Hehehe esta receita tem uma inspiração muito especifica, quando estive pela Coreia do Sul, notei o uso… e talvez abuso de milho cozido, vais comer bife…. dão-te milho para acompanhar, pedes uma sandes… juntam um pouco de milho, um ramen… uiiii que tal uma pitada de milho, um cachorro quente… ohhh podes ter a certeza que tem milho algures, eu gosto de milho cozido, mas isso não quer dizer que combine com tudo, e essa não é a única coisa, kimchi ou maionese também são ingredientes que aparecem por vezes em demasia.
Então eu comprei um pacote de massa Orecchiette, aliás recomendo sempre a tentarem novas massas, existem tipo uns 20 mil tipos de massa, porquê ficar só pelo esparguete ou macarrão, a massa Orecchiette parece umas pequenas orelhinhas, muito similar a Conchiglie que parecem umas conchinhas, ambas são fantásticas para pratos muito cremosos com bastante molho, porque o formato da massa vai reter o molho e cada garfada vai ser extra rica, a massa Orecchiette é um pouco mais grossa por isso também dá uma impressão de estares a comer algo mais denso como Gnocchi (bolinhas de massa de batata cozida), é fantástico!
E bem eu tinha uma meia lata de milho já aberto e pensei… porque não fusão Coreana e Italiana, o resultado… hummm estava bem bom, mesmo que se não gostas de pratos muito doces então eu diria que este não é para ti, no entanto se fosse a minha sobrinha… ui ia devorar este prato! Vamos a receita!
Receita de Massa Orecchiette com Atum e Milho
Massa Orecchiette com Atum e Milho
Receita simples de massa com molho cremoso com atum e milho.
Ingredientes
- Massa Orecchiette – 200gr
- Atum – 1 Lata (85gr, Atum Natural)
- Cebola – 1
- Alho – 2 Dentes
- Milho – +/- 70gr (Já Cozido)
- Natas – 100ml
- Parmesão – A Gosto
- Azeite – Um Fio
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por cozer a massa numa panela larga com bastante água quente e uma pitada generosa de sal, como disse em cima esta massa é um pouco mais densa, logo precisa de um pouco mais tempo para cozinhar, eu diria entre 14 a 15 minutos, confirma na embalagem da massa.
- Enquanto a massa cozinha, num frigideira junta a cebola e alhos picados com um fio de azeite deixa refogar até a cebola alourar.
- Quando a cebola estiver boa, escorre o atum e milho e junta ambos a frigideira, tempera com uma pitada de sal.
- Quando a massa estiver tenra, guarda um pouco a água de cozedura da massa e escorre a massa.
- Deita a massa de volta a panela e junta o refogado de atum e milho.
- Adiciona de seguida as natas e umas colheres de sopa da água de cozedura, mistura bem e prova, retifica de sal e pimenta até ficar ao teu gosto.
- Retira então do lume e serve com uma pitada generosa de queijo parmesão ralado, bom apetite.
Notas: Se juntares tipo umas 100gr de queijo parmesão ralado, estás praticamente a fazer um molho Alfredo, mas eu não estava virado para ai e um molho Alfredo é um molho temperamental que pode criar algo fantástico e cremoso ou algo horrível e fibroso, dai que é comum chefes fazerem variações do molho tradicional ou adicionarem algo como um pouco de amido de milho ao molho para tornarem este mais estável sem perder o aroma ;D
Também eu só adicionei a pimenta já na mesa, o que não tem problema, porque pimenta é uma daquelas especiarias que que quase sempre só entra na receita no fim depois da comida estar cozinhada (claro com algumas exceções).
Esta receita de Massa Orecchiette com Atum e Milho foi criada inicialmente no Iguaria.com.