Acho que esta é uma daquelas receitas que todas as mães acabam por fazer para os filhotes, pode ter vários nomes mas é super simples, é só esparguete com tomate e um pouco de natas no fim, o que cria um esparguete com esta cor a dar para o salmão rosa e bem doce, neste caso inclui também um pouco de atum para ser um pouco mais rico.
Mas a receita básica para esparguete rosado não leva nada só tomate e natas, mas como neste caso podes fazer variações, podes acrescentar mais proteinas, podes por exemplo em vez de polpa de tomate usar tomates inteiros ou pelados o que cria uma versão mais rústica, é uma daquelas receitas boas para fazer em casa porque é simples, versátil, nutritiva e perfeita para qualquer ocasião, vamos então a receita!
Receita de Esparguete Rosado de Atum
Esparguete Rosado de Atum
Receita de esparguete com um molho de tomate e natas com um refogado de atum.
Ingredientes
- Esparguete – 150gr
- Polpa de Tomate – 200ml
- Natas – 100ml
- Atum – 1 Lata (+/- 120gr)
- Cebola – 1/2
- Alho – 2 Dentes
- Azeite – Um Fio
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por cozer o esparguete numa panela com bastante água quente e uma pitada de sal, deixa cozer até o esparguete ficar quase tenro, depois escorre o esparguete, guarda um pouco da água de cozedura para depois juntar ao molho.
- Enquanto o esparguete coze numa frigideira larga (que dê para juntar o esparguete mais tarde) junta a cebola e alho picados finamente com um fio de azeite, deixa alourar um pouco.
- De seguida escorre o atum e junta a frigideira seguido do molho de tomate, deixa cozinhar em lume baixo por uns 8 a 10 minutos até o tomate ficar saboroso, tempera com uma pitada de sal e pimenta.
- Quando o tomate estiver apetitoso, junta as natas e um pouco da água de cozedura do esparguete, mexe e junta o esparguete, mistura bem e já está, pronto a servir, bom apetite.
Notas: Este prato é bom assim simples ou podes usar como acompanhamento em especial se retirares o atum, também podes servir polvilhado com uma pitada de coentros picados ou parmesão ralado ;D Também algumas pessoas guardam as natas no frigorífico porque é mais prático para montar e fazer chantilly, mas neste caso é preferível as natas a temperatura ambiente porque senão arriscas a talhar, não muda o sabor mas não fica tão bonito ;D
Esta receita de Esparguete Rosado de Atum foi criada inicialmente no Iguaria.com.