Mais outra pergunta aqui para o perito em lavar tachos responder, a pergunta era como tirar caramelo do fundo de um tacho, mas nada como lançar mais umas dicas, limpar e lavar tachos, panelas frigideiras não é assim tão complicado mas muitas vezes uma dica aqui e uma ideia ali e ficamos todos com a vida facilitada, vamos a isto!
Então como é que se Limpa uma Panela Queimada?
Antes de começar a esfregar é sempre boa ideia saber duas coisas…
1. O que é que se queimou? Ingredientes diferentes vão reagir de maneira diferente, inclusive alguns se a temperatura for alta por tempo suficiente podem fundir com o metal e ai vais ter de escovar muito ou a panela está estragada, aqui vão os exemplos mais comuns.
- Açúcar – Estes vão ter tendência a cristalizar mesmo depois de queimados, esfregar não vai adiantar muito, a melhor forma vai ser sempre usar água quente e tentar que os açúcares volte a dissolver.
- Proteínas – Este tende a ser o mais comum e fácil de lidar, proteínas agarram com facilidade ao queimar, mas também tendem a sair facilmente, sabão e água quente é o suficiente.
- Líquidos e Água – Ou melhor deixar a panela ficar sem liquido, pode ser só o liquido ou também os ingredientes a mistura, muitas vezes o resto que fica do liquido, os sais minerais ou açúcares e a temperatura vão criar uma mistura muito complicada de separar, para além dos óleos são os mais comuns para manchar uma panela.
- Gorduras e Óleos – Eu estou a separar um pouco as gorduras dos óleos, mesmo sendo a mesma coisa, só porque na minha opinião as gorduras tendem a ser o fator numero 1 a queimar uma frigideira ou panela, enquanto que óleos para cozinhar tendem a ter um ponto de ebulição e a queimar mais alto que a maioria das gorduras, mas se esqueceres da frigideira ao lume, tanto faz porque vai queimar forte e feio.
2. De que é feita a Panela/Frigideira/Tabuleiro? Diferentes metais, vidros, etc vão reagir de diferentes formas, por exemplo uma frigideira de teflon se queimou a mais de 260º então é mau sinal porque a partir dessa temperatura começa a deteriorar e se a cobertura de teflon começa a sair de uma frigideira está na altura de deitar fora (ingerir teflon é muito mau para a saúde), ou por exemplo se for uma frigideira de ferro fundido sabes que esta é mais porosa e logo se alguma coisa agarrou vai custar muito mais a sair, estes são os metais mais comuns e os seus prós e contras.
- Ferro Fundido – Um favorito, é um metal poroso, mas se bem tratado dura para sempre e vai cozinhar sempre bem, também por ser algo resistente normalmente é mais fácil de limpar mesmo queimado, o senão é que reage com produtos ácidos (estes correm um pouco o ferro), logo nada molhos de tomate e é um produto que envolve alguma manutenção.
- Esmaltados – Isto é qualquer produto que tem uma cobertura de cerâmica, muitas vezes é ferro fundido coberto, este é fantástico, é dos mais fáceis de limpar e tende a durar muito tempo, o único senão é ser dos produtos mais caros que existem no mercado e tender a ser algo bastante pesado.
- Aço Inoxidável – É muito popular em especial com cozinhas profissionais, por ser versátil, fácil de usar, podes levar ao forno e muitas marcas hoje em dia ligam o aço a um fundo de cobre ou alumínio para distribuir o calor ainda melhor, o único senão é que dos metais que mais facilmente colam com os ingredientes, o que não é um problema se cozinhas sempre com bastante óleo ;D
- Aço de Carbono – Este é simplificando a mistura de Ferro Fundido e Aço Inoxidável, é mais leve, versátil e fácil de usar que ferro fundido, mas tens de fazer a mesma manutenção que ferro fundido e ter cuidado com comidas demasiado ácidas.
- Cobre – Cobre é complicado, este cozinha e retém calor facilmente e é muitas vezes usado como base em diferentes tipos de frigideiras e panelas, mas como produto em si este é caro e tende a reagir facilmente com produtos tanto ácidos como alcalinos dando um sabor metálico a comida.
- Alumínio – É barato, leve e cozinha bem, mas sobre dos mesmos problemas do cobre, ao aquecer este vai reagir com alimentos e dar um sabor metálico,
[ Pausa para Desabafo… Aliás é por isso que eu digo sempre não tem problema nenhum em embrulhar comida em folha de alumínio ou cobrir comida com folha de alumínio, mas cozinhar/fritar/grelhar em cima de alumínio como vejo em especial em comida de rua… isso é uma aberração é como ver usarem tochas com gás butano para carbonizar o meu bife ou o meu caramelo… essas tochas não queimam o gás a 100%, logo estão a servir-te comida com gás misturado ou com alumínio misturado, pronto não digo mais nada :P ]
- Alumínio Anodizado – Este é um alumínio diferente mais denso mais forte, que cria menos riscos e como tal tende a ser muito melhor para cozinhar por vai reagir muito menos com alimentos, o único senão é que é muito mais caro.
- Teflon (E similares) – São excelentes porque mesmo quando queimam tendem a ser de limpeza fácil, no entanto teflon e os seus pares não são bons para nós seres humanos ingerir….logo três regras importantíssimas….
