Um forno é quase essencial para uma boa mesa de Natal, não só porque assados são deliciosos e muitos doces são feitos no forno, mas também porque é uma forma prática e rápida de fazer muita comida de uma só vez o que é perfeito para qualquer resta, no entanto nem toda a gente têm um forno, em especial hoje em dia muitas casas supostamente modernas têm cozinhas pequenas em que é preferível lava louças e microondas do que um forno.
Por isso nada como partilhar algumas das receitas tradicional de Natal que não precisam de ir ao forno (ou fogão como dizem os nossos irmãos brasileiros), vou separar em pratos salgados e sobremesas e doces de Natal, sem nenhuma ordem específica.
Receitas Salgadas de Natal que Não Precisam de ir ao Forno
Clássico Bacalhau Cozido com Batatas – É um clássico com boa razão, super simples e delicioso, só basicamente cozer tudo até tenro e já está, servir com bastante azeite e um pãozinho bem rústico para limpar o prato hehehe.
Roupa Velha com Couve Portuguesa – Se temos couve portuguesa temos de ter roupa velha, pode ser uma daquelas coisas simples, refogar couve cozida não é nada complexo, mas é delicioso e é um daqueles pratos que sabem melhor no dia seguinte.
Choco Frito de Setúbal – Eu sei, não é necessariamente um petisco de Natal, mas por estes lados acabou por ser, se não todos os anos, ano sim, ano não, temos sempre uma pilha de choco frito crocante e cremoso ao estilo de Setúbal
Peixinhos da Horta – Clássico petisco tuga hahaha, não custa nada a não ser o preço do feijão verde… pff pff parece que todas as coisas boas hoje em dia são caras, mas neste caso vale mesmo a pena! ;D
Típica Canja de Natal – Muito comum no Natal do norte de Portugal e nas ilhas, nada como começar uma refeição com uma deliciosa canja… eu normalmente não tenho canja pelo Natal, mas antes e depois… ui, nada melhor para aquecer uma noite mais fresquinha.
Receitas Doces e Sobremesas de Natal que Não Precisam de Forno
Tradicionais Rabanadas Portuguesas – Pelo Natal não pode falhar uma rabanada e mesmo parecendo ser um doce complicado, é dos mais simples e baratos, só têm que ter cuidado ao fritar.
Tipicas Filhoses de Natal – Filhoses, sonhos, farturas, tudo são massas fritas o que é uma versão mais complicada de uma rabanada, eu normalmente gosto de variedades com uma massa mais rica com cenoura, maçã, etc só para ter mais sabor do que massa frita, açúcar e canela hehehe.
Farófias com Doces de Ovos – Quem é que não gosta de umas farófias e com tantos doces ricos em gemas (como um belo pudim de Natal), nunca existe falta de claras para fazer uma bela pilha de farófias, com doce de ovos ou leite creme (mesmo que com leite creme estás a usar gemas, logo… hummm serve com leite creme se não tiveres claras a mais hehehe).
Arroz Doce Rico de Natal – Já disse uma vez, já disse mil, arroz doce é bom a qualquer altura do ano, mas existem diversas receitas, e eu diria que esta é a receita perfeita para o Natal, simplesmente porque é um arroz doce mais rico e cremoso, com um pouco mais de gordura de leite e açúcar que um tipico arroz doce.
Tradicionais Bolinhos de Abóbora Bolina – Clássico bolinho frito do norte de Portugal, lembro-me da minha avó paterna abrir uma abóbora enorme e fazer uma pilha gigantesca destes bolinhos, ao ponto de aguentarem sem problemas do Natal até a Passagem do Ano hehehe.
Leite Creme de Natal – Um pouco como o arroz doce, um leite creme português, que é um pouco diferente de um leite creme espanhol, francês, britânico, brasileiro, etc é bom a qualquer do ano, é um doce simples de fazer e simples de aroma, mas é aí que está o seu valor, por vezes algo cremoso com um toque de doçura e ovo é absolutamente divinal, nem tudo sabe melhor coberto de açúcar e canela ;D
Tradicional Aletria Doce Portuguesa – Hey hey talvez o meu doce favorito de Natal, eu e a maioria dos portugueses só fazem Aletria pelo Natal, mas é um daqueles doces fantásticos, um pouco como o leite creme é um doce com um aroma simples, pouco doce com uma textura divinal, perfeito para complementar uma mesa de Natal que vai sempre tender para ser muito rica e muito doce ;D
E já está, espero que a lista seja útil e tenham gostado das receitas e como sempre Feliz Natal e até a próxima!