A cozinha japonesa é fantástica, não diria que é a melhor porque eu sou tendencioso para a Portuguesa, mas é uma culinária com contrastes muitos destintos, desde a base tradicional chinesa focada em arroz, miso, peixe, vegetais e frutas da época. Com o tempo foi-se influenciando com outras culinárias, muita chinesa, mas também de outras culinárias, muitas vezes modificando e ajustando para se adaptar aos gostos japoneses, por exemplo os pratos com carne só se tornaram populares nos ultimos 100 anos, porque antes a influencia budista tornava a carne menos popular.
Por isso hoje vamos falar dos produtos e ingredientes que não podem faltar na tua despensa para poderes fazer pratos japoneses, não vais poder fazer todos, mas com estes essenciais só precisas de uma boa proteína ou uns bons vegetais para fazeres um prato bem típico japonês eu vou pôr por ordem de importância.
Produtos e Ingredientes Essenciais da Cozinha Japonesa
Molho de Soja – Essencial e um dos sabores mais comuns feito a partir da fermentação de soja, o molho de soja é usado muitas vezes não só como condimento mas também para substituir sal ou como molho para vários pratos.
Vinagre de Arroz – Usa para uma série de pratos, tal como qualquer vinagre é muitas vezes usado para temperar mas também essencial para temperar arroz de sushi.
Mirin – Vinho de Arroz doce, este é usado para sopas, caldos, molhos e recheios.
Arroz de Sushi – Arroz de grão curto e muito peganhento e aglutinador, de boa qualidade e bem cozinhado é um excelente arroz no sabor e textura, muito fácil de agarrar com pauzinhos.
Pasta de Miso – Outro produto de soja fermentada, misturado com sal até criar uma pasta é a base da sopa de miso, mas também a base de vários caldos e molhos visto dar um sabor intenso a umami a tudo.
Flocos de Bonito – Bonito é uma variedade de atum, para criar os flocos lombos do atum são secos e depois fatiados finamente em flocos, estes visto terem um sabor muito suave eles são usados para uma variedade de caldos, como caldo de dashi, e também como cobertura por cima de uma variedade de pratos tal como o miso ele dá um toque de umami em tudo o que toca.
Shichimi Togarashi – Esta é uma mistura muito popular de especiarias é o equivalente ao molho piri-piri em Portugal, existe por toda a parte no Japão, o sabor não é muito picante é mais apimentado.
Nori – Esta é outra alga que pode ser comida diretamente, ela é a alga utilizada nos rolos de sishi, podes também ser cortada e servida como cobertura em sopas, ramen ou outros pratos.
Noodles – Existem de todos os tipos, podes comprar de trigo, arroz, podes comprar finos, podes comprar uma enorme variedade, estes podem vir frescos, secos, etc
Wasabi – Uma pasta verde feita a partir do Rábano Japonês muito picante, nota que o wasabi comercial tem um picante e sabor similar, mas o verdadeiro é comprar a raiz e ralar no momento para fazer a pasta, o sabor é bem diferente, muito mais aromático, muito mais fresco e com um picante mais suave, é normalmente usado para acompanhar sushi e carnes.
Sake – Vinho de arroz Japonês, é uma bebida alcoólica, tal como vinho, sake de alta qualidade é para ser bebido e sake mais barato para cozinhar.
Ingredientes Japoneses Bons Para Ter mas Não Essenciais
Cogumelos Shiitake Secos – Tem um sabor intenso e delicioso e são usados numa variedade de pratos, especialmente para caldos.
Sementes de Sésamo – Muitas vezes tostados, são muito usados inteiros como cobertura ou esmagados para fazer misturas.
Óleo de Sésamo Escuro – Para tempero, em especial para pratos de origem chinesa.
Chá Verde/Matcha – Folhas de chá verde e/ou matcha existe uma enorme variedade é bom para beber e para usar em todo o género de produtos em especial doces.
Sanshou – Pimenta Japonesa, é deliciosa e é usada como a pimenta corrente… em tudo ;D
Azuki e Outros Feijões – São usados para tudo e tradicionalmente como forma de dar doçura em pratos, quando ainda não existia açúcar.
Umeboshi – Uhh eu não gosto lá muito, são ameixas fermentadas, existem diferentes variedades e são usadas como um tempero, como na Europa seria um pickle.
Kombu – Kombu é uma alga seca e envelhecida, este é outro dos elementos para fazer caldo de dashi, ele é adicionado a caldos ou a arroz para dar um sabor especial.
Wakame – É um tipo de alga muitas vezes usada na sopa de miso, normalmente vem seca e só precisas de adicionar agua para ficar mole, tem um sabor simples e delicioso, logo também é usado em muitas outras sopas.
Ingredientes Japoneses Frescos Bons Para Ter mas Não Essenciais
Gengibre – Fresco para ralar, é usado em uma montanha de pratos.
Daikon – Um tipo de rabanete grande que é muito usado no Japão mas dificil de arranjar fora.
Alho-Poró – É outro ingrediente bem mais comum mas muito usado.
Ponzu e Yuzu – Sumos de citrinos japoneses tem um sabor mais suave e floral, usado para tudo o que sumo de limão é usado, estes podem também ser adquiridos já engarrafados.
Tofu – E ou produtos derivados de tofu, como peles fritas de tofu, tofu doce, tofu seco, é usado em praticamente tudo, mesmo que eu prefiro a textura de tofu fresco.
E já está, espero que tenham gostado da lista e ficado inspirados para comprar alguns destes ingredientes e testar na vossa casa! Pelo menos molho de soja!!!! ;D Até amanhã!