Eu sei as fotos parecem uma pilha de castanho hehehe, mas em termos de sabor, ui… estava uma delicia, eu gosto destes estufados de carne, muito porque só tens de preparar os ingredientes, temperar bem, pôr na panela de pressão e já está, não só isso mas podes pôr uma quantidade enorme de legumes e fazer render bastante a carne, podes juntar restos e podes variar o sabor ao teu gosto, podes fazer mais picante, mais apimentado, com mais especiarias, ervas ou neste caso uma variação com vinho tinto, algo como um Coq au Vin de carne de porco.
Esta é uma refeição praticamente pronta para uma família, só tens de fazer um acompanhamento, ou no meu caso tenho restos para mais umas 3 ou 4 refeições, posso guardar sozinho no congelador assim posso juntar a arroz para fazer um arroz de carne ou só descongelar e fazer um acompanhamento, super simples, posso desfiar para uma sandes ou recheio para um burrito, muito por onde escolher, vamos a isto!
Receita de Rojões de Porco com Vinho Tinto
Rojões de Porco com Vinho Tinto
Deliciosa receita de Rojões de Porco cozinhados na panela de pressão bem temperados com vinho tinto.
Ingredientes
- Carne de Porco – 600gr (Rojões)
- Cebola – 2 Grandes
- Cenouras – 2 Grandes
- Alho – 6 Dentes
- Chouriço – 5 Fatias
- Massa de Pimentão – 1 Colher de Sopa (Ou Massa de Vinha de Alhos)
- Caldo de Carne – 1/2 Cubo
- Vinho Tinto – O Necessário (Até Quase Cobrir a Carne +/- 200ml)
- Azeite – Um Fio
- Oregãos – Uma Pitada
- Tomilho – Uma Pitada
- Paprika – Uma Pitada
- Pimenta Caiena – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por aparar os cubos de carne de porco, retira excesso de gordura e corta a carne para os cubos terem todos mais o menos o mesmo tamanho, assim vão cozinhar por igual.
- Descasca os legumes, cebola, cenoura e alho e corta tudo em pedaços, nada maior que a carne, corta o chouriço em fatias e depois corta as fatias em tiras, junta tudo numa panela de pressão.
- Tempera com massa de pimentão, pica o caldo de carne, azeite, seguido de uma pitada de oregãos, tomilho, paprika ou pimentão fumado, pimenta caiena, pimenta e sal, mistura.
- Por fim deita o vinho tinto, tu queres só o suficiente até quase cobrir a carne, isto é quando vires o vinho a subir é o suficiente.
- Fecha a panela de pressão e deixa esta ficar em pressão num lume alto, depois baixa para um lume médio/baixo e deixa cozer uns 50 minutos até a carne estar bem tenra.
- E já está, quando tiver pronta é só baixar a pressão e está pronta a servir, bom proveito.
Se ao abrires a carne ainda não está tenra, podes sempre voltar a fechar a panela de pressão e cozinhar mais uns minutos.
Também em alternativa antes de juntares o vinho, podes fritar um pouco a carne na panela, quando a carne estiver dourada, junta o vinho e coze na panela de pressão.
E esta receita é perfeita para restos, tens uns restos de frango crú, chouriço, bacon, tens salsichas frescas, podes adicionar na panela sem problemas, vai sair ainda melhor.
Esta receita de Rojões de Porco com Vinho Tinto foi criada inicialmente no Iguaria.com.