Ah Feliz dia dos Namorados ou São Valentim, eu sei… aquela data… é amanhã! :D Ha! Yep 14 de Fevereiro, mas se vais fazer um jantarzinho romântico ou criar um miminho, é melhor eu recomendar pelo menos um dia antes, para poderes ir ás compras, aqui entre nós normalmente o mais fácil é comprar um presente catita ou levar a tua cara metade a um belo jantar num restaurante simpático, mas eu cá sou daqueles que acho que meter as mãos na massa providencial e criar algo feito com carinho (mesmo que corra mal) é sempre um gesto de amor mais apreciado… eu sei… mega romantico! ;D
Por isso aqui vai uma pilha de receitas que eu ia gostar de receber pela data, eu evitei um pouco uma refeição completa para o dia dos namorados só porque eu já escrevi essa ficção ;D E eu também já escrevi uma série de compilações de receitas doces e salgadas boas para o dia dos namorados, por isso desta vez é mais uma mistura de receitas novas e velhas que acho perfeitas para a ocasião, sem grande estratégia por detrás, apenas coisas que eu gostaria que alguém fizesse para mim… por favor… *snif sniff*
Receitas para o Dia dos Namorados e São Valentim
Peixinhos da Horta – Heyooo será que sou só eu que eu acho uns peixinhos da horta românticos… não gostam?!?!? … ah sacrilégio! Esta receita é super similar à clássica receita de peixinhos, só usa cerveja para dar aquele toque extra de umami, é crocante, é adulto, é sexy e é tuga! O que mais uma mulher pode querer?
Salada Italiana Caprese – Ah a itália… terra de amores simples, frescos, cheio de côr (bandeira italiana e tal), nada como uma entrada leve e romântica para abrir aqueles apetites!
Mini Folhados de Salsichas ou Pigs in a Blanket – Por apetite eu quero dizer apetite por salsichas, yep salsichas, quem é que não gosta de uma salsicha bem fumada e crocante, mas tenham cuidado a trincar, acabado de sair do forno são bem calientes…
Queques de Pizza – Awwwww em vez de pizza é um queque a fingir que é pizza, não existe nada mais delicioso e giro que um queque ou o feminino de um queque, é prático, cabe um inteiro na mão, é super fofinho, podes acarinhar e espremer um pouco ahhh mas nada de exageros… com carinho e jeitinho sff…
Ameijoas à Bulhão Pato – Ameijoas pelo São Valentim? Mas estamos no talho? E quem é esse Bulhão Pato… eu estava aqui a pensar em algo mais afrodisíaco como ostras, mas pelos vistos não tenho nenhuma receita, por isso vamos esquecer o que acabei de dizer… amêijoas são bem melhores, mergulhar aquele pãozinho rústico naqueles sucos como dizem os brasileiros ui ui, ahhh mas só uma vez, não sejas…
Pão Focaccia Italiano – Agarrado… porque este pãozinho é fofinho cremoso e pronto a lançar qualquer refeição para a estratosfera, e estamos de volta a itália porque Portugal é bom… bom demais…
Fatias Douradas com Pão de Brioche – Ou França.. Que tal umas belas fatias douradas, pensa bem… o que é ainda mais decadente, opulento, depravado, luxuoso… sórdido que uma fatias douradas, é em vez de usares pão plebeu, usas pão requintado, francês tipo brioche, lembra-me daquela receita da Paula Deen de pudim de pão com croissants e donuts… e depois ela ficou surpreendida por ter diabetes… yoh isto do dia dos namorados está a ficar bem sombrio…
Sandes de Creme e Morango – Mas nada como dar a volta por cima ou para cima… que tal uma sandes cheia de creme e fruta fresca para alegrar qualquer dia, aliás é daquelas coisas que me dá sempre alegria quando visito o Japão, pelo dia dos namorados no Japão eles criam uma série de produtos de edição limitada para poderes oferecer pela ocasião… enquanto eu e tu, meu caro leitor, temos de estar na cozinha…
Gelado Caseiro de Pêssego – A preparar um belo gelado? Ena eu sei é Fevereiro, quem é que come gelado a esta altura do ano… bem se estás no hemisfério sul… Fevereiro é muito agradável no rio de Janeiro, mas o dia dos namorados no Brasil não é em Junho? Detalhes detalhes…
Brigadeiros de Cacau – Mas se já estamos por essas bandas, porque não uns belos brigadeiros brasileiros, adorado por miúdos e graúdos, esta versão aliás é mais para graúdos, com ingredientes mais “je ne sais quoi”… bem nós sabemos quais são os ingredientes não deixa de ser uma receita, mas se estás numa de saudosismo aqui vai a receita mais tradicional de Brigadeiro Brasileiro, em Portugal como chocolate usa-se muito o Nesquick ou Suchard Express, no Brasil usa-se o Garoto, Toddy ou Pilão… coisas boas…
Creme de Caramelo Lisboeta – Eu sei pareço um pouco viciado sempre a impingir o creme de caramelo, mas eu adoro um belo creme e se tem um cadito de caramelo, só torna o meu dia ainda mais especial e eu só quero partilhar essa alegria, eu sei eu sei… mas tens de comer todo o docinho se queres a sobremesa… é essa a expressão não é, tenho a certeza que sim…
Trufas de Cacau – O doce para quem acha que brigadeiros são demasiado peganhentos, na boca e queres um sabor mais suave e cremoso com aquele pequeno êxtase de comer um bom chocolate preto… E aqui entre nós quem é que não gosta de bolas pretas…
Bolachas de Coração de Manteiga – Um coração de manteiga soa a algo… prejudicial, mas nós queremos uma experiência que abranja todos os sentidos e sentimentos, eu sei, só precisas de um molde de coração e podes fazer uma pilha de bolachas neste formato, mas eu gosto desta receita em particular de bolachas giras e super crocante de manteiga e como todos sabemos a manteiga é o melhor lubrificante… para o amor, é isso mesmo….
Mousse com Chocolate – Ena mais outra combinação de chocolate e manteiga, eu sei… uma mousse… que original, mas já viste uma moça a lamber os últimos restos de uma tacinha de mousse de chocolate… olha que se calhar não… e a terceira taça… ui já para a caminha….
Bolo Cremoso de Queijo Japonês – E para acabar a cereja no topo deste monte everest que é o amor, um belo bolo de queijo ou como eu gosto de chamar… aquele bolo “que de fora não parece ser nada de especial mas quando pões aquela primeira colher na boca… uma pessoa só pode respirar fundo, pousar a colher, pôr um joelho no chão, olhar nos olhos e dizer… ok… eu compreendo… não existem palavras que possam descrever o que eu sinto neste momento…” japonês.
Awwww e já está! Até fico emocionado, claro que não estou a dizer que deves “subornar” ou “viciar” a tua cara metade com deliciosos docinhos e petiscos, absolutamente não, não é nada do que estou a dizer, claramente só quero que todos tenham um belo dia, que esteja solzinho e que possam degustar de algo agradável em boa companhia e se isso tiver efeitos secundários… eu absolutamente aceito a consequências(*), até a próxima!
Se quiserem mais sugestões e receitas para o dia dos namorados é só seguir o link, Ah e Feliz Dia dos Namorados! ;D
* Limitadas a minha participação ao que é descrito como “humanidade” ou se fôr uma criança humidade.