in

Quando é que é Seguro Comer?

Então como é que sabes que é seguro comer algum alimento que tenhas deixado fora do frigorífico?

Humm bem primeiro, todas as recomendações de preservação e conservação de comida são simplesmente para limitar a tua exposição a potenciais problemas tanto da comida começar a estragar ou deteriorar como ficar contaminada com bactérias ou outros patógeneos e como tal deves seguir os meus conselhos como recomendações e tens de ser tu a escolher qual é o risco que queres aceitar.

Não podes esquecer que mesmo deteriorada podes sempre cozinhar ou retirar as piores partes e contaminada podes se cozinhares de certas formas destruir as bactérias ou mesmo tendo a comida contaminada o teu sistema imunitário está lá para te proteger, por isso coisas como comer um biscoito que caiu no chão da cozinha de certeza que está contaminado (o chão de uma cozinha tem mais bactérias que a rua, simplesmente porque tem muito alimento para bactérias), mas comer o biscoito depois de cair no chão não te vai matar, mas também de certeza que está contaminado.

Vamos então por partes começando pelo senso comum, se a comida tem uma coloração fora do normal, se tem bolor, se tem coisas a crescer, se a comida está mais mole do que é suposto estar, se tem um cheiro especialmente se intenso isso são tudo sinais que a comida provavelmente já não está em condições, nota também que mesmo que queiras usar muita dessa comida já deteriorou e como tal mesmo cozinhando já não vai dar a nutrição que a comida em condições vai dar, por exemplo um bife que ficou congelado por 1 ano, se descongelares vais ver que pode ter uma aparência mais azulada, isso não quer dizer que esteja estragado apenas que está bastante deteriorado e como tal mais vale deitar fora.

Agora existe uma série de ingredientes que a não ser que vás cozinhar é preferível guardar no frio/congelar, coisas como carnes, peixes, ovos, marisco, produtos baseados em leite ou certos produtos que tem prazos de validade curtos e que deve ser consumidos, cozinhados ou preservados.

Produtos que sejam vendidos a temperatura ambiente, coisas como pão, bolos, biscoitos, frutas, legumes, queijos, produtos fumados, secos, pickles ou preservados estes claramente podem ser mantidos e preservados a temperatura ambiente por pelo menos por um par de dias ou até bastante mais.

Para os restantes ingredientes as regras boas a seguir são as obrigadas a por exemplo restaurantes e empresas de produção de comida, estas são que ingredientes deixados a temperatura ambiente entre os 4ºC e 60ºC por mais de 2 horas devem ser deitados fora e produtos cozinhados a mais de 32ºC e deixados a temperatura ambiente por mais de 1 hora devem ser deitados fora.

Dicas Extras para Preservar Comida

Depois de cozinhar algo, mantém a temperatura se não fores consumir logo, quando quiseres guardar, deixa este arrefecer um pouco e depois congela ou refrigera rapidamente, isso vai garantir que não só não vais facilitar o crescimento de bactérias como vai estar nas melhores condições quando fores descongelar.

Cozinhar algo não quer dizer que matas as bactérias ou patogeneos, alguns são muito resistentes a calor, ácidos até açúcar como por exemplo com fungos, não confundas cozinhar algo com esterilizar algo são 2 processos bem diferentes.

Mas Cozinhar também aumenta o prazo de validade, frango cru vai estragar mais rapidamente que frango cozinhado e coisas como carne picada vai aumentar drasticamente a sua validade depois de cozinhada.

Mesmo com os meus modernos de preservação com químicos e refrigeração, formas de preservar com açúcar, sal, vinagre etc continuam a ser tão válidas como sempre e muitas vezes boas alternativas, fazer uma compota de fruta é uma boa forma de preservar fruta nem que seja por mais uns dias ou re-aproveitar fruta que tenhas a mais e não tens tempo de consumir.

E sempre sempre SEMPRE! Em caso de duvida deita fora, a tua saúde é mais importante e mais cara de manter que qualquer alimento, mais vale prevenir do que remediar!

Deixa o teu comentário :)

Pepero Nude Chocolate

Queques Folhados de Frango