Hehehe para além da piada no título, o tomate é um fruto delicioso e super versátil, comido tanto crú como cozinhado é difícil encontrar algo tão universalmente adorado, sendo claramente uma das bases da cultura e cozinha mediterrânea.
Aqui vão umas boas dicas em como usar, preparar e cozinhar tomates:
- Deve-se cortar o tomate na vertical quando se quer servir cru de forma a manter melhor a sua forma ( mesmo que eu admito que nunca faço isso :P ).
- Quanto mais maduro o tomate mais açúcar ele tem, logo para saladas e outras preparações a cru é preferível tomates bem maduros.
- Para cortar um pouco da acidez de um tomate cru, põe um pouco de sal em cima.
- Ao cozinhar o tomate perde a sua acidez natural e torna-se mais adocicado, no entanto se tiveres pressa podes sempre adicionar um pouco de açúcar para contrabalançar a acidez.
- Uma forma rápida de pelar um tomate é deitar este em água a ferver por uns segundos, vais ver que a pele salta num instante, podes também assar ou queimar a pele perto de uma chama ou brasas para sair.
- Ao assar tomates é preferível untar estes num óleo, isso vai permitir eles manterem mais a sua forma ( por exemplo se fores fazer tomates recheados no forno ).
- Tomate demora mais ou menos 10 minutos a cozinhar em lume médio, logo ao fazer um molho de tomate tempera este só no fim de forma a não ficar demasiado salgado.
- Podes conservar durante um par de dias tomates crus já descascados mergulhando em água dentro do frigorífico.
- Polpa ou Sumo de tomate pode ser bem conservada se esta for bem fervida com açúcar e guardado em frascos esterilizados de vidro.
- Podes sempre aproveitar tomates para fazer uma bela compota de tomate ( é a minha favorita de longe ;) ).