O Natal é um período de bonança e muitas vezes de exageros, mas nem toda a gente tem um orçamento para um Natal em grande ou não está em Portugal e alguns produtos não são fáceis de arranjar, bacalhau não é barato, então nada como partilhar algumas dicas e algumas receitas mais baratas, existem muitas formas de poupar na ementa de Natal sem comprometer uma bela mesa.
A melhor forma de poupar é começar por planear todas as refeições do Natal em especial a ceia na véspera de Natal, o almoço do dia de Natal e por vezes até o Jantar, são 2 ou 3 refeições, planear é importante porque muitos doces vão ser servidos como sobremesa para todas as refeições, como também algumas refeições podem ser variações da refeição do dia anterior, toma conta que estas dicas servem para o Natal mas também são boas para um piquenique ou uma festa.
Como Poupar com a Refeição do Natal
É Mais Barato Fazer que Comprar Feito – Muitos dos doces e pratos do Natal estão a venda por esta altura do ano, no entanto fazer em casa quase sempre é mais barato e melhor que comprar feito (claro existem exceções como promoções em baixo).
Faz Uso das Promoções – Durante esta época do ano o que não faltam promoções e por isso é uma boa altura para ir ás compras e ter atenção ás promoções, nota é que muitas delas não valem a pena e só querem vender o que é habitual nesta altura do ano, mas nota as promoções de coisas menos vendidas, como frango, lombo de porco, açúcar, farinha, etc
Cozinha para teres Restos – Faz pratos que garantem sobras para o dia seguinte, podes fazer uma quiche com restos de porco, podes fazer um pudim de pão com restos de pão, podes fazer roupa velha com restos de bacalhau e couve portuguesa cozida.
Faz Acompanhamentos Extra – Podes fazer render muito mais os pratos salgados fazendo acompanhamentos extra, mais batatas, mais arroz, mais legumes cozidos ou assados, não só ajuda a ter mais para comer e promover restos para a próxima refeição.
Menos Variedade Mais Quantidade – Uma forma clássica de poupar dinheiro e tempo na cozinha é cozinhar mais quantidade e menos variedade, faz 12 rabanadas em vez de 6 para sobrar para o dia seguinte, faz o dobro da receita de aletria ou arroz doce, não vai sair muito mais caro mas vais ter mais quantidade para teres para todos as refeições.
Pratos Baratos para o Natal
Entrecosto ou Lombo de Porco Assado – Em vez de bacalhau ou polvo, porco é uma carne mais barata mas não deixa de ser deliciosa se bem temperada, também podes usar facilmente para restos.
Frango Assado com Recheio – Frango é outra boa alternativa para um prato de Natal, é bastante económico e existem mil e uma receitas deliciosas de frango para experimentar tais como esta.
Bacalhau com Natas – Se tens de ter mesmo bacalhau na mesa de Natal, que tal em vez do prato típico de bacalhau no forno, que tal receitas que façam render mais o bacalhau como este bacalhau com natas ou bacalhau a brás! ;D
Peru Recheado Assado com Legumes – Peru é outra carne excelente para o Natal, podes assar como nesta receita com uma pilha de legumes, acaba por se tornar um prato super económico e que dá bem para uma mesa cheia de gente!
Canja Clássica de Natal – Porque não uma canja é um daqueles pratos super económicos, é delicioso e podes usar restos de frango, também é um prato de Natal comum especialmente para começar a refeição.
Receitas de Doces Económicas para o Natal
Rabanadas de Natal – Rabanadas são feitos de pão seco com leite, ovos, óleo, açúcar e canela, tudo ingredientes super económicos, também é o género de doce que aguenta bem uns 2 a 3 dias, sendo estaladiço no primeiro dia e cremoso nos dias seguintes.
Aletria de Natal – Aletria é uma variação do arroz doce, feito com massa e muitas vezes sem ovos, é deliciosa e facilmente fazes uma pratada gigantesca.
Pudim de Pão Cremoso – Um pudim de pão é uma excelente forma de aproveitar os restos de pão e em relação ao típico pudim este sai sempre perfeito.
Arroz Doce Natalício – Claro temos que ter na lista o arroz doce, este é um doce super económico feito com arroz, leite, ovos e açúcar, não tem nada de saber.
Areias de Sintra – Podia ser as areias, biscoitos de laranja, biscoitos de canela, fazer uns biscoitos são sempre um doce fácil e barato de fazer que ficam sempre bem numa mesa de Natal.
E já está, espero que tenham gostado destes pratos e das dicas e claro um Feliz Natal! ;D