Hummm maionese, a combinação magica (emulsificação) de gema de ovo com uma gordura, é um condimento universal, sabe bem, tem uma textura agradável e uma variedade de utilidades, aqui vão umas boas dicas para o uso da maionese:
- Se adicionares maionese a mais (por exemplo numa salada de atum) e não puderes acrescentar mais atum, adiciona mais ingredientes ou pedaços de pão torrado/crotons estes vão dar textura mas também cortar na doçura da maionese.
- Para fazer uma maionese em casa, é importante que todos os ingredientes estejam a mesma temperatura
- Se fizeres uma maionese caseira, e esta começar a talhar, bate outra gema de ovo com sumo de limão ou vinagre e junta esta em fio na maionese mexendo sempre energicamente, isso vai tornar a maionese suave outra vez.
- Também se quiseres aumentar a duração de uma maionese caseira, adiciona água a escaldar enquanto bates ou vinagre ás gotas de cada vez (porque se adicionares demasiado ficas com maionese aguada), isso vai aumentar a vida útil da maionese.
- Se a maionese ficar demasiado grossa, adiciona ás gotas água morna para ficar mais suave.
- Se a maionese não ligar preparar outra dose mais pequena á parte e se esta ligar junta a mistura anterior sempre batendo que a segunda dose vai ajudar a primeira a ligar.
- Maionese é melhor batida se for sempre na mesma direção (para emulsificar), dai que batedeiras e varinhas magicas são ideias para fazer maionese (são energéticas e batem numa só direção).
- Uma maionese pode ter diversos sabores, a escolha dos ingredientes base, ovo, gordura e sal já tem um grande efeito, uma maionese com ovos de criação orgânica não sabem ao mesmo que ovos de outros tipos de criação, usares óleos sem sabor (óleo de girassol ou canola são os mais comuns com maionese) não é o mesmo que usar por exemplo azeite que tem sabor, só ai podes criar diversas maioneses diferentes.
- Acrescenta outras especiarias, ervas ou ingredientes para criares maioneses diferentes, experimenta usar alho, gengibre, pimenta caiena, coentros, salsa, cebolinho, molho picante, raspa de limão ou uma colher de iogurte natural criam maioneses deliciosas, uma boa dica é pensar se complementam o prato onde vais usar maionese, se for um prato de peixe escolhe ervas frescas, raspa de limão ou iogurte natural, para pratos mais pesados de carne como um hambúrguer escolhe alho ou molho picante.
- Retira o risco de salmonela (uma bactéria que pode residir em ovos, mesmo que o risco com ovos produzidos em países com boa fiscalização e higiene é bastante baixo) comprando ovos pasteurizados, ovos pasteurizados são obrigatórios para padarias e restaurantes para proteger os clientes da possibilidade de salmonela.
- Não tentes fazer uma quantidade enorme de maionese de uma só vez, máximo dos máximos 500ml para uma batedeira normal, quanta maior quantidade mais difícil e mais trabalho tem a maquina para emulsificar a mistura.
Já está, estão com vontade de preparar uma maionese ;)