Aqui está um acompanhamento que faço regularmente, cebola caramelizada é boa como acompanhamento ou como base para uma série de pratos, esta é a que chamo a versão normal em que a cebola está bem cozinhada e caramelizada mas ainda tem um pouco de textura.
A versão extra é exatamente a mesma receita mas primeiro vais cortar a cebola bem mais fina e quando for altura de tirar do lume vais baixar o lume ao mínimo e adicionar um fio de vinagre balsâmico (ou vinagre de vinho tinto e vinho do porto) e deixar a cebola cozinhar totalmente até ficar numa pasta, o que os britânicos chamam de geleia ou marmelada de cebola, vamos então a receita.
Receita de Cebola Caramelizada
Ingredientes
- Cebola – 1 Grande ou 2 Normais
- Manteiga – Uma Noz
- Azeite – Um Fio
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Corta a cebola em rodelas com +/- meio centímetro de grossura, deita estes numa frigideira com uns fios de azeite e uma pitada de sal, deixa cozinhar em lume médio.
- Passado uns 8 minutos, quando a cebola estiver dourada, adiciona a manteiga e baixa o lume, agora podes deixar cozinhar com a frigideira tapada ou aberta, tapada vai cozinhar um pouco mais e ficar um pouco mais tenra, se estiver aberta vai ficar mais seca e com um pouco mais de textura.
- Deixa cozinhar em lume brando por uns 10 a 15 minutos até a cebola ficar bem tenra, prova e tempera com sal e pimenta e está pronto a servir, bom proveito.
Dicas: Podes usar cebola vermelha para um versão um pouco mais doce, podes claro servir com uma bela pitada de queijo parmesão por cima, ou molho picante.
Ficha da Receita
Cebola Caramelizada
Receita clássica de cebola caramelizada, um perfeito acompanhamento para qualquer prato.
Ingredientes
- Cebola – 1 Grande ou 2 Normais
- Manteiga – Uma Noz
- Azeite – Um Fio
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Corta a cebola em rodelas e frita numa figideira em lume médio com um fio de azeite e uma pitada de sal.
- Quando estiver dourado, baixa o lume e adiciona a manteiga, deixa cozinhar até tenro, retifica com sal e pimenta.
Gostei muito, ficou igual a das hamburguerias divina façam não irão se arrepender
Sim é uma perfeita combinação para um belo hambúrguer no pão! ;D