Se calhar sou eu, mas fazer pratos de restaurante em casa sabe sempre muito melhor, neste caso que tal um arroz chau-chau caseiro, este é muito parecido com o servido nos restaurantes de comida chinesa por Portugal.
O arroz chau-chau é uma prato chinês de origem Cantonesa e como tal muito comum nos restaurentes chineses em Portugal, a diferença é que o prato original é um prato principal muitas vezes enriquecido com chouriço, carnes, peixes ou marisco, enquanto que em Portugal é mais simples e muitas vezes servido mais como um acompanhamento para outros pratos chineses.
No entanto ambas as variedades são deliciosas e é um prato simples de fazer, o único e maior segredo é que tens de usar arroz já cozinhado e um pouco seco, logo o ideal é cozer arroz de bago curto um dia antes e guardar este no frigorífico para secar e fazer o arroz chau-chau no dia seguinte.
Arroz chau-chau é arroz frito com vegetais e ovo (por vezes leva frango, carne ou fiambre, o que podes adicionar se quiseres, ou talvez bacon hummmm bacon) e o cebolinho é opcional mas sabe bem por isso eu acrescento, vamos a receita.
Receita de Arroz Chau-Chau
Ingredientes
- Arroz – 1 Copo
- Água – 2 Copos
- Cenoura – 1
- Ovo – 1
- Alho – 2 Dentes
- Ervilhas – Uma mão (Congeladas)
- Sal – Uma pitada
- Cebolinho – Uma pitada
- Molho de Soja – Uma pitada
- Óleo – A gosto
- Pimenta – A gosto
Instruções
- Começa por cozer o arroz um dia antes, usa um arroz com um bago curto ou se queres uma dica usa arroz vaporizado, cozinha este normalmente 1 copo de arroz para 2 copos de água quente, e uma pitada de sal e um fio de azeite e deixa cozer.
- Quanto o arroz estiver pronto e tenro põe este numa embalagem hermética no frigorífico.
- Quando for altura de preparar o arroz chau-cua, começa por pica o alho e a cenoura e põe numa frigideira a fritar com um fio de óleo, seguido da cenoura e alho picado, continua a refogar até estar tudo tenro, quando estiver quase pronto junta as ervilhas, tempera tudo com sal e pimenta.
- Quando o refogado estiver tenro aumenta o lume, junta um fio de óleo e adiciona o arroz, vais fritar esmagando um pouco e tentado separar bem os bagos de arroz para ficarem todos bem dourados e fritos, frita por uns minutos.
- Quando o arroz estiver dourado, abre um pequeno buraco junta mais um fio de óleo e adiciona o ovo batido, deixa este cozinhar um pouco e depois desfaz este no arroz, para criar um frangalhos de ovo espalhado por todo o arroz.
- Por fim junta um fio de molho de soja e uma pitada de cebolinho picado, mexe tudo, prova e retifica de temperos.
- E já está, serve sozinho ou a acompanhar um belo bife ou franguito.
Dicas: Podes fazer o arroz com bastante antecedência. Eu gosto de fritar com azeite, mas para um sabor mais limpo (porque azeite tem sabor) o melhor é usar um óleo de cozinha como óleo de girassol.
Podes acrescentar quando vais fritar o arroz, fiambre, frango ou bacon antes de juntares o arroz.
Eu usei ervilhas congeladas, o que poupa o trabalho, se usares ervilhas frescas cozinha estas com antecedência e junta perto do fim com o cebolinho picado.
Informação Nutricional
Doses: 4・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 566 kcal・Gorduras: 23 g・Hidratos de Carbono: 76 g・Proteínas: 14 g