Quiche é ideal para uma refeição rápida para reutilizar restos, especialmente servido com uma salada.
Uma quiche caseira é feita com uma base de massa folhada e uma mistura de ovos e natas, uma quiche tradicional francesa é similar com massa quebrada ou folhada, com ovos, natas, por vezes leite, queijo, vegetais e carnes.
Receita de Quiche de Batata e Frango
Ingredientes
- Frango – 300gr (Já Cozinhado)
- Batatas – 3 (Já Cozinhado)
- Ovos – 4
- Massa Folhada – 1 Rolo
- Natas – 1 Pacote (200ml)
- Cebola – 1
- Alho – 4 Dentes
- Queijo Flamengo – 200gr
- Azeite – Um Fio
- Queijo Parmesão – Uma Pitada
- Paprika – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Se não tens o frango ou as batatas já cozinhadas, começa por cozinhar estas.
- Depois faz um refogado com a cebola picada e o alho com um fio de azeite, enquanto o refogado vai avançando desfaz o frango e corta as batatas em cubos.
- Retira a massa folhada do frigorífico e deixa chegar a temperatura ambiente.
- Quando as cebolas estiverem douradas adiciona as batatas e o frango e tempera com sal, pimenta e paprika e deixa estas cozinharem mais um pouco, á parte bate os ovos com as natas com um pouco de sal e pimenta.
- Pré-aquece o forno a 250ºC, estende a massa numa forma e pica o fundo umas 2 ou 3 vezes com um garfo (para a massa no fundo não inchar), depois dispõe a mistura de frango e batatas e cobre tudo com os ovos e natas.
- Por fim põe o queijo flamengo por cima, seguido de uma pitada de parmesão ralado e leva tudo ao forno uns 30 a 40 minutos.
- Servir acabada de sair do forno com uma bela saladinha.
Informação Nutricional
Doses: 8・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3886 kcal・Gorduras: 254 g・Hidratos de Carbono: 224 g・Proteínas: 177 g
Caro Hugo, permita-me apenas que o corrija no que à massa que serve de base à confecção da “quiche” respeita: como deve saber a receita é francesa (a quiche original nasceu na província da Lorena no século XVI, por razões históricas naquele tempo sob o domínio alemão); Ora essa receita já especificava que a massa deveria ser a chamada “pâte brisée” que em português equivale à massa quebrada. Utilizando a massa folhada a quiche acaba por sair do forno com uma má apresentação deste saboroso prato como, aliás, a sua foto bem realça. Também não ajudou o facto de ter introduzido natas em vez da “crème fraîche”, que dá maior consistência ao recheio. Aceite os meus melhores cumprimentos e não me leve a mal as observações. Vasco Mendonça (Chef da Casa da Tocha – Portimão).
Claro que não levo mal e acho que tem razão, esta ou qualquer quiche tem um sabor diferente e ganha uma elevação se for feita com crème fraîche e pâte brisée, no entanto nem toda a gente tem acesso a esses ingredientes ou tem tempo para os produzir, a minha receita não é de uma quiche tradicional francesa, se eu estivesse a fazer uma quiche lorraine ou desse o nome de receita clássica de quiche, ai sim estaria talvez a induzir a erro, para mim uma quiche na sua essência é uma tarte salgada de ovos com natas e um recheio de carnes ou vegetais, agora se muda a base ou usa-se umas natas em vez de outras não deixa de ser uma quiche e esta minha quiche saiu desta vez, desta maneira, com os ingredientes que tinha a mão e ao meu gosto, da próxima eu vou tentar fazer a sua maneira :)