É Natal, por isso nada como uma Roupa Velha, este é um prato emblemático da região do Minho mas comum por todo o Portugal, especialmente se vais cozinhar bacalhau, originalmente, este prato era preparado com as sobras do bacalhau da consoada, sendo servido no almoço do dia 25 de dezembro.
Inicialmente, a roupa velha estava associada às famílias mais humildes, que aproveitavam ao máximo os ingredientes disponíveis e tinham que fazer render o pouco bacalhau que tinham. No entanto, ao longo dos anos, esta receita ganhou popularidade e hoje é uma tradição em muitas mesas portuguesas, sendo servida como entrada antes do prato principal ou até como no caso desta receita feita de origem como acompanhamento sem ter bacalhau.
Já agora o nome “roupa velha” praticamente explica-se por si, é só olhar para as fotos, muitos verdes e castanhos lembram um pouco de roupa velha desgastada ou pelo menos uma pilha de roupa bem suja. A receita em si é super simples é basicamente um refogado com azeite dos restos de couve, bacalhau e o que mais tiveres do cozido de bacalhau, muitas vezes até se coze couve a mais para sobrar bastante para poder fazer a roupa velha no dia seguinte.
Neste caso tenho algo similar, fiz no dia anterior um pouco de bacalhau cozido com batatas e couves e depois usei os restos para fazer esta roupa velha, como o bacalhau foi todo é uma versão sem bacalhau, mas é essa a essência da receita, de ser de aproveitamento, não é bonita mas é deliciosa e uma verdadeira iguaria de Natal, vamos a receita!
Receita de Roupa Velha sem Bacalhau
Roupa Velha sem Bacalhau
Esta receita é uma variação de uma tradicional roupa velha portuguesa, mas sem bacalhau, um prato bem típico do Natal em Portugal.
Ingredientes
- Couve Portuguesa – 6 Folhas (Já Cozida)
- Batatas – 2 (Já Cozidas)
- Alho – 4 Dentes
- Cebola – 1 Grande
- Azeite – A Gosto
- Pimenta Preta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por preparar um refogado numa frigideira larga num lume médio, com uns belos fios de azeite, junta a cebola e alhos fatiados finamente e deixa refogar até ficarem bem dourados, tempera com uma pitada de sal.
- Enquanto a cebola e alho refogam, corta grosseiramente as batatas e couve cozida.
- Quando a cebola e alho estiverem bem dourados, junta a couve e as batatas e volta a regar com mais uns fios de azeite, uma pitada de sal e pimenta, mistura e vai cozinhar mexendo.
- Neste ponto é puramente ao teu gosto, eu gosto de cozinhar uns 5 minutos, porque gosto mais cozinhado e mais ensopado no azeite, mas como está tudo cozinhado é mesmo ao teu gosto, como sempre prova e retifica de azeite, sal e pimenta e já está, bom apetite e Feliz Natal!
Também é comum pôr a roupa velha numa travessa de ir ao forno, picarem broa de milho por cima e levar ao forno só para tostar a broa de milho.
Esta receita de Roupa Velha sem Bacalhau foi criada inicialmente no Iguaria.com.