Ovos são uma das base de toda a culinária e um dos alimentos mais consumidos no mundo, tanto diretamente como em sub-produtos que tem origem no ovo, então quando chegamos ao supermercado e vemos os ovos a venda uma grande variedade, então que ovos devemos escolher e porque, existem diferenças ou todos os ovos são iguais? Bem é para isso que escrevo este artigo, vamos descortinar as diferenças assim da próxima vez que fores ao supermercado podes comprar exatamente o que queres!
Primeiro uma pequena nota, pelo menos dentro da união europeia existem regras muito restritas em termos de qualidade e segurança dos ovos como da qualidade de vida e alimento das galinhas, claro que isso não é igual no resto do mundo inclusive os estados unidos (que têm uma legislação menos clara e saudável que a europeia), criação em gaiola não sendo ideal é muito melhor para as galinhas na Europa (onde têm mais espaço, gaiolas com várias galinhas, etc) do que criação em gaiola fora da Europa.
O que diz o Código do Ovo?
Dentro da Europa todos os ovos são codificados no próprio ovo, se não tiver o código então é ovo de criação pessoal ou vem de fora de união europeia onde existem regras diferentes, o código do Ovo é de fácil compreensão, através do código podem logo saber muito sobre o que estão a comprar (muitas vezes mais que o cartão exterior com marketing dúbio).
3 PT 5 – 019 – Vejamos este ovo, 3 é o tipo do ovo, PT é o pais neste caso Portugal, 5 é local no pais ou direção de agricultura e os 3 últimos dígitos são o código da exploração desse local ou direção, por vezes em baixo também tem um prazo de validade imprimido.
Do primeiro numero tiramos o tipo de ovo, então que tipos é que existem?
- 0 – Ovos de Criação Biológica, as galinhas são alimentadas por rações orgânicas e têm de ser criadas em ar livre ou no solo.
- 1 – Ovos de Criação ao Ar Livre, as galinhas são criadas em celeiros com acesso para o exterior onde as galinhas podem passear e comer coisas como relva, insetos, etc.
- 2 – Ovos de Criação no Solo, as galinhas são criadas em celeiros sem acesso ao exterior.
- 3 – Ovos de Criação em Gaiola, as galinhas são criadas em gaiolas, normalmente com várias em cada gaiola.
Claramente o ideal para a galinha é ração biológica numa criação ao ar livre, o problema é que ovos do tipo 0 podem ter ração biológica e serem criadas no solo o que é menos ideal, aliás as criadas no solo são em geral as piores especialmente fora da Europa onde as galinhas são simplesmente amontoadas e tem de viver em cima das suas fezes etc, nesse contexto as gaiolas até são mais humanas especialmente se não forem gaiolas em bateria, onde as galinhas estão basicamente presas em gaiolas mal se podendo mexer, nas Europa só podem ser usadas as chamadas gaiolas enriquecidas onde as galinhas tem mais espaço, tem um ninho, tem sitio para afiar o bico, etc
Outros Tipos / Publicidades / Variações
- Ovos sem Antibióticos – Só se pode dar antibióticos quando existe alguma coisa má com as galinhas e os ovos são retirados da circulação, como tal todos os ovos são sem antibióticos.
- Ovos sem Hormonas – É ilegal dar hormonas ás galinhas na alimentação e como tal todos os ovos são sem hormonas.
- Ovos Frescos – Não quer dizer nada.
- Ovos do Campo – Não quer dizer nada, se o código for 1 então quer dizer que são criados ao ar livre.
- Ovos de Pastagem – Se o código for 0 ou 1, ai quer dizer que foram criados ao ar livre, prático e ideal quando estás a comprar ovos com o tipo 0 mas não sabes se foram criados ao ar livre.
- Criação sem Gaiola – Olha para o código, isso pode ser bom (código 0 ou 1) ou praticamente o mesmo que em gaiolas (código 2).
- Enriquecidos com Omega-3 – Até dá ar serem ovos mais saudáveis, bem eles adicionam semente de linho ou algum tipo de produto marinho a alimentação das galinhas para os ovos terem um nível mais elevado que o normal, o que pode ser bom ou irrelevante.
