Pepitas de chocolate ou pedacinhos de chocolate são uma das misturas clássicas para juntar á massa das panquecas, muito porque as que tiverem perto da superfície vão derreter e as restantes vão amolecer, outras coisas boas são passas, vajem de baunilha (só as sementes claro), raspa de laranja ou limão, framboesas ou mirtilos ou até um pouco de abóbora (mas tem cuidado que com abóbora tens de ajustar a receita).
- Adiciona uma pitada de canela, noz moscada ou outras especiarias para dares um pequeno toque ás panquecas mas não sobrepor o sabor.
- Um pouco de chantily e fruta fresca cortada por cima e tens uma sobremesa deliciosa, bonita e boa para adultos ou a criançada.
- Usa soro de leite coalhado (ou põe umas gostas de limão no leite e espera 30min antes de usar, o que cria basicamente o mesmo), para uma panquecas com mais um travo interessante.
- Cobre com mel, manteiga derretida, xarope de ácer, caramelo, bananas, queijo mascarpone com mel, creme de chocolate (tipo Nutela) com amêndoas e avelãs, leite creme, gelado, coco ralado, fruta seca (figos, passas), iogurte, glacé real ou manteiga de amendoim.