1. Comprem sempre frigideiras de qualidade, uma frigideira de marca de teflon vai ter uma cobertura forte e perfeita, vai durar bastante tempo e tens menos risco de ingerir teflon.
2. Nada de usar elementos abrasivos para lavar estas frigideiras, nada de usar espátulas de metal, evitem queimar as frigideiras, tudo isso pode estragar o teflon e depois a tua saúde e por fim…
3. Talvez a mais importante se vires o teflon a começar a sair manda a frigideira para o lixo, numa frigideira barata isso pode ser passado uns meses, não interessa, lixo! nenhuma frigideira vale a tua saúde. - Vidro (E similares, tipo Pirex) – São excelentes em termos de não reagirem com os elementos e serem seguros, no entanto estes não distribuem bem o calor, logo são muito mais comuns num forno onde o calor vem de todos os lados do que para usar no fogão, também facilmente alimentos colam a vidro e logo tem tendência a queimar se não tiverem cuidado.
- Cerâmica – Existem diversas variedades, mas no geral tende a não colar com os ingredientes, tal como vidro não reage com os alimentos, o senão é que tende a perder as suas qualidade com o tempo e começar a quebrar ou a colar com os ingredientes.
- Silicone – Esta é complicada porque é um produto ainda relativamente novo, ele não cola, resiste a queimar e a ficar manchado e é fácil de limpar, no entanto como é novo ainda não se sabe bem se existe algum risco com o uso em especial a longo tempo de silicone.
Agora sabendo estas duas coisas já podes chegar a umas conclusões do que podes ou não fazer, que dica é melhor para seguir e o que nunca deves fazer, também como nota extra alguns metais vão simplesmente manchar com a ideia mesmo bem lavados é absolutamente normal, é muito comum com alumínio ou ferro fundido enquanto que é muito menos comum com vidros, aço inoxidável ou cerâmica.
Dicas Para Lavar Frigideiras ou Panelas Queimadas
- Água Quente – Isso e deixar de molho uns 30 minutos, pode ser só o que é preciso, se sabes que a comida tinha gordura acrescenta um pouco de sabão para a loiça e já está.
- Esponjas não Abrasivas – Não interessa qual é o tipo de panela ou tacho, usar produtos abrasivos só vão danificar, se chegamos a esse ponto e queima ao ponto de teres de esfregar a sério, é melhor pensares em cozinhar com mais óleo, mais água, ficar mais de olho e comprar uma panela nova.
- Vinagre/Limão e Bicarbonato de Sódio – O vinagre ou limão são ácidos e podem substituir pelo sabão para a loiça, são todos bons desengordurantes, claro se fores limpar o aquecedor de água é melhor usar vinagre porque não queres espuma dentro dessa máquina, o bicarbonato de sódio é um abrasivo natural e um reagente forte alcalino o que vai reagir com o vinagre mas também com os restante elementos queimados.
- Lixívia – Existe uma razão porque lixívia é tão boa para limpar tudo, é um químico corrosivo e agressivo e por vezes é isso que é preciso, no entanto para limpar tachos e panelas só deves usar lixívia quando nada resultou e só em superfícies não porosas, nada de usar lixívia em ferro fundido por exemplo.
- Pastilha de Maquina de Lavar Louça – Eu sei mas estes produtos tendem a ser um cocktail de químicos concentrados para… limpar louça, aliás muita louça suja, logo escovar uma pastilha na parte queimada com um pouco de água quente muitas vezes é o suficiente, porque mistura um pouco de abrasivo, com a temperatura e com químicos concentrados.
- Produtos Especializados – Neste caso é o mesmo principio que a lixívia, podes usar em vidro, cerâmica, aço inoxidável sem problemas, mas se a superfície é porosa não usar, porque vais estragar mais do que ajudar.
- Levar ao Forno ou ao Lume – Em especial se o produto queimado era só comida, açúcar e tem pouca gordura, levar de volta ao lume com um pouco de água, pode ser o suficiente para libertar do fundo da panela.
Dicas Extras para a tua Loiça Brilhante!
Se tens uma máquina de lavar louça não laves/limpes a loiça antes de pôr na máquina (claro que se tiveres algo super porco, força nisso, ou uma frigideira queimada), porque as máquinas de lavar louça foram feitas e são doseadas para alguém pôr a loiça suja, se tu pré-lavas esta loiça então estás a desperdiçar as vantagens da máquina e estás a esbanjar mais água e sabão, claro que depois da máquina fazer o seu trabalho e alguma coisa não está perfeita, força nisso podes lavar ou voltar a pôr na máquina, mas nunca é preciso pré-lavar a mão, o ambiente agradece!
Ketchup, Coca-Cola, Creme de Tártaro, etc, existem um monte de outros produtos que “limpam milagrosamente”, todos estes são sempre um ou uma combinação de algo ácido ou alcalino, mas para isso mais vale usar vinagre ou bicarbonato, são mais baratos e mais puros, ketchup é caro, não uses para limpar.
E já está hehehe como sempre começo com uma ideia e depois é um artigo enorme, bem espero que tenha sido util e como sempre se me esqueci de algo ou sabes de alguma boa dica, não tenhas vergonha de comentar em baixo hehehe, até a próxima! ;D