- 100% Natural – Não quer dizer nada, a não ser que o código seja 0, assim quer dizer 100% orgânico.
- 100% Dieta Vegetariana – Bem galinhas são omnívoros, qualquer dieta 100% vegetariana tem de ter diversos aditivos para as galinhas terem uma boa qualidade de vida.
- Certificado Bem-Estar Animal – Que alguma organização privada de direitos dos animais deu o seu parecer sobre este produtos, pode ser bom especialmente se o tipo for 0, mas também pode não querer dizer nada.
- Ovos Pasteurizados – Quer dizer que o ovo foi pasteurizado e por isso pode ser consumido cru sem risco de salmonela, ideal para restaurantes ou para receitas que levam ovo cru.
- Ovos Brancos ou Castanhos – Dá no mesmo não existe diferenças se as galinhas foram criadas da mesma forma.
- Gemas Mais Laranjas – Quer dizer pouco, sendo verdade que ovos de criação livre tendem a ter gemas mais brilhantes, pode-se sempre adicionar aditivos colorantes a ração para criar o mesmo efeito.
- O Ovo não tem Código Imprimido – Então o mais provável é ser uma produção caseira local, podes comprar esses ovos em mercados de agricultores, não tem muito problema ou se se é vendido num supermercado então eu não comprava e avisava as autoridades, porque o código é obrigatório para uma produção comercial dentro da Europa.
Então que Tipo de Ovos é que devo Escolher?
Primeiro e antes do tipo escolhe sempre o ovo mais fresco possível, se comprares no mercado pergunta a quanto tempo é que os ovos foram colhidos (mais de 2 dias eu evitava comprar), depois vê sempre se algum ovo está rachado ou quebrado, refrigera sempre os ovos quando chegares a casa isso impede coisas como salmonela de se multiplicar e tenta comprar ovos pasteurizados para receitas com ovos crus.
Também é importante notar uma diferença, eu estou a falar de ovos vendidos na Europa, ovos vendidos em países como os Estados Unidos da América ou Japão são tratados de forma diferente, estes são lavados antes de serem vendidos ao publico o que deixa estes mais bonitos mas retira a proteção natural que um ovo tem e logo esses ovos tem de ser refrigerados imediatamente, normalmente dizem claramente isso na embalagem, enquanto que os ovos não lavados podem ter alguma sujidade por fora mas duram muito mais tempo sem precisarem de refrigeração.
No final e para acabar eu acho que depende da carteira de cada um, mesmo que muita gente gosta de exagerar e dizer que se não é biológico tem antibióticos ou porcarias na ração ou que as galinhas são maltratadas se não for criação ao ar livre, isso não é verdade pelo menos não na Europa onde cada vez mais quer-se uma produção consciente, segura e de qualidade, claro que se puderes escolhe os ovos tipo 1, seguido dos ovos tipo 0, sempre apoias a ideia de uma criação mais humana e tens sempre o possível beneficio da galinha ter uma alimentação mais variada e uma vida mais feliz e por isso cria ovos melhores para ti, se o beneficio real é curto, pelo menos o karma é bem maior ;)
Nota: Este artigo foi atualizado em 1 de Novembro 2020, não tinha erros fatuais, mas tinha uns erros de ortografia que foram corrigidos e também foram adicionados mais alguns detalhes, até a próxima!
Muito bom obrigado!
Estava precisamente em frente aos ovos no continente quando decidi fazer uma pesquisa sobre os números. Como vegetariano quero tentar dar o próximo passo e comer apenas ovos de galinhas livres.
Muito obrigado. Abraço
Sei que a resposta vem tarde, mas sim eu agora tenho muito mais cuidado a escolher os ovos que compro, e por vezes a diferença de preço é praticamente irrelevante, como também ajuda-me a escolher ovos de qualidade e não apenas o que o cartão dos ovos diz que é qualidade… se existe coisa que me irrita é linguagem vaga e desonesta huhumm obrigado pelo comentário e até a próxima! :D