Esta é uma receita bem catita, caso não conheçam a Abóbora de Hokkaido, também conhecida por Abóbora Kuri Vermelha ou Abóbora Japonesa, o seu nome cientifico é Cucurbita Maxima e é um tipo de abóbora com uma forma de lágrima com uma cor laranja avermelhada e uma polpa densa amarelada.
Esta ao contrário do nome, não é originaria da região de Hokkaido no Japão, é originaria da América Central ou Sul, mas é altamente popular no Japão, o tamanho vai do pequeno a médio, sendo a sua característica principal uma polpa firme ligeiramente doce que aguenta bem ser cozinhada de diversas formas.
Dai depois de assada, nada como rechear com uma mistura de queijo feta, queijo mozzarela, alho francês e atum, ficou fenomenal e só posso recomendar a receita! ;D
Receita de Abóbora de Hokkaido Recheada
Abóbora de Hokkaido Recheada
Receita deliciosa de abóbora de hokkaido assada e recheada com atum, queijos e alho francês.
Ingredientes
- Abóbora de Hokkaido – 2 (Pequenas)
- Alho Francês – 1 (Só o Caule Branco)
- Atum – 1 Lata
- Cebola – 1 Pequena
- Alho – 1 Dente
- Queijo Feta – 80gr
- Queijo Mozzarella – Para Polvilhar e Gratinar
- Azeite – Uns Fios
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por lavar as abóboras, depois corta estas ao comprido e retira as sementes do interior, leva estas a um tabuleiro viradas para cima, tempera com um fio de azeite, sal e pimenta.
- Leva a assar num forno pré-aquecido a 180ºC por uns 25 minutos (visto que as abóboras de hokkaido precisam de uns 30 minutos, mas vais voltar a levar ao forno depois de rechear).
- Enquanto as abóboras assam, numa frigideira junta a cebola e alhos picados finamente com a parte branca de um alho francês picado também finamente, tempera com um fio de azeite e uma pitada de sal, deixa cozinhar.
- Quanto a frigideira secar, junta uns 100ml de água para acabar de cozinhar o alho francês.
- Quando a água tiver quase toda evaporada junta o queijo feta e o atum, mistura e deixa o queijo feta dissolver, prova e retifica de sal e pimenta.
- Retira as abóboras do forno e recheia com a mistura de alho francês e atum, cobre generosamente com queijo mozzarella ralado e volta a levar ao forno por uns 5 a 10 minutos até o queijo estar bem gratinado e a abóbora bem tenra, bom apetite.
Esta receita de Abóbora de Hokkaido Recheada foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Veio mesmo a calhar esta receita :) Deram-me um saco destas abóboras. O forno que aparece na imagem é uma patusca?
A receita foi feita pela minha irmã :D Não é um forno é um airfryer (fritadeira de ar quente), ela gratinou os dela no airfryer dela, e deu-me uns ainda por gratinar que eu fiz no meu forno, dai as imagens serem um cadito inconsistentes, umas foram tiradas na minha casa, outras na dela :P
E num aparte, a receita é deliciosa eu para as minhas fiz arroz para acompanhar e até me esqueci do arroz hahaha, deixa tar usei no dia seguinte para um arroz frito hehehe até a próxima!
Aahaha esquecer o arroz…é porque estavam mesmo boas :) O airfryer dá jeito? Já tinha lido sobre isso mas como a minha cozinha é lilliputiana tenho receio de comprar e além de já não ter espaço, depois não usar… :/
Ahh comigo acontece muitas vezes, muito porque quando vou para a cozinha tenho tendência de cozinhar muitas coisas ao mesmo tempo, uma refeição, sobremesas, doces, acompanhamentos, petiscos, comida para a semana… e depois esqueço-me de coisas no forno ou no rice cooker, etc :D
Humm a minha irmã gosta muito, eu diria se adoras fritos então uma airfryer pode ser uma boa solução, porque acabas por ingerir muito menos óleo, mas o resultado também não é igual a fritar em óleo eu sei porque ela já vai na terceira airfryer e todas topo de gama, no meu caso eu raramente faço fritos e a maioria das vezes é para uma receita por isso não vale a pena para mim e sim na cozinha tens de pensar bem no espaço e só adicionar coisas que precisas mesmo ;)