Para hoje temos a clássica canja de galinha de Trás-os-Montes, é praticamente como qualquer outra canja, mas normalmente eu faço um caldo de galinha e depois é que faço a canja assim a minha canja tende a ter menos gordura e ser mais simples, mas esta canja é pura não tem nenhum corte, super rica, reconfortante e perfeita para o Natal ou para aquecer qualquer dia quente.
Para fazer uma canja a não ser que queiras super rica, o melhor é comprar a galinha, retirar os peitos e pernas e depois fazer a canja com a carcaça, restos de frango e as assas, ou se quiseres mais frango junta mais uma perna, também se queres uma versão mais rústica junta também os miúdos, se tiveres também os ovos junta estes também quando for altura de preparar a canja.
Agora eu não tenho total certeza mas eu acho que nas ilhas é mais comum arroz, mas em Lisboa eu também comi com arroz, mas acho que no norte e em Trás-os-Montes é mais comum massinha, como estrelinhas, pevides ou argolinhas, eu prefiro pevides acho que são as que têm melhor textura e aguentam melhor re-aquecer, em especial as argolinhas ao re-aquecer a canja tendem a desfazer, vamos a receita.
Receita de Canja de Galinha Transmontana
Ingredientes
- Galinha – Carcaça
- Galinha – Assas
- Alho – 1 Dente
- Cebola – 1/2
- Cenoura – 1
- Hortelã – Umas Folhas
- Massa Pevide – 60gr
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por retirar os peitos e pernas da galinha, seguido das asas, junta numa panela larga a carcaça e as asas e se tiveres retirado a pele da galinha, cobre com água e coze durante uns 12 minutos.
- Retira a carcaça e asas da panela, escorre e filtra com um passador fino o caldo de cozer a galinha, passa a panela por água e depois volta a juntar o caldo.
- Retira então toda a carne da carcaça e retira a carne das asas, como podes ver nas fotos é bastante galinha, mas se quiseres mais junta uma perna ou duas e coze estas também.
- Descasca o alho, cebola e cenoura, pica tudo e junta ao caldo, seguido do frango desfiado, massa pevide e uma pitada de sal, deixa cozinhar uns 10 a 15 minutos até a massa estar tenra e o caldo saboro, prova e retifica de sal, se achares que o caldo está demasiado gordo ou demasiado salgado podes juntar um pouco de água até ficar ao teu gosto.
- Serve com uma folha de hortelã, bom apetite e Feliz Natal.
Ficha da Receita
Canja de Galinha Transmontana
Clássica receita de Natal de Canja bem típica de Trás-os-Montes no norte de Portugal.
Ingredientes
- Galinha – Carcaça
- Galinha – Assas
- Alho – 1 Dente
- Cebola – 1/2
- Cenoura – 1
- Hortelã – Umas Folhas
- Massa Pevide – 60gr
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Junta numa panela larga a carcaça da galinha e asas, cobre de água e coze por uns 12 minutos.
- Depois retira a carcaça e asas, retira a carne e desfia, filtra o caldo e volta a juntar a panela.
- Adiciona o alho, cebola e cenoura picados, junta ao caldo com a galinha desfiada e a massa de pevide, tempera com uma pitada de sal, deixa cozinhar uns 15 minutos até a massa ficar tenra, serve com uma folha de hortelã, bom proveito.