Aqui vai mais um prato típico da culinária portuguesa, as papas de sarrabulho, esta é uma variação do sarrabulho a moda de Braga, basicamente um sarrabulho é uma massa de carne e pão cozinhada com sangue de porco, deliciosas e normalmente servidas como um acompanhamento (papa mais espessa) ou sopa (papa mais liquida).
A diferença em relação a receita original é que o original leva osso velho da suã, presunto, carne da veia e limão.
Receita de Papas de Sarrabulho
Ingredientes
- Carne de Vaca – 500gr
- Frango – 400gr
- Toucinho – 200gr
- Salpicão – 1/2
- Chouriço – 1/2
- Chouriço de Sangue – 1/2
- Pão – 5 Carcaças (ou 5 pães médios)
- Sangue de Porco Cozido – 500gr
- Cebola – 1 Grande
- Alho – 3 Dentes
- Louro – 2 Folhas
- Azeite – A gosto
- Cominho – A gosto
- Pimenta Branca – A gosto
- Sal – A gosto
Instruções
Normalmente a confeção das papas de sarrabulho são um processo de 2 dias, no primeiro dia coze-se as carnes (dia 1) e no dia seguinte é que criam as papas (dia 2), mas podem fazer tudo no mesmo dia, sem problemas ou se quiseres fazer uma variação com carnes já cozidas.
- No primeiro dia, começa por colocar todas as carnes e chouriços dentro de uma panela com água e um pouco de sal a cobrir e deixa cozer bem, até as carnes estarem bem cozidas e boas para desfiar.
- Tira as carnes e passa a água de cozedura por um passador para retirar quaisquer ossos ou peles e guarda a água de cozedura para mais tarde, desfia todas as carnes bem fininhas, corta os chouriços bem fininhos.
- Corta os pães (um pão mais denso ou um pouco mais seco cria uma papas mais saborosas, por isso cortar mais cedo o pão vai ajudar a secar mais rápido), em cubos pequenos.
- No segundo dia vais pôr a água de cozedura de novo ao lume para ferver, depois de começar a ferver adiciona um fio de azeite, a cebola picada, o alho picado, as folhas de louro, o pão e as carnes e mexe bem, deixa agora cozer em lume brando por volta de 1hora até começar a engrossar.
- Prova e retifica os temperos com sal, pimenta branca e cominhos (fazes isto só agora porque se fizeres mais cedo arriscas a tornar demasiado salgado).
- Por fim adiciona o sangue de porco e deixa ferver algumas segundos, volta a provar e se necessário retifica outra vez.
- Ao servir, serve com cominhos e fatias de limão a parte para se alguém quiser cortar um pouco a doçura das papas.
Dica: Sempre servido com um belo copo de vinho verde, podes trocar o sangue de porco por sangue de galinha e muitas vezes é acompanhada por sainhas.
Informação Nutricional
Doses: 6・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1626 kcal・Gorduras: 33 g・Hidratos de Carbono: 170 g・Proteínas: 163 g